[quote="PocasNuckie"]
A esta altura do campeonato não sei até que ponto será bom fazer coisas que metam árabes ...
[/quote]
As pessoas que aprendam a distinguir árabes de muçulmanos e de terroristas que já é bem altura
Mas faz parte da nossa história e temos muito da nossa cultura derivada da civilização árabe que por cá passou.
O projecto no qual fui beber muito da informação que resultou no actual diorama medieval e um dos livros que estou actualmente a ler sobre a criação de Portugal (a única província de Espanha até hoje que conseguiu ser independente), revelaram a relação muito interessante e complexa que existia entre reinos Cristãos e Árabes na península Ibérica.
Existiu inclusive uma mistura bastante acentuada entre os dois povos dando até origem a grupos denominados moçárabes (Cristãos com cultura árabe).
Ali pela terra do [member=96]PocasNuckie[/member] houve um importante governador moçárabe chamado Sesnando Davides ainda antes do tempo de Afonso Henrique que geriu inteligentemente a fronteira do rio mondego entre Cristãos e Árabes.
Sendo uma zona de fronteira, foram estabelecidas muitas relações tanto culturais, económicas e políticas entre ambas as civilizações que podiam constituir a nossa base para a evolução do nosso diorama medieval. Pelo caminho ainda aprendemos mais umas coisas sobre a nossa história.
Podemos criar duas zonas no diorama divididas pelo rio, uma zona mais representativa dos reinos cristãos e uma zona mais árabe e ilustrar que antigamente a relação era muito mais do que batalhas e conquistas territoriais.
PS: Vocês sabiam que chegámos a deter uma boa parte da Galiza (zona bastante disputada entre o recém pseudo-reino português e o reino "espanhol" de Leão) e que mais tarde chegámos até Sevilha (território árabe)? No entanto, o rei Espanhol com inveja das conquistas a Sul por D. Afonso Henriques que era um líder militar bastante reconhecido já a nível Europeu, acabou por aliar-se ao exército Árabe invés de apoiar os Portugueses na conquista dos territórios Árabes com o objectivo de recuperar as cidades que hoje em dia pertencem a Espanha e raptar D. Afonso Henriques (que quase foi morto durante o assalto) para exigir a Galiza de volta.
*** Este foi um momento José Hermano Saraiva ***