Mini Truck Trial

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mini Truck Trial

Mensagem por AVCampos »

O pessoal está-se a entusiasmar com outra modalidade LEGO: o truck trial! 8) Por isso, para podermos vir a ter competições por cá, impõe-se definir um conjunto de regras, como foi feito para o TechBall.

Como, à parte do Nuno Filipe, TrTr é algo em que não temos experiência nenhuma, acho que seria mais fácil, tanto para nós como para os nossos stocks de peças (não só a quantidade como também o sujar e partir), começarmos com Mini Truck Trial.

Portanto, está aberta a discussão para definirmos as [glow=red,2,300]REGRAS PLUG PARA MINI TRUCK TRIAL!!![/glow] (ler o anterior com voz de anunciador de wrestling :D)

Para manter a simplicidade, proponho o seguinte para o camião:
Ter no mínimo 4 rodas e que não use outros meios de propulsão (lagartas, pernas, empurrões humanos, motores a jacto, hamsters, etc.).
Usar um máximo de 2 motores (para aqui o servo é considerado um motor).
Não necessitar de fios para alimentação nem controlo.
Não é obrigatória tracção integral, embora possa ser vantajosa.
É dada mais prioridade a conseguir acabar o percurso sem ajudas, que a acabá-lo depressa.

Existem ainda dois factores importantes que influenciam muito o tipo e complexidade do camião: o tipo de rodas e a largura máxima do veículo. Não sei que valores são adequados sem experimentar; alguém tem propostas para isto, outras regras, ou alterações às regras que arrotei acima?
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Contacto:

Re: Mini Truck Trial

Mensagem por Thebicyclestory »

Ora! Muito obrigado pelo tópico :)

O tipo de rodas, sugeria as seguintes:

44772 -> 54120
41896 -> 45982

Também há a possibilidade dos pneus do Unimog (pessoalmente não recomendo) e também os 4267 mas é melhor utilizar pneus comuns e faceis de substituir... Este site tem grande maioria das rodas e pneus.

Em relação à largura, é um pouco dificil, mas que tal 15 studs?

Outra regra que considero importante: Só é permitido o uso de PF's.

Filipe
DARK AGE or maybe just busy?
zm
Full Member
Full Member
Registado: 04 dez 2012, 04:46

Mensagem por zm »

Filipe abrimos dois tópicos ....
jose
[align=center][img height=100]http://selwynuy.files.wordpress.com/201 ... .jpg?w=812[/img][/align]
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Sim, isso eu já percebi ;D

Mas essa ideia de criar dois tópicos não é lá muito boa...não sei se foi intencional, mas não é melhor manter a informação condensada num único tópico?
Última edição por Thebicyclestory em 12 fev 2013, 15:34, editado 1 vez no total.
nunofilipe72
Sócio
Sócio
Registado: 22 mar 2010, 16:15

Mensagem por nunofilipe72 »

- Um só eixo de direcção ( não permitir 4 rodas virarem)
- Não precisar de um falso motor (poupa-se peso, espaço e dinheiro em peças)
- proibido o uso de peças não-LEGO

... quando me lembrar de mais coisas, cá virei
zm
Full Member
Full Member

Mensagem por zm »

Bem continua a achar que para 1º TT (visto não ser uma competição nem existir prémios) as regras quanto à construções  das  viatura não fazem muito sentido, servem apenas para deixar a competição mais justa.

[quote="AVCampos"]

Por isso, para podermos vir a ter competições por cá, impõe-se definir um conjunto de regras, como foi feito para o TechBall.

Como, à parte do Nuno Filipe, TrTr é algo em que não temos experiência nenhuma, acho que seria mais fácil, tanto para nós como para os nossos stocks de peças (não só a quantidade como também o sujar e partir), começarmos com Mini Truck Trial.

Portanto, está aberta a discussão para definirmos as [glow=red,2,300]REGRAS PLUG PARA MINI TRUCK TRIAL!!![/glow] (ler o anterior com voz de anunciador de wrestling :D)

Para manter a simplicidade, proponho o seguinte para o camião:
Ter no mínimo 4 rodas e que não use outros meios de propulsão (lagartas, pernas, empurrões humanos, motores a jacto, hamsters, etc.).
Usar um máximo de 2 motores (para aqui o servo é considerado um motor).
Não necessitar de fios para alimentação nem controlo.
Não é obrigatória tracção integral, embora possa ser vantajosa.
É dada mais prioridade a conseguir acabar o percurso sem ajudas, que a acabá-lo depressa.

