Diorama GBC - Great Ball Contraption : Portfólio-Eventos B06 a M09 DV 2012

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
ruialmeida
Sócio
Sócio
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Contacto:

Diorama GBC - Great Ball Contraption : Portfólio-Eventos B06 a M09 DV 2012

Mensagem por ruialmeida »

Código do Layout: PLUG #043/01 (2012)

Nome do Layout:  GBC - Great Ball Contraption

Descrição: Cenário GBC - Great Ball Contraption
A Great Ball Contraption (GBC)é uma máquina composta por módulos construídos com blocos LEGO. Os módulos são projectados e construídos por indivíduos e, em seguida, montados em sequência, para compor uma grande máquina. O objetivo de cada um dos módulos é, em uma das suas extremidades, pegar pequenas bolas de futebol ou de basquete LEGO, e passá-las, na extremidade oposta, para o módulo seguinte.

Autor(es): Rui Almeida

Dimensões: (L x P x A): 128 x 128 x 60

Número de peças aproximado: acima de 10.000

Fotos: Estão arquivadas em:
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=350020

Imagem

Disponível para o(s) cento(s): diponivel para qualquer um deles, DVTejo(1º) ou  DVPorto(2º)
rlima
Direcção
Direcção
Registado: 03 jan 2010, 23:31

Re: Diorama GBC - Great Ball Contraption : Portfólio-Eventos B06 a M09 DV 2012

Mensagem por rlima »

boa  :fixe:

isto do GBC é qualquer coisa que me "moi a alma" , mas nesta minha fase LEGO "ainda não me assiste"

Mas este diorama ficando estatico sem movimento penso que não vai atrair a atenção devida por parte dos visitantes, mas se se encontrar modo de efectuar o movimento acho que seria interessante

Mas tal como as vinhetas , este tema GBC era coisa para lançar um concurso ou uma mostra de trabalhos daqui da malta

Fica o desafio

e os parabens pelo trabalho e pela audacia

Bem haja

RUI LIMA
Brincka a toda a hora                
                :plug:
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="rlima"]
Mas este diorama ficando estatico sem movimento penso que não vai atrair a atenção devida por parte dos visitantes, mas se se encontrar modo de efectuar o movimento acho que seria interessante[/quote]
Permita-me discordar, caro senhor. ;D
A primeira vez que se expôs GBC na PLUG foi em Vila Real, no mesmo centro comercial onde está agora a haver uma exposição. Eram dois ou três módulos em linha, sem fechar o circuito e sem movimento. E mesmo assim as pessoas paravam, ficavam a olhar e seguiam mentalmente o percurso que as bolas era suposto percorrerem. E, estando eu plantado na mesa Technic (vá-se lá saber porquê :whistle:) que era onde os módulos estavam, pude presenciar isso constantemente. 8) Até porque, para estar um par de meses a mexer sem assistência humana ocasional, mesmo com temporizador para não estar sempre ligado, não há GBC que aguente. ;)
rlima
Direcção
Direcção
Registado: 03 jan 2010, 23:31

Mensagem por rlima »

[quote="AVCampos"]
[quote="rlima"]
Mas este diorama ficando estatico sem movimento penso que não vai atrair a atenção devida por parte dos visitantes, mas se se encontrar modo de efectuar o movimento acho que seria interessante[/quote]
A primeira vez que se expôs GBC na PLUG foi em Vila Real, no mesmo centro comercial onde está agora a haver uma exposição. Eram dois ou três módulos em linha, sem fechar o circuito e sem movimento. E mesmo assim as pessoas paravam, ficavam a olhar e seguiam mentalmente o percurso que as bolas era suposto percorrerem. E, estando eu plantado na mesa Technic (vá-se lá saber porquê :whistle:) que era onde os módulos estavam, pude presenciar isso constantemente. 8) Até porque, para estar um par de meses a mexer sem assistência humana ocasional, mesmo com temporizador para não estar sempre ligado, não há GBC que aguente. ;)
[/quote]

então assim sendo, força ai, acho interessante aparecerem trabalhos diferentes

mover, abrir , interagir com as mentes é a função do LEGO :D

força

RUI LIMA
Brincka a toda a hora                
                :plug:
nunofilipe72
Sócio
Sócio
Registado: 22 mar 2010, 16:15

Mensagem por nunofilipe72 »

Da experiência que tive (com uma mesa que nem era minha), também concordo com o Campos...

Mesmo estando parado, as pessoas ficam a olhar e a imaginar o "possível" percurso da bola !!
Agora um par de meses a funcionar, mesmo que por pouco tempo, e sem assistência....hummmm  :-\

Já agora, muito off topic , há uns temporizadores de tomada (podem-se por exemplo, adquir no AKI) que podem ser programados para por a funcionar uma mesa destas 
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="nunofilipe72"]
Já agora, muito off topic , há uns temporizadores de tomada (podem-se por exemplo, adquir no AKI) que podem ser programados para por a funcionar uma mesa destas [/quote]
Acho que a PLUG tem alguns, que foram usados no ECI para não ter os comboios sempre a andar e a desgastar os motores. Mas, mesmo assim, para GBC essa solução não dá, pois necessita sempre de alguém presente para fazer pequenos ajustes e apanhar bolas que inevitavelmente caiam.
nunofilipe72
Sócio
Sócio
Registado: 22 mar 2010, 16:15

Mensagem por nunofilipe72 »

[quote="AVCampos"]
(...) pois necessita sempre de alguém presente para fazer pequenos ajustes e apanhar bolas que inevitavelmente caiam.
[/quote]

...e as que encravam nos mecanismos !!  >:D
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 22:54

Mensagem por Jorge Reis »

[quote="AVCampos"]
[quote="rlima"]
[/quote]

E o autor fui eu :whistle: :whistle: :whistle:

Rui parabéns pela tua iniciativa
Imagem
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Contacto:

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Posso deixar a sugestão de colocar uma moldura digital que suporte vídeo dentro da vitrine a mostar a máquina em funcionamento? Fiz isso anteriormente quando coloquei no Turismo de Braga uma pequena secção do AXA (porque o original não cabia na montra) para mostrar as fotografias do estádio completo e resultou muito bem, apesar da moldura ser muito pequena e apenas suportar fotografia.
Se não me engano, a PLUG tem desses ecrãs oficiais da LEGO...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
ruialmeida
Sócio
Sócio
Contacto:

[quote="rlima"]
Mas tal como as vinhetas , este tema GBC era coisa para lançar um concurso ou uma mostra de trabalhos daqui da malta
Fica o desafio
RUI LIMA
[/quote]
já houve um desafio lançado pelo Gads á uns anos atrás, quem fez modulos fui eu e o JReis. :fixe:

[quote="nunofilipe72"]
Mesmo estando parado, as pessoas ficam a olhar e a imaginar o "possível" percurso da bola !!
[/quote]
esse é para mim o objetivo principal, porem a imaginação a trabalhar. :fixe:

[quote="AVCampos"]
[quote="nunofilipe72"]
Já agora, muito off topic , há uns temporizadores de tomada (podem-se por exemplo, adquir no AKI) que podem ser programados para por a funcionar uma mesa destas [/quote]
Acho que a PLUG tem alguns, que foram usados no ECI para não ter os comboios sempre a andar e a desgastar os motores. Mas, mesmo assim, para GBC essa solução não dá, pois necessita sempre de alguém presente para fazer pequenos ajustes e apanhar bolas que inevitavelmente caiam.
[/quote]
é muito complicado, pois há modelos que vão precisando de manutenção, transformadores aquecem imenso, e por mais incrivel que vos parece, tambem é preciso lavar as bolas  :whistle:
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

Muitos parabéns pela construção.

Agora fiquei um bocado, não zangado, mas mais do tipo frustrado ou assim:  :-\.
Lembro-me ter visto uns módulos do ruialmeda e fiquei fascinado com o GBC. Até que quis fazer um.
Na altura tive a ideia de propor um "Community Build" em que as pessoas constroem uma parte de um layout ; só bastava definir a entrada e a saída das bolas (no espaço).
Comecei a construir uma unidade e no meio da construção o mestre do GBC da PLUG anunciava que deixava o GBC para sempre...
Senti-me muito sozinho de repente e desmanchei o meu MOC.  :'(
E agora, o Ruí voltou com um GBC.

Pronto, isto quer dizer que posso voltar a sonhar construir alguns módulos.  :jump:
Já não estou tão aborrecido...  ;)
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="csiquet"]
Na altura tive a ideia de propor um "Community Build" em que as pessoas constroem uma parte de um layout ; só bastava definir a entrada e a saída das bolas (no espaço).[/quote]
O próprio protocolo do GBC define isso, exactamente com esse objectivo! Tens aqui as especificações.

[quote="csiquet"]
e desmanchei o meu MOC.  :'(
E agora, o Ruí voltou com um GBC.[/quote]
Agora vês a vantagem de documentar os MOC's antes de os desmanchar? ;)
ruialmeida
Sócio
Sócio
Contacto:

;) Csiquet, não estejas zangado nem frustado, pois não há razão para isso.
Não deixes de fazer os teus modulos só porque pensas que estás só, nada disso, haverá sempre alguem para te acompanhar ou ajudar.
Outro assunto, eu nunca disso que ia desistir do GBC, aliás até tenho mais modelos construidos, a minha não razão de não participar em Tomar foi por motivos profissionais e que se aplicam no meu dia a dia familiar, mas, mas, porque tambem Tomar não me dizia nada de nada, e sempre não concordei com a ideia de expor em Tomar, ou seja nada me ajudava a dar um passo para montar lá GBC, a não ser a vossa amizade  :plug:.
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="AVCampos"]
...
Agora vês a vantagem de documentar os MOC's antes de os desmanchar? ;)
[/quote]

Está documentado, está!

@ruialmeida: estou  :fixe:, não vale a pena aborrecer-se por causa do LEGO. Perdia o seu sentido assim.
Tens um filme do teu diorama a funcionar?
ruialmeida
Sócio
Sócio
Contacto:

;)
Responder