Com vista à Mostra de Lego de Aveleda, fiz este pequeno diorama com a minha filha Eva. É uma coisa muito simples, mas cheia de ideiasnovas que espero explorar no futuro como por exemplo a estrada, toda feita com tiles e que termina numa rotunda (conhecido como "Cul-de-sac"). Neste diorama ficou integrada a Igreja de Aveleda, ao lado do Salão onde se realizou a exposição assim como um pequeno acampamento feito com tendas de campismo facultadas pelo Rui Lima para a exposição. A Igreja ficou com um telhado em azul porque eu tinha uma quantidade abismal dessas peças e pretendia utiliza-las em vez das vermelhas que vão ser necessárias para a próxima fase de construção do Castelo de Hogwarts...
Este tipo de dioramas são uma forma de integrar de maneira mais imaginativa sets de construções que de outra forma tinham pouco interesse numa exposição além de que são uma oportunidade muito boa de por as crianças em casa a participarem (uma vez que as construções, sendo normalmente sets, são mais fáceis de idealizar porque têm instruções). De qualquer forma, o desenrolar de situações do dia-a-dia é muito importante num MOC ou diorama e eu, muito honestamente, não tenho muito jeito (e imaginação) para criar situações quotidianas que acrescentam detalhe aos dioramas e MOC´s e, nesse campo, a ajuda dos miúdos é de pilar importância (viram? disse uma frase do Pascal...
Podem encontrar uma descrição mais exaustiva e muitas mais fotos aqui:
http://alegorias.weebly.com/friends.html
Umas fotos para aguçar o apetite: