[Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

[Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por AGarcia »

[quote="Conchas"]
Por outro lado poderiamos estender o conceito a Módulos de Cidade LEGO (MCL). Ajudaria a termos cidades mais apresentávies e organizadinhas. Coloca alguns desafios dados o tipo de layouts que as cidades podem apresentar, mas é possível de resolver.
E impedia o despejar de MOCs e sets para aquele espaço, com um resultado final bastante sofrível.
[/quote]

Aproveitando a deixa dada pelo Conchas noutro tópico, lanço aqui uma discussão para troca de ideias e sugestões para a criação de uma norma básica para Módulos de Cidade de LEGO ou MCL.

:plug:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por CyberX »

Boa!
Cidade não faz o meu género mas não quer dizer que não encontre um ou dois nichos.

Pelo que percebi nos MFL foi previsto um espaço "subterrâneo". Se os MCL também contemplarem este espaço podemos utilizá-lo para passar discretamente cablagem (energia para a iluminação e eléctricos/metropolitanos, cabos de sensores/motores PF/WeDo/Mindstorms/[aliens] e inclusive cabos-guia para aquela ideia dos carros auto-conduzidos e outras ideias semelhantes (além dos carrinhos de choque conduzidos por ímanes móveis já vi um veículo a levitar e nunca se sabe o que mais é possível inventar).

Quem diz cablagem diz canalização... um fontanário com pneumáticos Technic não deve ser coisa nova.

Umas 5 ou 6 peças de profundidade já será suficiente para esconder baterias PF e 9V, Receptores PF IR e SBricks, "botijas" Technic Pneumatic  e penso que também Mindstorms RCX/NXT/EV3.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por Jorge Reis »

[quote="CyberX"]
Boa!
Cidade não faz o meu género mas não quer dizer que não encontre um ou dois nichos.

Pelo que percebi nos MFL foi previsto um espaço "subterrâneo". Se os MCL também contemplarem este espaço podemos utilizá-lo para passar discretamente cablagem (energia para a iluminação e eléctricos/metropolitanos, cabos de sensores/motores PF/WeDo/Mindstorms/[aliens] e inclusive cabos-guia para aquela ideia dos carros auto-conduzidos e outras ideias semelhantes (além dos carrinhos de choque conduzidos por ímanes móveis já vi um veículo a levitar e nunca se sabe o que mais é possível inventar).

Quem diz cablagem diz canalização... um fontanário com pneumáticos Technic não deve ser coisa nova.

Umas 5 ou 6 peças de profundidade já será suficiente para esconder baterias PF e 9V, Receptores PF IR e SBricks, "botijas" Technic Pneumatic  e penso que também Mindstorms RCX/NXT/EV3.
[/quote]

Essas ideias parecem boas para MFL, vou pensar nelas  :fixe:

Voltando ao conceito MCL, a mim parece uma grande ideia.

Se todos usarmos o Blue Brick para planear os módulos facilmente vamos encontrar um cidade muito dinâmica.

Eu proponho que cada módulo seja sempre 4x4 baseplates com estrada ou então 2x2 sem estrada, daqui será uma boa base para arranque.

Assim sendo podemos com estas medidas propor módulos

como o exemplo em anexo.

Cada um constrói algo e escolhe os seus vizinhos.... é um Farmville em LEGO


Quem faz o próximo e anexa este?
Imagem
Avatar do Utilizador
Pirralho
Sócio
Sócio
Mensagens: 1127
Registado: 29 out 2010, 12:28
Localização: Coimbra

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por Pirralho »

Boa tarde Garcia.

Excelente ideia. Vou pegar no desafio do Jorge e siga a marinha... Esta sim, é a minha praia.

Questões que já vou levantando.

- mobiliário urbano (ex candeeiros) todos iguais?
- road plates. As novas ou cada um usa as suas. Apenas tenho das antigas.
- passeios iguais e preenchem os bricks das road plates?
- veículos ligeiros 6 wide ou 4 wide?
- altura dos edifícios deverá respeitar as dimensões de um modular?

