Entretanto um dos sets mais valorizados hoje em dia, o 7750, nem sequer aparece na tua primeira listagem, faz 15 anos. Possivelmente não haveria nenhum MISB na altura que fizeste o apanhado. Recordo-me que em várias alturas, ele esteve ausente do Bricklink, pelo menos como novo e selado.
Mas neste momento há um e está por 9.000€, eu sei, porque sempre foi e continua a ser o meu "White Wale".
De qualquer forma, a análise que fazes está correta, e um dos fatores contribuintes para a desvalorização de um set, é o nível de complexidade de construção desse mesmo set, contando com técnicas empregues, tipo de peças utilizadas, etc., etc. e até minifiguras presentes, factor que hoje em dia assume cada vez mais, importância primordial na valorização de um set.
Por exemplo o set 75022, saído em 2012, e que foi vendido por cerca de 25.€ originalmente, esteve longos anos sem sofrer grande valorização, viu os preços aumentar exponencialmente quando estreou a série do "Mandalorian" no canal de streaming da Disney, por duas razões essencialmente, a popularidade repentina de tudo que dissesse respeito aos Mandalorianos, e o facto de nessa altura o número de unidades seladas no mercado paralelo mundial ser algo inferior ao número de unidades disponíveis, durante os quatro ou cinco anos seguintes ao descontinuar da sua produção. A média de preço deste set é situa-se atualmente nos 100.€
Uma análise interessante que se poderia fazer, em termos de valor real dos sets antigos e em termos económicos, seria fazermos uma comparação entre os preços pedidos pelos vendedores em sites como os do Bricklink ou Brickowl, e os preços que os sets são de facto vendidos. Porque nem sempre o que um vendedor pede por um determinado set, satisfaz esse valor na venda final. . .
Have a good night