Ideias para estações espaciais

Para os entusiastas da exploração espacial do futuro!
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por gads »

Quais é que tens por finalizar?
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por AVCampos »

Comboios, Carros e Castelos não me apelam, portanto pelo minha parte não tenho temas por "finalizar" antes de começar este.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por CyberX »

Eu percebo o Bruno, criar um novo projecto colaborativo pode desviar as atenções/energias de outros.

Mas projectos colaborativos e construções individuais baseadas em normas colaborativas são coisas distintas, as segundas podem e devem sobreviver aos primeiros. Em português: apesar do Castelo que apresentámos em Oeiras não estar propriamente acabado, foi um projecto baseado em módulos. Nada nos impede de pegar nos módulos (todos, só alguns ou mesmo alguns novos ainda não apresentados) e compor um novo projecto. É difícil porque associámos, talvez com demasiada prontidão, os módulos de cada um à imagem concreta daquele castelo, tal como em certa medida aconteceu com o MPL (de Tomar para Oeiras, passando pela Exponor, a disposição não mudou significativamente). Mas a riqueza da norma está em poder compor tudo de novo e penso que o MPL poderá beneficiar num próximo BRInCKa se for disposto de forma diferente... e com o Castelo terá de acontecer o mesmo daquí a 2 ou 3 eventos.

O MFL tem andado menos activo porque a grande maioria dos módulos são (acho eu) do Jorge Reis, não é por exemplo possível eu e o Gads fazermos um projecto MFL porque não temos massa crítica para tal. Mas a norma está feita.

Acho que normas colaborativas são sempre bem vindas. Virá sempre uma "febre" como aconteceu com o Castelo/DMC em parte porque algum pessoal está ávido de participar mas se a norma for boa e houver alguém que mantiver a motivação irão sempre aparecendo projectos que aproveitam e dão bom uso à norma.

Além da Estação Espacial já se falou na Cidade e nos jogos de mesa, penso que seria bom se surgisse também aí uma "norma". Mas tem de surgir de baixo para cima em vez de ser imposta.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
BAndy
Sócio
Sócio
Mensagens: 1042
Registado: 29 mai 2012, 18:43
Localização: Cascais
Contacto:

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por BAndy »

[quote="CyberX"]
Eu percebo o Bruno, criar um novo projecto colaborativo pode desviar as atenções/energias de outros.

Mas projectos colaborativos e construções individuais baseadas em normas colaborativas são coisas distintas, as segundas podem e devem sobreviver aos primeiros. Em português: apesar do Castelo que apresentámos em Oeiras não estar propriamente acabado, foi um projecto baseado em módulos. Nada nos impede de pegar nos módulos (todos, só alguns ou mesmo alguns novos ainda não apresentados) e compor um novo projecto. É difícil porque associámos, talvez com demasiada prontidão, os módulos de cada um à imagem concreta daquele castelo, tal como em certa medida aconteceu com o MPL (de Tomar para Oeiras, passando pela Exponor, a disposição não mudou significativamente). Mas a riqueza da norma está em poder compor tudo de novo e penso que o MPL poderá beneficiar num próximo BRInCKa se for disposto de forma diferente... e com o Castelo terá de acontecer o mesmo daquí a 2 ou 3 eventos.

O MFL tem andado menos activo porque a grande maioria dos módulos são (acho eu) do Jorge Reis, não é por exemplo possível eu e o Gads fazermos um projecto MFL porque não temos massa crítica para tal. Mas a norma está feita.

Acho que normas colaborativas são sempre bem vindas. Virá sempre uma "febre" como aconteceu com o Castelo/DMC em parte porque algum pessoal está ávido de participar mas se a norma for boa e houver alguém que mantiver a motivação irão sempre aparecendo projectos que aproveitam e dão bom uso à norma.

Além da Estação Espacial já se falou na Cidade e nos jogos de mesa, penso que seria bom se surgisse também aí uma "norma". Mas tem de surgir de baixo para cima em vez de ser imposta.
[/quote]

[member=21]gads[/member]
Eu não estava a criticar ou a dizer mal de nada a minha ideia é praticamente o que o [member=6806]CyberX[/member] indicou no post acima.
A mesa Castelo ainda agora começou, se a malta se mete a fazer outro projecto o mais certo é a mesa Castelo ficar um pouco ao abandono.
Bruno Diogo
www.brunodiogo.pt
www.fb.com/brunodiogo.pt
www.instagram.com/brunodiogo.pt


"O que tu queres sei eu..." Já dizia um grande filósofo.
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por gads »

Eu vejo isto por outro prisma!
Primeiro, estou aqui para me divertir e construir aquilo que me apetece e um tema espacial é algo que ando a namorar já há alguns anos.
Portanto, já estava a desenhar um MOC espacial e continuarei a desenhar o MOC mesmo que não haja projecto comunitário :)

Se vai distrair de outros temas? Provavelmente :)
Ou então não... Porque se repararem, apenas algumas pessoas participam em cada tema.
Provavelmente o tema espacial irá atrair outro pessoal e que nada impede que não se possa continuar a desenvolver os outros temas.
Até para Oeiras houve temas paralelos como o desfile Carnavalesco em que o pessoal participou e acho que foi bastante positivo.

Em particular para o diorama medieval tenho mais algumas ideias na cabeça mas não me sinto de forma alguma obrigado a ter de o desenvolver hoje ou amanhã. Aliás, tenho planeado e até desenhado desde 2008 vários MOCs medievais que gostavam de ver a luz do dia. Por questões de t€mpo ainda não foi possível.
Percebo o comentário mas acho que há espaço para tudo!