Assim que tenha a minha planificação, coloco em anexo. Agora vou namorar. :)

Abraco
Última edição por Pirralho em 15 fev 2015, 12:07, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por Antonio Carvalho »

Apoio a ideia a 100% e até pensei em fazê-la para a mesa militar...

Um plano como o do Jorge parece-me bem...

Assim cada autor poderia dar vida ao seu próprio módulo e criar mesmo uma história. Deixam de ser os sets e MOCs colocados em mesas com minifiguras e carros à toa e passam a ter pequenos pormenores que desafiam constantemente o público quando vem ver uma cidade de LEGO. O desafio de tentar encontrar cada pequeno detalhe engraçado numa enorme cidade.

Além disto torna-se uma opção que poupa bastante tempo de montagem.

Vou ser repetitivo, mas quanto aos módulos acho fundamental cada um não colocar apenas road plates e edíficios. Criar um cenário próprio, um acidente de carro, um velhote com uma bengala a correr atrás de garotos a andar de skate, estes pequenos pormenores tornam-se agora possíveis.

Candeeiros e mobiliário urbano acho que deveríamos apresentar várias opções e entre nós escolher por votação qual a que achamos melhor em termos de gastos de peças e de €

Quanto às road plates penso que deveriam ser as novas (até devido ao espólio da PLUG tendo em conta que há quem não tenha destas)

O assunto dos veículos parece-me pertinente. :p Por mim são os que cada um tiver, por enquanto, dando prioridade aos MOCs, quando for para espalhar pela cidade toda, e aos que estiverem incluídos nos módulos de cada um.

Abraço a todos!
LEGO Military
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por agadoijo »

Gosto da ideia.
Vai permitir criar cenas com mais acção e detalhe no meio da cidade e facilitar muito a montagem, como já foi referido.
Quanto à altura dos edifícios, sou da opinião que deveriam existir zonas de arranha-céus, zonas da cidade com prédios, zonas de subúrbios com casas, etc. desde que dentro de cada módulo as alturas/estilo dos mesmos sejam coerentes.
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por gads »

Eu gosto bastante da ideia e tenho a sensação de termos falado nela no Brincka de Oeiras. Pelo menos lembro-me de estar a conversar sobre isto com pelo menos o Rui Lima.

Em relação às estradas, seria obrigatório elas estarem na periferia? É que parece-me limitativo para construir pontes ou outros cenários de rua em que daria jeito a estrada passar pelo meio.

Sugeria que a template dos módulos não restringisse as posições das estradas, cabendo ao coordenador da mesa orientar, caso fosse necessário, a forma como eles se encaixam.

Para esta ano, gostava de ver uma mesa de cidade com algumas novidades, incluindo, vários níveis de relevo (exemplo, zonas centrais mais altas) e um trabalho mais exaustivo para zonas de rio (estou a pensar no óptimo trabalho do AGarcia com um dos MOCs dele).
Tenho mais umas ideias, mas ficam para outra altura :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Ricardo S
Sócio
Sócio
Mensagens: 3250
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Localização: Radial CITY
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por Ricardo S »

:jump: :jump: :clapping: :clapping:

Também concordo pois assim há pormenores que se tem mais tempo para os colocar e não passam despercebidos :fixe:

No fundo, os coordenadores teriam "peças" para criarem um PLUGOC 8)

Um abraço
:plug: :brincka: City & Landscaping Team
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por AGarcia »

Muito obrigado pelo feedback já recebido!
:clapping: :clapping: :clapping:

[quote="Jorge Reis"]
Eu proponho que cada módulo seja sempre 4x4 baseplates com estrada ou então 2x2 sem estrada, daqui será uma boa base para arranque.
[/quote]

Acho que poderemos avançar para módulos de 4x4 baseplates de 32 studs.

