Nome do set: Shuttle Expedition
Tema: Sculptures
Numero de peças: 1230
Minifigs: Três (2 Astronautas + 1 multifacetado)
Local de aquisição: Mar do Sul
Preço: 90.00€
Preço por peça: aprox. 8 centimos
Ora bem, este mês, sendo eu um dos felizardos do país que ainda recebe subsidio de férias, aproveitei para adquirir um set que tinha ficado em "standby", foi o 10231. Este set é uma "reedição" do 10213 que, segundo me disseram, trazia um defeito relacionado com o satélite. Foi, entao, retirado pela LEGO, que acabou por lançar este 10231. O 10213, pelos vistos, ganhou estatuto de item de colecção, sendo um pouco mais caro...
São 1230 peças, incluindo 3 minifigs que me deram cerca de 5 horas de actividade lúdica!
A embalagem tem um tamanho considerável. Assim que se lhe pega, vem aquele nervoso miudinho de começar a construir, transmitindo a noçao de que dali sairá algo em grande nível!

Quanto a instruçoes, vêm divididas em dois livros (se fosse um LEGO de 1990 traria meio livro...lol). Quanto a autocolantes, felizmente sao poucos (sou pessimo a colá-los e raramente ficam direitos...)

O processo de montagem nao é complicado, sendo bastante gratificante ir vendo todo o conjunto crescer, tendo como unica parte "chata", a montagem da cobertura do Shuttle, sendo necessário o encaixe repetitivo de 36 peças iguais...
Gostei do facto de incluir algumas peças technic para a construçao do trem de aterragem

Depois de pronto, o aspecto é este:

Neste género de set, o objectivo, pelo menos para mim, é meramente decorativo, dado o tamanho considerável do conjunto (cerca de 50cm de altura). Apesar disso, o set tem o seu "quê" de "playability", dado que podemos abrir o shuttle para pôr o satelite à vista, bem como desacoplar o Shuttle do Foguetão. O shuttle tem tambem um mecanismo pneumatico que permite subir e descer o trem de aterragem

Quanto às minifigs são, como referido, 3, havendo a hipotese de, no caso dos astronautas (um masculino e outro feminino, para nao haver discriminaçoes), a hipotese de lhes trocar os capacetes por cabelo. O set inclui tambem um pequeno carro que transporta uma camara de filmar (eventualmente para registar em video a chegada a Marte!

Depois de montado, descobri-lhe o maior defeito. O conjunto shuttle + fogetao, apoia na base sem encaixar, sendo que a sustentabilidade roça o muito mau...nao sendo sequer recomendável soprar para o set! Terei que estudar ali uma forma de tornar a coisa mais estável