tomei a liberdade de adicionar uma sondagem para esta pergunta, que me parece bastante interessante!
A verdade é que agora construo menos... mas também é verdade que construo melhor!!!
O que me faz construir menos, não é a maior quantidade de peças...é o ter cada vez menos tempo para isso
Se dantes assim que chegava da escola o meu passatempo até à hora de jantar e depois dele era estar deitado no chão a montar e a desmontar, hoje chego do trabalho em cima da hora de jantar e depois dele há muita coisa a fazer... e não há tempo, não há tempo praticamente nenhum para poder fazer nenhum moczito jeitoso, por mais singelo que seja

(buaaahhh)
No entanto, os mocs que fazia nos meus tempos antigos eram mais (em quantidade), mas menos variados... era uma questão de evolução, e não de criação... todos os dias tinha um moc novo, mas não era "realmente" novo: desmanchava um avião para fazer outro melhor, um barco para responder a uma necessidade nova que inventava, um castelo novo com outra configuração, etc...
Agora, aproveito os tempos mortos do dia (a viagem de ida e volta para o emprego e outros), os quais passo muito tempo a planear, ponderar, desenhar e criar coisas cada vez mais diversas e mais complexas e com requisitos cada vez mais elevados!!! ... De tal maneira que quando chego às peças efectivamente ditas, é um processo de execução feito a uma velocidade fantástica, onde tudo ganha forma rápida e às primeiras tentativas!
Ainda faço "evoluções", mas agora que tenho muitas peças, dou-me ao luxo de preservar as "versões intermédias" por mais tempo... assim quase não desmancho nada do que tenho: faço sempre coisas novas!!!
...Acredito que quando tiver o meu "estúdio" como tenho planeado, a situação mude, e passe a ter mais dedicação da forma que eu quero ter: a criar e a inovar, regularmente!!!
Mas ter as coisas encaixotadas como estão agora não ajuda à inspiração