[MOC] Caixa de música

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

[MOC] Caixa de música

Mensagem por CyberX »

Olá a todos.
Esta não é uma montagem LEGO pura mas penso que pode ser considerada uma MOC à mesma. Pelo menos é uma criação minha :)

Imagem
Imagem

Trata-se de uma Caixa de Música que ofereci à minha marida no aniversário em Maio. Exteriormente toda ela é LEGO mas a electrónica no seu interior teve de ser não-LEGO para poupar espaço e conseguir ser funcional (explico melhor mais à frente).

A Caixa contém um espaço para guardar «jóias» e a «bailarina» (neste caso uma Sereia LEGO):
Imagem

Abre-se uma pequena porta lateral para ligar a Caixa e enquanto ela «arranca» (cerca de 20 a 25 segundos) abre-se a tampa superior, tira-se a «bailarina» do «guarda-jóias», monta-se no suporte e aguarda-se um «tcham!». Depois disso activa-se a música e a «bailarina» carregando  num botão disfarçado dentro do «guarda-jóias».

A electrónica consiste num Raspberry Pi com um módulo de I/O (PiFace Digital), um adaptador áudio USB ligado a 2 micro-altifalantes e um adaptador Wi-Fi USB (opcional mas que ajuda no despiste inicial e permite o acesso/controlo remoto a partir de um PC) - a foto abaixo é razoavelmente parecida com o recheio actual:
Imagem

A energia é assegurada por uma bateria LEGO Power Functions Li-Po (os 7.4 V são reduzidos para cerca de 5.0 V por 3 díodos em série). É possível recarregar a bateria sem ter de desmontar a Caixa.

Imagem

A «bailarina» é accionada por um motor LEGO Power Functions "M" ligado a uma das saídas de I/O. O botão dissimulado no «guarda-jóias» é um sensor de toque LEGO Mindstorms RCX ligado a uma das entradas de I/O.

Como não há amplificador áudio o volume sonoro é bastante modesto mas nos ensaios revelou-se satisfatório (usar altifalantes de 50 Ohm em vez dos 8 Ohm habituais ajudou um pouco). Infelizmente o conjunto motor-engrenagens revelou-se bastante mais ruídoso do queo previsto e abafa a música, tenho de ver uma forma mais silenciosa de rodar a «bailarina». Comecei com um motor LEGO micro sem qualquer engrenagem mas era MUITO barulhento, passei para um motor "M" com uma engrenagem mínima mas se calhar é melhor usar uma correia de borracha em vez de engrenagens.

É possível fazer a Caixa 100% LEGO com um Mindstorms EV3 que já tem memória suficiente para tocar ficheiros mp3 mas o tempo de arranque é tão longo que exaspera, além de ocupar imenso espaço (assim como o motor e o sensor de toque embora seja possível ligar motores Power Functions e sensores RCX com cabos adaptadores).

Numa próxima revisão além de reduzir o ruído mecânico hei-de mudar a tampa (assim como está fica empenada num instante, a LEGO lançou recentemente um guarda-jóias Friends com uma tampa muito mais robusta] e possívelmente mudar a posição da bateria para melhorar o modo de ligar a Caixa).

Neste primeiro video (6 segundos, sem som) vê-se apenas a «bailarina» a dançar

Neste segundo video (minuto e meio, com som) praticamente só se percebe o ruído mecânico (a meio desligo o motor e ponho só a música a tocar)

Assim que o tempo permitir publico no meu blog uma descrição técnica mais detalhada e incluo aqui o link.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

[MOC] Caixa de música (actualização)

Mensagem por CyberX »

Consegui reduzir o ruído, a marida vai ficar satisfeita.

Encontrei no Eurobricks uma discussão sobre o ruído do Motor "M" e uma sugestão para usar o 43362c01 que é muito mais silencioso. Infelizmente esse não tenho mas lembrei-me que tinha algures a versão mais antiga (71427c01), lá encontrei no meio da tralha das experiências inacabadas, foi só trocar o cabo que liga ao I/O do Raspberry e adicionar uma união de eixos Technic.

Imagem
Jorge Pereira
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Re: [MOC] Caixa de música

Mensagem por gads »

A ideia está muita gira e funciona bem!

