Obrigados! OK, azul it is.

Realmente, o RCX só existe em amarelo; esse azul é o Scout, que é um pouco mais limitado que o RCX. Mas, para esta aplicação também serviria, só não poderia ter o farol em cima (só tem dois outputs)... o sensor de luz, que é o único usado no Explorador, já está integrado no Scout, e também este tem infra-vermelhos. Mas não tenho o Scout nem o resto das peças em azul; este foi só para mostrar como era
suposto ser.
Quanto ao que ele faz...
Ele tem dois modos: autónomo e remoto, ambos os quais foram demonstrados no domingo no VdG. Ele esteve lá sábado também, mas as pilhas estavam descarregadas e nem o sistema operativo nem os programas estavam instalados (vão-se as pilhas, vai-se todo o conteúdo da memória

), por isso ficou lá parado, com o tubo da frente tirado do sítio certo!

No modo autónomo, ele começa por rodar sobre si mesmo enquanto mede a luz recebida, para obter um valor médio de luz ambiente. Depois, começa um movimento exploratório em que segue em frente ou vira para um dos lados, aleatoriamente. Quando detecta um obstáculo à frente (neste caso, a minha mão... não havia maneira possível de abrir uma "clareira" no meio dos Technics para ele passear), liga o farol e a luz de aviso para "investigar" o obstáculo, e recua um pouco. Desvia-se e retoma o comportamento exploratório.
No modo remoto, ele é controlado pelo
comando da LEGO ou pelo PDA. Pode andar e rodar, deitar postes abaixo

, e, enviando por IV a mensagem nº 1, liga e desliga o farol de investigação.
Enfim, é uma coisita que fiz na tarde de quinta-feira, só para haver alguma coisa a mexer na zona dos Technics... as audiências adoram coisas que se mexem!

Mas para a próxima tenho de fazer algo que evite a borda da mesa em vez de paredes, ou então alguma coisa que não se desloque, um braço robótico por exemplo.