[WIP] Xutos e Pontapés - Concerto #2

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

[WIP] Xutos e Pontapés - Concerto #2

Mensagem por CyberX »

Bom dia a todos!

Segui algumas das sugestões feitas e acrescentei alguns acessórios de palco. Para isso (e porque usei muitas peças Technic) tive de aumentar consideravelmente a área do MOC.

O palco é dinâmico: cada membro da banda pode ou vai poder ser controlado por um manípulo (género matraquilhos - um sucesso cá em casa) que pode ser substituído por um motor, preferencialmente um servo.
O Tim, o Gui e o João Cabeleira rodam enquanto o Zé Pedro desliza no palco paralelamente ao público. O Kalu, se conseguir, há de mexer os braços (se não pelo menos fica a rodar o troco).

Além de ainda me faltarem várias peças na cor definitiva preciso aumentar um pouco as colunas suspensas, melhorar as escadas de acesso ao palco, colocar mais focos e algum público. Provavelemente tb alguma coisa a fazer de amplificadores e colunas. O Grande Xis Vermelho também deve ficar suspenso.

Lá mais para a frente vou aventurar-me com LEDs nos focos (mas não Power Functions, ficavam uns trombolhos - terei de passar os meus próprios cabos).

A banda está mais ou menos igual mas o segurança passou a ter uma camisola da Tour:
Imagem

O palco cresceu ligeiramente para poder acomodar as engrenagens e os eixos. Em torno do palco 4 pilares para sustentarem as colunas, os focos e as telas de projecção:
Imagem

Imagem

Por baixo do Zé Pedro há uma ranhura para lhe permitir deslizar de um lado para o outro do palco. Aqui está quase a meio do palco:
Imagem

... e aqui mais chegado à direita:
Imagem

Os outros elementos da banda assentam numa base rotativa:
Imagem
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Re: [WIP] Xutos e Pontapés - Concerto #2

Mensagem por CyberX »

E um video com a banda a mexer-se, modo «Master of Puppets»

Jorge Pereira
Fran09
Full Member
Full Member
Registado: 09 nov 2009, 22:09

Mensagem por Fran09 »

Brutal \m/
Lego Fan
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

Esta animação está fantástica  :clapping:
Achas possível colocar um sistema de engrenagens e motores para ter isto automatizado?
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Obrigado.

Acho muito possível... e desejável :)

A minha ideia é fazer um género de "cartridge" que encaixe por trás do palco (2 ou 3 pinos Technic para fixar, uniões de eixos para se agarrar aos eixos, talvez retirando as knob wheels) com os motores lá dentro e as fichas a saírem para fora para ligar a um Technic Control Center / RCX / Raspberry / NXT. O ideal era 5 servos ou eventualmente 5 micros mas ficava estupidamente caro, ambos estão pelo preço da morte no Bricklink. Uma alternativa era uma série de engrenagens todas accionadas por um único motor... mas não tinha tanta piada.

Neste momento estou mais preocupado com o controlo dos braços do Kalu. Consigo fazê-lo com 2 arames, mas os braços oferecem resistência e fazem o Kalu saltar fora do banco. Se não quiser usar o Kragle tenho de amarrar o tipo de alguma forma e/ou arranjar uma alternativa aos braços, estou neste momento a considerar 2 pedaços de tubo pneumático mas nesse caso o movimento vai parecer muito pouco natural (um tipo a usar minifigs e depois a preocupar-se com a naturalidade!).
Jorge Pereira
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

Os movimentos não seriam tão repetitivos se tivesse um sistema deste tipo:

[youtube]g5Lgcen-PGI#t=59[/youtube]
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

:o
É pá, isso é um misto de precisão suiça e paciência infinita, quase programação com cartões perfurados.

Sim, é possível, mas eu não tenho cabeça para isso, a maior parte do que faço com engrenagens é roubado ao Sariel e ao Isogawa. Mas aceito sugestões que caibam num volume mais ou menos 12x24x8 e usem peças relativamente comuns.
Jorge Pereira
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Contacto:

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Se calhar umas peças Technic, um motor, uns parafusos-sem-fim e outras técnicas mecanizavam-te esta peça e tornava-a ainda mais atractiva. Se for ao som dos Xutos tanto melhor...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Tenho 2 micro-motores e um servo, já dá para animar de forma independente 3 elementos da banda. Com uma derivação relativamente simples podia ter o Kalu (bateria), o Gui (saxo) e o João Cabeleira (guitarra) todos ligados ao servo e o Tim (baixo/voz) e o Zé Pedro (guitarra) cada um com o seu um micro-motor. E a montagem ficava compacta, coisa que não consigo fazer com os outros motores que tenho (M/L/XL).

O problema é que depois de montar tenho um palpite que aqui em casa não me vão nunca deixar desmontar, isso obrigava-me a ir ao mercado buscar mais... e já gastei demasiado no Bricklink, em Portugal já não encontro nada a preços razoáveis.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Duas experiências rápidas com iluminação - a foto teve de ser tirada sem flash e quase às escuras para se perceber a ideia por isso não reparem na qualidade:

Imagem

A "tela de projecção" revelou-se funcional. Experimentei uma imitação do sinal do Batman com um LED Power Functions e para começar não está nada mal. Mas para os focos por cima do palco estes LED's são muito volumos e os cabos muito pouco práticos por isso experimentei com um LED vermelho de 3 mm que tinha por cá. Não é um LED de alto brilho e a resistência que liguei em série também não é a mais apropriada mas encaixa-se bem num cilindro 2x2 e os fios de ligação (jumper wires individuais) passam facilmente através dos furos das peças Technic por isso não vou precisar usar atilhos de fixação. Na foto quase nem se percebe que o foco vermelho está aceso mas tenho esperanças que com LED's de alto brilho a coisa melhore.

Ambos os LED estão ligados a uma bateria Power Functions LiIon.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Vantagens de morar próximo da PTRobotics: LED's de 3 mm brancos de alto rendimento e meia dúzia de resistências encomendados de madrugada e levantados em mão ao final da tarde.

Montei já 3 focos, cada um com o seu "filtro": vermelho, amarelo e incolor (embora o vermelho seja mais laranja escuro). O incolor deixa passar demasiada luz, vou provavelmente usar apenas coloridos sobre o palco e eventualmente incolores nas laterais. Tenho ainda alguns filtros laranja (que quase não se distinguem dos vermelhos) e vou tentar arranjar azuis, tudo junto deve dar uma boa salganhada um bom colorido.

Consigo passar 5 jumper wires em cada furo dos triângulos Technic, chega para passar uma catrafada de focos individualmente mas penso que o melhor é não abusar de cablagem e imitar uma «série de Natal», agrupando os focos em 2 ou 3 conjuntos.

Imagem

Imagem

Imagem
Jorge Pereira
Fran09
Full Member
Full Member
Registado: 09 nov 2009, 22:09

Mensagem por Fran09 »

Estou muito curioso para ver esta Obra de Arte ao Vivo :)
Continuação de Bom Trabalho
Lego Fan
agadoijo
Sócio
Sócio
Registado: 06 mai 2013, 14:06

Mensagem por agadoijo »

Que grande evolução!
O palco está com bom aspecto e o cenário envolvente também, gostei das colunas em technic. A iluminação e o movimento são a cereja no topo do bolo!
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Ainda não desisti deste projecto.
Enquanto não chegam os circuitos integrados que encomendei para controlo individual dos LED aproveitei as experiências recentes com putty e polyflex para resolver uma frustração com a anatomia das minifigs:

Imagem

A versão com «mangas» resultou na mais fácil e menos tosca apesar de obrigar à canibalização de 2 braços. A versão «sem mangas» por mais que tentasse resultou sempre em braços demasiado longos e deformados, faz lembrar o Homem Elástico:

Imagem

Assim quando houver uma exposição nas Caldas posso contribuir com um MOC temático :D
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Os circuitos integrados chegaram finalmente. Em Braga vai haver palco com música dos Xutos e efeitos visuais

Se o CPU do EV3 se aguentar a ideia é tocar uma música e animar as luzes ao som dela. Se não ficamo-nos pelo tocar a música e animar as luzes aleatoriamente como no video acima.

Por enquanto apenas 4 LEDs para testar o software, mais uma dezena deles virão... a ponta do meu ferro de soldar foi-se e não tenho mais nenhuma :(

Os LEDs estão ligados numa microLAN 1-wire, só tenho de passar 3 fios eléctricos pela estrutura do palco (2 para alimentação e 1 para dados) independentemente do número de LEDs. Não se vê no video mas a ponta do cabo liga a um controlador 1-wire USB que funciona com o ev3dev por isso estou a fazer os testes no meu portátil (Ubuntu Linux) e depois é só transferir os scritps de python para o brick.

Na versão final a alimentação provavelmente será com uma bateria Power Functions ou retirada do próprio EV3.
Jorge Pereira
Responder