Página 1 de 1

Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 01 dez 2011, 15:16
por Super Pinga
Bom povo, andava aqui a brincar com o Track Designer e realmente enfada-me de que ao passar para os 9V a Lego impossibilitou a existência de "linha dupla" tipificada no 7866.

Dir-me-äo que foi uma medida de futuro, pois a tendência foi para os veículos alargarem, e os comboios näo säo excepçäo. E que se pode fazer algo similar ao 7866, mas as cancelas já têm de estar nas placas adjacentes. :-\

O que fazer entäo às linhas azuis? Veio-me à ideia de que podemos enfiar os nossos eléctrico do 8404 e similares nessas linhas!!! Desse modo as estaçöes de eléctrico seräo mais compactas, como convém numa cidade! E quem diz eléctrico diz metropolitano, é claro!  ;D

(aposto que alguém já teve semelhante ideia) :whistle:

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 05 abr 2012, 10:45
por cvgomes
Tive de facto ideia semelhante, mas ainda nao passei á acção. Estava mesmo a procurar o forum por experiencias semelhantes feitas por outros utilizadores.

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 05 abr 2012, 13:02
por Antonio Carvalho
Por acaso foi uma das coisas que me veio à cabeça, ainda esta semana, a olhar para as linhas azuis e a pensar onde por o elétrico... Só os juntei mesmo ao reparar nas cores :P azul e branco ahah...

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 05 abr 2012, 13:56
por AVCampos
Tanto as azuis como as cinzentas que se lhes seguiram dão para fazer vias com 4 studs de largura... em recta. A curvatura dos carris curvos, no entanto, só permite linhas paralelas se tiverem 6 de largura. :notcool:

Poder=se-ia utilizar às peças novas de linha 4L que saíram no Temple of Doom, na Mothership e no playset do Joker, mas as suas terminações não encaixam bem nos carris rectos, para além de terem agarradas às traves transversais cujo nome não me lembro. :(

Passa=se exactamente o mesmo problema que para os mini=comboios!

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 05 abr 2012, 18:50
por JMCampos
[quote="AVCampos"]
(...) para além de terem agarradas às traves transversais cujo nome não me lembro. :(  (...)
[/quote]

Travessas ou chulipas (do inglês sleepers:fixe:

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 05 abr 2012, 22:15
por Super Pinga
[quote="AVCampos"]A curvatura dos carris curvos, no entanto, só permite linhas paralelas se tiverem 6 de largura.[/quote]
Mas pelo menos podes meter travessas largura-6, dá-te uma espiga de cada lado para construir relativamente aos carris actuais. Podes construir até à linha, se me faço entender.

Com com carris actuais podes construir até à linha, com 2 placas já em cima da ponta das travessas largura-8, o que visualmente näo afecta, mas afecta a "modularidade" do conjunto, especialmente quando o queres mudar de sítio--vem a linha e a estaçäo agarrada! ;D

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 05 mai 2012, 23:04
por Suntzu
[quote="JMCampos"]
[quote="AVCampos"]
(...) para além de terem agarradas às traves transversais cujo nome não me lembro. :(  (...)
[/quote]

Travessas ou chulipas (do inglês sleepers:fixe:
[/quote]

é sulipas... ( pelo menos é assim que vem em cadernos de encargos da REFER)

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 06 mai 2012, 01:37
por JMCampos
[quote="Suntzu"]
é sulipas... ( pelo menos é assim que vem em cadernos de encargos da REFER)
[/quote]

Sem querer entrar em polémicas... segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, sulipa é o termo brasileiro correspondente aos portugueses chulipa ou dormente:fixe:

... mas, pelos vistos, agora todos temos de escrever em brasileiro...  >:D

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 06 mai 2012, 02:01
por AVCampos
Entre sulipas e chulipas. vocês são é chalupas! :D

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Enviado: 06 mai 2012, 10:45
por Suntzu
[quote="JMCampos"]
[quote="Suntzu"]
é sulipas... ( pelo menos é assim que vem em cadernos de encargos da REFER)
[/quote]

Sem querer entrar em polémicas... segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, sulipa é o termo brasileiro correspondente aos portugueses chulipa ou dormente:fixe:

... mas, pelos vistos, agora todos temos de escrever em brasileiro...  >:D
[/quote]

Mas é engraçado porque ante de te corrigir, fui ver ao google ( pois já vi escrito de 2 formas:  SUlipa e SOlipa) e dado que Sulipa tem mais entradas deduzi que fosse correcto.

Foi a primeira vez que vi "chulipas" com "ch" daí pensar que estava errado...  :whistle:
Mas já verifiquei que tb se usa.  Aparentemente os 3 termos estão correctos e até faz sentido pois é um "aportuguesamento" da palavra  inglesa "sleeper".