[DMC][WIP] Couraça e torre da couraça
Enviado: 11 jan 2016, 10:33
Uma vez que já havia muralhas suficientes decidi-me por algo que ninguém ainda tinha pegado: uma couraça.
A couraça consistia num pedaço de muralha que se destacava da muralha principal (a cerca) em direção a um recurso importante que seria necessário proteger, como uma fonte de água potável ou o acesso ao rio/mar. A couraça do Castelo de S. Jorge talvez protegesse o acesso a um porto para o rio Tejo (a actual Rua do Ouro era um braço do Tejo até à altura em que D. Dinis mandou erguer uma muralha/dique por baixo do que hoje é o Banco de Portugal e havia algumas ribeiras que desciam até lá - encontrei um documento muito interessante aqui).
A couraça podia ou não terminar numa torre - a Torre da Couraça, que existe ainda nalgumas terras portuguesas.
Couraça e Torre da Couraça by Jorge Pereira, on Flickr
Depois deste ensaio estou a pensar alargar a couraça 2 ou 4 studs para poder incluir rampas alem dos degraus. E se o tempo o permitir, uma forma de acesso cá abaixo (o ideal seria um elevador arcaico mas não me cheira). E se conseguir faço a zona de ligação à muralha principal na digonal, embora ainda não saiba bem como se ter de encomendar mais umas centenas de peças - estou MUITO receptivo a sugestões.
A couraça consistia num pedaço de muralha que se destacava da muralha principal (a cerca) em direção a um recurso importante que seria necessário proteger, como uma fonte de água potável ou o acesso ao rio/mar. A couraça do Castelo de S. Jorge talvez protegesse o acesso a um porto para o rio Tejo (a actual Rua do Ouro era um braço do Tejo até à altura em que D. Dinis mandou erguer uma muralha/dique por baixo do que hoje é o Banco de Portugal e havia algumas ribeiras que desciam até lá - encontrei um documento muito interessante aqui).
A couraça podia ou não terminar numa torre - a Torre da Couraça, que existe ainda nalgumas terras portuguesas.
Couraça e Torre da Couraça by Jorge Pereira, on FlickrDepois deste ensaio estou a pensar alargar a couraça 2 ou 4 studs para poder incluir rampas alem dos degraus. E se o tempo o permitir, uma forma de acesso cá abaixo (o ideal seria um elevador arcaico mas não me cheira). E se conseguir faço a zona de ligação à muralha principal na digonal, embora ainda não saiba bem como se ter de encomendar mais umas centenas de peças - estou MUITO receptivo a sugestões.