[/quote]

Proponho :

Vários troços ....  ( escolher melhor tempo de 3 passagens )

definirmos a largura mínima do percurso !

Viatura ser Totalmente LEGO (usar baterias/caixa pilhas Lego )

criarmos um sistema de penalização de ajudas durante o percurso

- tocar bandeira  ( xs)
- capotar ( 2xs) ( ou pequenas recolocações manuais no percurso )
- Recolocar viatura manualmente ( 4xs) transpor obstáculos via (Hand Of God  )
(etc)

entenda-se X ( por um valor ) em segundos , que dependera do tempo médio do troço

Porque não ser Lagartas ?

Mantendo o principio simples com a abertura do encontro a mais variantes de viaturas e provável que tenhamos mais sócios a participar . baste pegar num qq modelo e motorizar ou alterar por exemplo 8043 por forma a poder participar.

:jump:

quem aparecer com um nini , vias largas e rodas grandes provavelmente vai ter melhor desempenho devido relação peso , potencia , tracção

este

Imagem

ou talvez não

Imagem
jose
[align=center][img height=100]http://selwynuy.files.wordpress.com/201 ... .jpg?w=812[/img][/align]
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Bolas, vocês não deixam uma pessoa escrever uma resposta, que vêm constantemente acrescentar coisas a responder! :D Deixo aqui o que já tinha escrito, e depois no computador, onde consigo escrever mais depressa (estou no tablet), respondo ao resto...

[quote="Thebicyclestory"]
O tipo de rodas, sugeria as seguintes:[/quote]
Não me admirava nada que eu estivesse errado, mas parece-me que, à escala Mini TrTr, esse calibre de rodas seria mais para monster trucks que trial trucks... temos de procurar por aí exemplos de MOC's Mini TrTr para inspiração.

Em relação à largura, é um pouco dificil, mas que tal 15 studs?
[/quote]
À partida não me parece mal, mas é preciso investigar que transmissões e rodas se consegue meter nessa largura para se saber se é demasiado permissiva ou restritiva.

Outra regra que considero importante: Só é permitido o uso de PF's.
[/quote]
Também pensei nisso, e realmente pode ser importante para não haver pessoal a papar a competição com motores ou módulos RC. Mas, por outro lado, para dar mais hipóteses de escolha a quem tem stocks mais limitados, acho que também não se devia proibir soluções mais simples, como motores 9V "normais", RCX, Spybotics, Manas ou outros meios... se são ou não tão competitivas como PF, aí já fica ao critério de cada um. ;)

[quote="nunofilipe72"]
- Um só eixo de direcção ( não permitir 4 rodas virarem)[/quote]
À parte a complexidade acrescida, 4WS em Mini TrTr traz um aumento de manobrabilidade assim tão vantajoso face a 2WS?

[quote="nunofilipe72"]
- Não precisar de um falso motor (poupa-se peso, espaço e dinheiro em peças)[/quote]
Agreed.

[quote="nunofilipe72"]
- proibido o uso de peças não-LEGO
[/quote]
Também tinha pensado nisso, mas tinha-me esquecido de dizer.

Conclusão geral: é necessário passar um "TPC" para todos os interessados: investigar na net exemplos de camiões e regulamentos de Mini TrTr. ;D
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="zm"]
Bem continua a achar que para 1º TT (visto não ser uma competição nem existir prémios) as regras quanto à construções  das  viatura não fazem muito sentido, servem apenas para deixar a competição mais justa.[/quote]
Claro! Nem seria de esperar outra coisa... as primeiras sessões de Mini TrTr que fizermos certamente não serão mais que dar voltinhas e fazer um avacalhanço geral. ;D

[quote="zm"]
Porque não ser Lagartas ?

Mantendo o principio simples com a abertura do encontro a mais variantes de viaturas e provável que tenhamos mais sócios a participar . baste pegar num qq modelo e motorizar ou alterar por exemplo 8043 por forma a poder participar. [/quote]
Porque têm uma vantagem imediata sobre veículos de rodas normais (exclui-se aqui veículos de rodas "especiais" skid-steer como ATV's e bobcats): conseguem rodar sobre si próprios. Para além disso, como têm uma área de contacto com o solo muito maior, têm vantagem maior em terrenos acidentados.