[quote="Pirralho"]
- mobiliário urbano (ex candeeiros) todos iguais?
- road plates. As novas ou cada um usa as suas. Apenas tenho das antigas.
- passeios iguais e preenchem os bricks das road plates?
- veículos ligeiros 6 wide ou 4 wide?
- altura dos edifícios deverá respeitar as dimensões de um modular?
[/quote]

- Como opinião pessoal, o mobiliário urbano deveria ser todo igual ou. No entanto em zonas diferenciadas, por exemplo numa área urbana e numa área de campo, poderemos ter mobiliário diferente.

- Quanto às roadplates, penso que a grande maioria são das novas, incluindo as do espólio da PLUG, pelo que escolheria estas.

- Para os passeios, tenho a mesma opinião que em relação ao mobiliário urbano, talvez aqui se possam criar bairros diferenciados.

- Os edificios podem ser de qualquer altura, como em qualquer cidade, existem de todos os tamanhos e feitios. Penso que depois será uma questão de distribuir os módulos de áreas idênticas por bairros.

[quote="Antonio Carvalho"]
O assunto dos veículos parece-me pertinente. :p Por mim são os que cada um tiver, por enquanto, dando prioridade aos MOCs, quando for para espalhar pela cidade toda, e aos que estiverem incluídos nos módulos de cada um.
[/quote]

- A largura dos veiculos é uma boa questão, qual é a vossa opinião?

[quote="agadoijo"]
Quanto à altura dos edifícios, sou da opinião que deveriam existir zonas de arranha-céus, zonas da cidade com prédios, zonas de subúrbios com casas, etc. desde que dentro de cada módulo as alturas/estilo dos mesmos sejam coerentes.
[/quote]

Como já referi anterior, estou de acordo com esta ideia.

[quote="gads"]
Em relação às estradas, seria obrigatório elas estarem na periferia? É que parece-me limitativo para construir pontes ou outros cenários de rua em que daria jeito a estrada passar pelo meio.
Sugeria que a template dos módulos não restringisse as posições das estradas, cabendo ao coordenador da mesa orientar, caso fosse necessário, a forma como eles se encaixam.
[/quote]

Eu utilizaria as roadplates para separar os módulos. pelo que evitaria utilizar roadplates na periferia de um módulo, mas nada contra à utilização da mesma no interior do respectivo módulo.

[quote="gads"]
Para esta ano, gostava de ver uma mesa de cidade com algumas novidades, incluindo, vários níveis de relevo (exemplo, zonas centrais mais altas) e um trabalho mais exaustivo para zonas de rio.
[/quote]

Concordo plenamente!
Seria muito agradável, termos niveis de relevo, daria para colocar em evidência outros tipos de MOCs, como um castelo acima do nivel da cidade.
A ideia que o Rui Lima propôs à uns tempo atrás, vem de encontro a esta ideia.

[quote="gads"]
Tenho mais umas ideias, mas ficam para outra altura :)
[/quote]

Estou à espera das vossas sugestões e ideias!
:plug:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Ricardo S
Sócio
Sócio
Mensagens: 3250
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Localização: Radial CITY
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por Ricardo S »

Para os veículos propunha:

Pesados - exclusivo 6 / 7 wide
ligeiros - 4 wide a 6 wide (nem todos são experts em 6... :P ;D)
:plug: :brincka: City & Landscaping Team
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por gads »

Encontrei um módulo interessante de cidade no KockaMania: https://flic.kr/p/qcftie
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por AGarcia »

Gads, esse módulo de cidade está um espanto!
:clapping: :clapping: :clapping:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por AGarcia »

Pessoal:

Será que poderemos avançar com uns módulos MCL para a próxima exposição?
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por gads »

Eu vou tentar preparar um com um paredão à beira rio :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: [Discussão] - Criação de Módulos de Cidade de LEGO - M.C.L.

Mensagem por Antonio Carvalho »

EU acho que era de aproveitar. Para além de todas as vantagens já aqui enumeradas, é de igual modo uma solução vantajosa para quem, eventualmente, não pudesse ir à montagem.
LEGO Military
Responder