10214 - Tower Bridge

Aqui podes encontrar "Reviews" sobre conjuntos Oficiais da LEGO
Responder
predas
Newbie
Newbie
Registado: 03 mai 2012, 14:35

10214 - Tower Bridge

Mensagem por predas »

Referência: 10214
Nome do set: Tower Bridge
Tema: Sculptures
Numero de peças: 4287
Minifigs: Zero (Minicars, contam? Se sim, tem 4! :) )
Local de aquisição: Mar do Sul
Preço: aprox 220€
Preço por peça: aprox. 5 centimos

Ora, tal como referi na review anterior, a visita à construlândia deu direito a dois sets. Este foi o segundo, o qual foi terminado há algumas horas  :bailinho: :bailinho: :jump: :jump:

Sendo o terceiro maior set de sempre da LEGO, as expectativas eram elevadas e ainda mais elevadas ficaram quando peguei na caixa. É enorme, colossal, pesada, "bem composta". Devo dizer que o meu 1.2 TDI se ressentiu do peso extra! :)

Chegado a casa, e apesar de tomada a decisão de construir primeiro o 10155, como este era um set que já desejava há bastante tempo, não pude deixar de abrir a caixa e, se antes de a abrir, já cheirava a desafio, depois de o fazer...confirmaram-se as melhores suspeitas e acabei por perguntar a mim mesmo "como é que me vou orientar no meio disto tudo?" Voltei a fechar a caixa...

Chegou então o dia de começar a construi-lo e, assim ficou disposto o arsenal

Imagem

Assutador, não? Felizmente, os "técnicos de ensacagem" tiveram a decência de separar ao meio. Ou seja, sendo um set que, de um modo geral se constrói "em duplicado", sendo as torres a componente mais trabalhosa, os sacos vêm divididos em dois lotes, por assim dizer, sendo que cada um dos lotes assegura, quase na totalidade, a construção de cada uma das torres

A primeira peça a construir é o tabuleiro central no qual temos a ponte elevadiça. Esta peça servirá de união entre as torres

Imagem

A partir daqui começa realmente o desafio, a construção das torres

Imagem

A construção é, sem duvida, trabalhosa, tendo passos com centenas de peças para encaixar. Em algumas delas é necessário o encaixe de 80 peças 1x1, todas iguais (parte integrante dos módulos que fazem os cantos redondos das torres)

Imagem

Aqui, uma das torres já praticamente terminada:

Imagem

E, nesta imagem, já com grande parte das duas torres construída

Imagem

4287 peças e muitas horas mais tarde, o aspecto final é este

Imagem

Depois de terminado, o set tem mais de 1 metro de comprimento e meio metro de altura (o que me obrigou a estar levantado para fazer boa parte dele...). A sensação de satisfação é enorme por se terminar um set desta dimensão, com este nivel de detalhe. Dá gosto estar a olhar para ele durante um bom bocado! E os "minicarros", apesar de bastante elementares e de tamanho reduzido, transmitem vida a todo o conjunto.
Todas as horas passadas e encaixar meticulosamente peças e pecinhas são inteiramente recompensadas neste momento

Um set desta dimensão obriga, naturalmente, a cuidados especiais no transporte (não que seja expectável andar-se por ai com 1 metro de LEGO às costas....mas....). Assim sendo, a LEGO preparou as coisas de modo a que os dois tabuleiros das extremidades possam set retirados para reduzir a dimensão do set. Também a parte superior das torres pode ser retirada facilmente (vem preparada para isso), até porque, a meu ver, são a parte menos bem conseguida. A consistência deixa bastante a desejar, bastando um pequeno toque (quase sopro) para atirar uma cúpula ao chão. Algo a rever, na minha modesta opinião. E, nunca tentem transportá-lo como um todo...been there, done that, gone wrong...

No que toca a jogabilidade, bom, é uma sculpture enorme, pelo que deve estar o mais sossegada possível. Mais uma vez, a escala é ligeiramente abaixo da escala City, no entanto, consegue perfeitamente integrar-se. É ate possível colocar alguns veículos City (dos mais pequenos), a circular na ponte

Antes das considerações finais, deixo umas imagens do produto final, bem como a integração com o 10155 a qual, a meu ver, é fantástica até porque parecem ter uma escala relativamente próxima.

Uma vista dos "minicars"

Imagem

Aqui, numa visão mais panoramica

Imagem

Para terminar as imagens, a integração com o 10155

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Notas finais:

Experiência de construção fantástica, mesmo para alguém como eu que se aborrece facilmente e num set que acaba por ter instruções repetitivas, a experiencia é sempre muitíssimo satisfatória, já que nos vai dando aquela sensação de "obra feita". Encaixar cerca de 500 peças 1x1 iguais é, efetivamente, assombroso, no entanto, quando passamos a mão pelos cantos que acabámos de construir, tudo se torna "natural"

Pontos positivos:
- Detalhe elevadíssimo
- Tempo de entretenimento. Seguramente, umas 20 horas de construção, se formos meticulosos
- Beleza do conjunto
- Valor decorativo
- NÃO TEM AUTOCOLANTES!  :clapping: :clapping:

Pontos negativos
- Fragilidade dos topos das torres

Nota final: 9.8/10
BCanilho
Sócio
Sócio
Registado: 28 out 2012, 11:37

Re: 10214 - Tower Bridge

Mensagem por BCanilho »

Excelente Review

Parabéns

Realmente fica colossal!!!
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

É realmente um set muito bonito.
Talvez para a próxima vez queiras comprar diretamente à LEGO por 229.95€ e carregar a tua conta VIP com 229 pontos ou no ECI com 20% de desconto (fim de semana passado).
Esta loja, mar do sul, parece um pouco cara.
predas
Newbie
Newbie
Registado: 03 mai 2012, 14:35

Mensagem por predas »

Os preços que coloquei foram os preços unitários. Dado que adquiri dois em conjunto o somatório foi algo inferior :)

Esses 20% de desconto foram este fim de semana que terminou agora ou o outro anterior? (3 e 4 de Novembro). Por acaso dessa não soube...

Editado: Já estive a ver, foram este fim de semana....eu tinha comprado os sets na semana anterior....mau timing! A tower bridge teria tido um desconto de 45 euros.... >:(
Última edição por predas em 13 nov 2012, 13:41, editado 1 vez no total.
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="predas"]
...
Por acaso dessa não soube...
...
[/quote]

Se fosses sócio, já tinhas outro tipo de informações  ;)
Pirralho
Sócio
Sócio
Registado: 29 out 2010, 12:28

Mensagem por Pirralho »

Boas.

Excelente review. Não é uma set que comprasse...

Abraço
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Muito bom mesmo!
E o Maersk fica ali a matar. :fixe:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Responder