Consegues rebaixar a placa onde está a sereia de forma a que possas fechar a tampa?
Era giro não teres de "reconstruir" a caixa cada vez que abres e fechas a tampa.

No entanto, o que gostava mesmo de ver era a sereia integrada num micro-layout de uma praia com o mar e rochas  :whistle:

Entretanto, o Youtube já bloqueou o teu vídeo....
Guilherme Santos
www.historybricks.com
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="gads"]
...
Entretanto, o Youtube já bloqueou o teu vídeo....
[/quote]

Realmente, mas porquê? Por causa da música?
gads
Administrator
Administrator

Mensagem por gads »

Eu não o cheguei a ver mas se estavas a usar música é bem provável que tenha sido isso  ???
Esta cena do youtube agora é uma mariquice das grandes. Cheira-me que irá começar a perder actividade em breve
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Penso que não bloqueou propriamente mas impede de ver «embutido» no forum, obriga a abrir directamente noutra janela ou tab (pelo menos há dias estava assim).
O problema é que usei uma música dos Xutos&Pontapés ("Pequenina") e o Youtube ao processar o video topou (é um dos motivos do processamente demorar tanto tempo... não é só tratamente e armazenamento, é também recolha de parâmetros suficientes para comparar com a base de dados de copyrights da Google) e fui obrigado a escolher entre remover a música ou aceitar o aviso de poder estar a infringir direitos.

Optei por deixar a música. É especial para nós e não fazia sentido gravar o video com outra música só por causa da paranóia dos direitos de autor.

Quanto ao desmontar a caixa isso não acontece, só se puxa a sereia para cima para removê-la do furo e guarda-se no compartimento lateral a que chamei pomposamente guarda-jóias.
A ideia do micro-layout é boa, ocorreu-me coisa parecida. Basta inserir uma base mais larga entre a sereia e a base actual com conchas, caranguejos, peixes... vou tentar tirar umas fotos que ilustrem a cena. Mas como essa base com a sereia em cima não deve caber no guarda-jóias será sempre necessário desmontar parte do conjunto para arrumar e perder algum tempo a remontar cada vez que se volta a usar a caixa... o que é bom porque disfarça os quase 30 segundos de arranque do Raspberry Pi ;)
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Ainda em relação à ideia do micro-layout, tirei umas fotos ao nano-layout que a minha marida criou:

Teve mesmo de ser "nano" para poder caber na íntegra no compartimento «guarda-jóias» sem desmontar
Imagem

Aqui pode-se ver apenas apoiado sobre o furo-eixo:
Imagem

E aqui pode-se ver já plenamente inserido - é muito pouco mas o suficiente para acoplar e desacoplar sem grandes dificuldades e sem arrancar nenhum tile:
Imagem

Se o topo da Caixa de Música pudesse ser «rebatido» podia ter um cenário de fundo do mar (em vez dos tiles negros) e a sereia rodava dentro desse cenário. É uma hipótese, apesar de o espaço vertical dentro da caixa ser muito limitado - talvez consiga reduzir 2 ou 3 plates de altura, mais que isso só deitando a bateria e isso obriga-me a repensar o acesso ao botão e à ficha do recarregador.
Jorge Pereira
gads
Administrator
Administrator

Mensagem por gads »

[quote="CyberX"]
Se o topo da Caixa de Música pudesse ser «rebatido» podia ter um cenário de fundo do mar (em vez dos tiles negros) e a sereia rodava dentro desse cenário. É uma hipótese, apesar de o espaço vertical dentro da caixa ser muito limitado - talvez consiga reduzir 2 ou 3 plates de altura, mais que isso só deitando a bateria e isso obriga-me a repensar o acesso ao botão e à ficha do recarregador.
[/quote]

Isso é que era  ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

[MOC] Caixa de música - blog com mais detalhe

Mensagem por CyberX »

Como prometido, o link para o artigo no blog:

http://ofalcao.pt/blog/2014/caixa-de-musica-lego

o artigo está MUITO extenso por isso só mesmo para quem tiver curiosidade quanto aos pormenores técnicos. Num próximo artigo publico a parte que diz respeito ao software (parametrização do sistema operativo, ficheiros de arranque, scripts python, bla-bla-bla...).
Jorge Pereira
Responder