Mas a modificação de sets foi logo do que nos lembrámos quando vimos imagens do 42005! ;) Outros candidatos possíveis: 8297, 8081, 8296, 8261.

[quote="zm"]
Vários troços ....  ( escolher melhor tempo de 3 passagens )

definirmos a largura mínima do percurso !

Viatura ser Totalmente LEGO (usar baterias/caixa pilhas Lego )

criarmos um sistema de penalização de ajudas durante o percurso

- tocar bandeira  ( xs)
- capotar ( 2xs) ( ou pequenas recolocações manuais no percurso )
- Recolocar viatura manualmente ( 4xs) transpor obstáculos via (Hand Of God  )
(etc)

entenda-se X ( por um valor ) em segundos , que dependera do tempo médio do troço[/quote]
Agreed.

[quote="zm"]
este
(...)[/quote]
Whoa, esses são de Truck Trial a sério, não Mini! :o Enquanto não ganhamos calos no mini, acho que seria melhor não avançarmos para o dos graúdos...
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Aqui vai parte do T.P.C: ;D

Imagem

Feito pelo francês "nico71". As rodas parecem-me bem! Não sei é quais são :-\
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

As rodas parecem 56145c02's. Mas será esse modelo também muito complexo? Não sei será melhor, para já, tentar construir algo simples e só pelo gozo, para vermos de que é que somos capazes, e então delimitar regras mais concretas em torno do resultado.

Já se devem estar a queixar das minhas resmunguices: "ai, isso é muito grande, ai isso é muito complicado"... e se calhar até têm razão. :-[ Mas é que montes de vezes tentei fazer coisas que achava fazíveis, e que depois vieram a dar com os burros na água, e acabei por ganhar anticorpos.
zm
Full Member
Full Member

Mensagem por zm »

[quote="AVCampos"]

As rodas parecem 56145c02's. Mas será esse modelo também muito complexo? Não sei será melhor, para já, tentar construir algo simples e só pelo gozo, para vermos de que é que somos capazes, e então delimitar regras mais concretas em torno do resultado.

[/quote]

E que tenho dito ... porque fazer regras sem sabermos resultado ... vamos mas e curtir e depois logo se cria as regras ... cada um leva que tem  :bailinho:

levem de  micro-truck a mega ... mas levem em vez de discutir as regras.....

vão mas e construir ...
Imagem
Imagem
jose
zm
Full Member
Full Member

Mensagem por zm »

para inspiração  MOC

Imagem

Video
Última edição por zm em 12 fev 2013, 18:19, editado 1 vez no total.
jose
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Eu cá estava a pensar fazer algo parecido com o 42005... ::)

[quote="AVCampos"]
Mas é que montes de vezes tentei fazer coisas que achava fazíveis, e que depois vieram a dar com os burros na água, e acabei por ganhar anticorpos.
[/quote]

Imagem :D
Última edição por Thebicyclestory em 12 fev 2013, 18:38, editado 1 vez no total.
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

[quote="zm"]
Mantendo o principio simples com a abertura do encontro a mais variantes de viaturas e provável que tenhamos mais sócios a participar . baste pegar num qq modelo e motorizar ou alterar por exemplo 8043 por forma a poder participar.
[/quote]

Plenamente de acordo!

Sinceramente não sei porque já se fala em competição...
Criar regras tão restritivas para muito do pessoal já nem sequer pensar em participar?!
Imaginem alguém que começou agora no technic e gostaria de levar o seu 9398, para participar, mas como não é mini tr tr, fica logo impossibilitado de participar.

Porque não pensar primeiro em encontros, onde o pessoal possa, acima de tudo, brincar, trocar ideias, experiências e só então depois disso avançar e criar regras mais especificas?

Proponho no entanto umas regras base (para o veiculo):

- Utilização de até um máximo de três motores (um/dois para tracção e um para direcção);
- Utilização de qualquer motor, desde que seja LEGO;
- Proibição de utilizar peças não LEGO;

:fixe:
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Garcia,

Já vi que estás ansioso de levar o teu 9398 ;D!

A ideia não é excluir participantes, por mais que penses isso.

De qualquer maneira, acho uma boa ideia :fixe:

Levamos para o BRInCKa as nossas construções e trocamos ideias!
Responder