Página 1 de 1
Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 01 dez 2011, 15:16
por Super Pinga
Bom povo, andava aqui a brincar com o Track Designer e realmente enfada-me de que ao passar para os 9V a Lego impossibilitou a existência de "linha dupla" tipificada no
7866.
Dir-me-äo que foi uma medida de futuro, pois a tendência foi para os veículos alargarem, e os comboios näo säo excepçäo. E que se pode fazer algo similar ao 7866, mas as cancelas já têm de estar nas placas adjacentes.
O que fazer entäo às linhas azuis? Veio-me à ideia de que podemos enfiar os nossos eléctrico do
8404 e similares nessas linhas!!! Desse modo as estaçöes de eléctrico seräo mais compactas, como convém numa cidade! E quem diz eléctrico diz metropolitano, é claro!
(aposto que alguém já teve semelhante ideia)

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 05 abr 2012, 10:45
por cvgomes
Tive de facto ideia semelhante, mas ainda nao passei á acção. Estava mesmo a procurar o forum por experiencias semelhantes feitas por outros utilizadores.
Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 05 abr 2012, 13:02
por Antonio Carvalho
Por acaso foi uma das coisas que me veio à cabeça, ainda esta semana, a olhar para as linhas azuis e a pensar onde por o elétrico... Só os juntei mesmo ao reparar nas cores

azul e branco ahah...
Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 05 abr 2012, 13:56
por AVCampos
Tanto as azuis como as cinzentas que se lhes seguiram dão para fazer vias com 4 studs de largura... em recta. A curvatura dos carris curvos, no entanto, só permite linhas paralelas se tiverem 6 de largura.
Poder=se-ia utilizar às peças novas de linha 4L que saíram no Temple of Doom, na Mothership e no playset do Joker, mas as suas terminações não encaixam bem nos carris rectos, para além de terem agarradas às traves transversais cujo nome não me lembro.
Passa=se exactamente o mesmo problema que para os mini=comboios!
Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 05 abr 2012, 18:50
por JMCampos
[quote="AVCampos"]
(...) para além de terem agarradas às
traves transversais cujo nome não me lembro.

(...)
[/quote]
Travessas ou chulipas (do inglês
sleepers)

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 05 abr 2012, 22:15
por Super Pinga
[quote="AVCampos"]A curvatura dos carris curvos, no entanto, só permite linhas paralelas se tiverem 6 de largura.[/quote]
Mas pelo menos podes meter travessas largura-6, dá-te uma espiga de cada lado para construir relativamente aos carris actuais. Podes construir
até à linha, se me faço entender.
Com com carris actuais podes construir até à linha, com 2 placas já em cima da ponta das travessas largura-8, o que visualmente näo afecta, mas afecta a "modularidade" do conjunto, especialmente quando o queres mudar de sítio--vem a linha e a estaçäo agarrada!

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 05 mai 2012, 23:04
por Suntzu
[quote="JMCampos"]
[quote="AVCampos"]
(...) para além de terem agarradas às
traves transversais cujo nome não me lembro.

(...)
[/quote]
Travessas ou chulipas (do inglês
sleepers)

[/quote]
é sulipas... ( pelo menos é assim que vem em cadernos de encargos da REFER)
Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 06 mai 2012, 01:37
por JMCampos
[quote="Suntzu"]
é sulipas... ( pelo menos é assim que vem em cadernos de encargos da REFER)
[/quote]
Sem querer entrar em polémicas... segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa,
sulipa é o termo brasileiro correspondente aos portugueses
chulipa ou
dormente.
... mas, pelos vistos, agora todos temos de escrever em
brasileiro...

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 06 mai 2012, 02:01
por AVCampos
Entre sulipas e chulipas. vocês são é chalupas!

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!
Enviado: 06 mai 2012, 10:45
por Suntzu
[quote="JMCampos"]
[quote="Suntzu"]
é sulipas... ( pelo menos é assim que vem em cadernos de encargos da REFER)
[/quote]
Sem querer entrar em polémicas... segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa,
sulipa é o termo brasileiro correspondente aos portugueses
chulipa ou
dormente.
... mas, pelos vistos, agora todos temos de escrever em
brasileiro...

[/quote]
Mas é engraçado porque ante de te corrigir, fui ver ao google ( pois já vi escrito de 2 formas: S
Ulipa e S
Olipa) e dado que S
ulipa tem mais entradas deduzi que fosse correcto.
Foi a primeira vez que vi "chulipas" com "ch" daí pensar que estava errado...

Mas já verifiquei que tb se usa. Aparentemente os 3 termos estão correctos e até faz sentido pois é um "aportuguesamento" da palavra inglesa "sleeper".