Isto para dizer que não vejo mal nenhum em se conversar sobre possíveis novos projectos!
Até porque nem está nada decidido ainda...

E a ideia da thread é reunir ideias e isto já começa a cheirar a off-topic!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por PocasNuckie »

O problema aqui e parece-me que é algo que nunca se vai resolver é este - em termos ideais tinhas meia dúzia de sócios a trabalhar em cada projecto comunitário. Como isto infelizmente na PLUG calha sempre aos mesmos, tens meia dúzia de sócios a ter que trabalhar em todos os projectos. E como o tempo, dinheiro e peças não esticam, para o pessoal saltar para um projecto, algum anterior tem que arrear ...  :-\
Imagem
Avatar do Utilizador
BAndy
Sócio
Sócio
Mensagens: 1042
Registado: 29 mai 2012, 18:43
Localização: Cascais
Contacto:

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por BAndy »

Penso que o meu post foi mal interpretado e não era essa a ideia, peço que esqueçam o que eu disse  :fixe:
Sorry
Bruno Diogo
www.brunodiogo.pt
www.fb.com/brunodiogo.pt
www.instagram.com/brunodiogo.pt


"O que tu queres sei eu..." Já dizia um grande filósofo.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por AGarcia »

Se uma grande quantidade de sócios fizer uma pequena parte de um projecto comunitário, poderá participar em vários ao mesmo tempo, sem uma despesa de t€mpo fora das suas possibilidades.

Mas o que tem acontecido é precisamente o contrário, poucos sócios a fazerem grandes quantidades de construções para o mesmo projecto comunitário e aí, já se torna mais difícil participar em todos os projectos existentes.

Da minha parte participei nos projectos MFL, MPL e DMC, com muito entusiasmo e vontade de participar em grupo, porque penso que são uma mais valia para a  :plug:.

De facto, o tema espaço é, até agora, o que menos me cativa mas, como gosto de participar em grupo, irei fazer o que estiver ao meu alcance para participar.
No inicio o tema medieval também não me dizia nada e acabei por aprender imenso!

É para isso que cá estou, aprender e conviver.
:clapping: :clapping: :clapping:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por gads »

No início não cheguei a falar disto mas é um conceito que já vi há um tempo atrás e que poderia ser muito interessante para uma espécie de ISS colaborativo.
É modular e os módulos tem a dimensão 8x8.

Imagem

A grande vantagem é que é flexível no esforço de participação, desde construção de grandes módulos  à participação apenas com um pequeno módulo 8x8 :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por CyberX »

8x8 é apelativo porque não destrói nenhum orçamento

Só vejo o senão de ter mesmo de ser aberto para se poder ver o interior, só assim se podem incluir pormenores suficientes para tornar interessante cada módulo
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por PocasNuckie »

Isso dos 8x8 é fixe mas depois quem é que faz a roupagem exterior da estação?  :-\
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por gads »

[quote="PocasNuckie"]
Isso dos 8x8 é fixe mas depois quem é que faz a roupagem exterior da estação?  :-\
[/quote]

Terá de vir incluído no módulo, suponho eu!
Tipo muralha do castelo, cada módulo de muralha vem completo e teoricamente seria só ligar aos outros módulos.

Suponho que por exemplo, à semelhança do castelo alguém seria responsável por gerir o layout da estação, subdividir por secções e requisitar coisas tais como:
- módulo de comando
- módulo com extensão de paineis solares
- módulo de interligação com outros módulos
- módulo de acoplagem do space shuttle
- etc.

Do ponto de vista de coordenação seria muito semelhante ao que aconteceu com o diorama medieval!
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por agadoijo »

Quando era miúdo "o espaço" era um tema bastante interessante para mim mas agora não me cativa.
No entanto, ao decidirem o tema ou a forma de modularização tenham em conta o que significa ser modular... o que é que eu quero dizer com isto? O exemplo da nave é fixe, mas tal como o [member=96]PocasNuckie[/member] disse quem é que faz o exterior? Ok organizas, faz-se um layout... e o que acontece quando uma pessoa que tem módulos cruciais faltar?
Actualmente acho que temos esse problema no castelo, se uma ou outra pessoa não conseguir participar num evento não será possível fechar o castelo, não que isso seja necessariamente mau mas deve ser tido em conta.
nunofilipe72
Sócio
Sócio
Mensagens: 2050
Registado: 22 mar 2010, 16:15
Localização: Lisboa

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por nunofilipe72 »

Antes de mais acho que deviam decidir as regras , se usamos as regras moonbase que se usam lá fora, se criamos as nossas mesmas regras.

Pessoalmente não me cativa as regras da moonbase, já fiz 4-5 bases com essas regras e são estupidamente grandes e o consumo de peças é alarve  :notcool:

Limitar o tamanho do módulo não é problema, ser 8x8 ou 16x16 ou 32x32 , vai depender da quantidade de peças do construtor.
O maior problema é depois a "ligação" aos módulos dos outros, essa é, a meu ver, a regra principal!!

Temos que decidir cores da base , por exemplo,se avançar para uma em tons "classic space", o problema não é as peças azuis e LBG, mas o preço dos vidros em trans-yellow é absurdo !!
Última edição por nunofilipe72 em 08 mar 2016, 16:37, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Ideias para estações espaciais

Mensagem por AGarcia »

[quote="nunofilipe72"]
Temos que decidir cores da base , por exemplo,se avançar para uma em tons "classic space", o problema não é as peças azuis e LBG, mas o preço dos vidros em trans-yellow é absurdo !!
[/quote]

Por um lado. penso que seria preferível fazer com peças e cores actuais, para não onerar muito quem queira participar.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Responder