Mudança de Windows para Linux

Quando a informática e o LEGO se unem!
Responder
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mudança de Windows para Linux

Mensagem por AGarcia »

Bem... depois de ver este comentário:

[quote="CyberX"]
(...) mas foi mesmo por coisas como essas que eu abandonei o Windows  >:D
[/quote]

...também eu ando à algum tempo para abandonar o windows, mas ainda não o fiz, pelo que aproveito para perguntar o seguinte:

- Gosto muito de usar o LDD, mas não existe versão para linux, será que o mesmo trabalha numa aplicação tipo Wine?
- Os programas alternativos do tipo office, conseguem abrir as ultimas versões dos ficheiros originais do Word (doc) e Excel (xls)?
- Que distribuição aconselhariam?

Ah! Não me peçam para mudar para o ecosistema da apple, porque, para além de ser caro, não tenho nenhum equipamento...  ;D ;D ;D

Fico desde já agradecido pelo feedback.
A. Garcia
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Re: Mudança de Windows para Linux

Mensagem por csiquet »

Tive de me adaptar ao Linux para o trabalho e confesso que não foi fácil de início.
Especialmente porque o que faço requer o uso das linhas de comando...  :-\

- Gosto muito de usar o LDD, mas não existe versão para linux, será que o mesmo trabalha numa aplicação tipo Wine?
O Wine, não sei mas se tiveres uma versão do Windows oficial, podes instalar uma máquina virtual (VM VirtualBox,...) e correr Windows como se estivesse instalado no computador; precisas de um antivirus então.

- Os programas alternativos do tipo office, conseguem abrir as ultimas versões dos ficheiros originais do Word (doc) e Excel (xls)?
Sim, conseguem; talvez se perca uma funcionalidade ou outra. Ainda é possível gravar com a extensão do MS Office e manter assim a compatibilidade.

- Que distribuição aconselhariam?
Ubuntu 14.04.1 LTS

Para quem quiser explorar, é possível fazer coisas fantásticas com o Linux.
E os programas são na maioria grátis mas, as vezes, é bastante complicado instalá-los.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Olha eu uso Linux, mais concretamente Ubuntu, há uns 8 anos. Não sou um expert, talvez um power user, e não te vou te dizer que é super-fácil e faz tudo o que o Windows faz... não é bem assim... apesar de no meu ver PERMITIR fazer MUITO mais que o Windows.

Se queres mesmo começar, sugiro Ubuntu, se tiveres um problema a probabilidade de encontrar alguém na Net com a solução é maior. Mas não vás a correr formatar o teu único PC e instalar Ubuntu... é conveniente teres um plano B (género instalar o Ubuntu no mesmo PC com Windows e poder arrancar um ou outro, ou usar um PC mais antigo com o Ubuntu até te sentires confiante). Se o teu PC tiver algum CPU e RAM podes instalar o VirtualBox no Linux e ter uma VM com Windows para as emergências (como o ambiente do Mindstorms, que nunca usei) - o contrário também é válido, podes instalar VirtualBox no teu Windows e ter as VM's de Linux que quiseres.

Existem outras distros de Linux muito divulgadas (Fedora por exemplo) mas eu vejo uma razão para ficar pelo Ubuntu: é basiado em Debian, tal como os sistemas operativos que eu uso no Raspberry Pi (Raspbian), no EV3 (ev3dev) e no meu servidor virtual onde tenho o blog. Por isso é-me fácil saltitar de uns para os outros [na linha de comando - mais cedo ou mais tarde vais ter de te ir parar à linha de comando].

Para usares alguns programas nem precisas ir para Linux, existem muitos Open Source disponíveis também para Windows (o Firefox e o LibreOffice por exemplo). A minha marida habituou-se ao Firefox, sobretudo pelos plugins. E ao GIMP, para manipulação de imagem é quase um Photoshop [mas no início é um choque].

LEGO Digital Designer para Linux não existe, mas há uns tempos consegui instalar no meu Ubuntu com o Wine, estou agora a ver e é a versão 4.3.8. Se funciona 100% não sei, eu sou azelha com CAD. Mas existem vários CAD's para LEGO (MLCAD, LeoCAD...).

O LibreOffice abre e escreve  tudo em geral mas por vezes não consegue mostrar correctamente certas formatações. A minha marida nunca se converteu ao Linux por causa do Excel, ela tem uma panca de fazer tudo em Excel e tinha uma série de gráficos ajustados ao pormenor e no LibreOffice ficavam estranhos (não errados, apenas estranhos). Há também algumas funções avançadas de Excel que não estão disponíveis em LibreOffice ou estão mas os parâmetros não são exactamente os mesmos.

Se precisas MUITO do Outlook então esquece, não existe nada no mundo Open Source que lhe chegue aos calcanhares.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AGarcia
Administrator
Administrator
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

Obrigado pelos vossos comentários.

Não irei abandonar totalmente o windows (talvez passe do 8.1 para o 7  ;D ), irá ficar em dual boot com o linux.

[quote="CyberX"]
Se precisas MUITO do Outlook então esquece, não existe nada no mundo Open Source que lhe chegue aos calcanhares.
[/quote]

O outlook já deixei de o utulizar à muitos anos, pelo menos em casa, desde que tenho gmail que nunca mais usei qualquer cliente de email.
Só no trabalho é que sou obrigado a utilizá-lo...

:fixe:
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Também te sugiro o Ubuntu. Está muito bem feitinho e agrada-me bastante (talvez por ter algumas semelhanças com o OSX) :)

Em relação ao Office, confesso que as alternativas embora sejam porreiras o original ainda continua a ser o melhor.
O editor cad para lego é que te vais ver mais à rasca para encontrar uma solução alternativa de jeito...

PS: tens o Office e o LDD para o OSX  :whistle:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Contacto:

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Boas Garcia,

Se calhar já usas um Linux e nem sabias... Não tens um telemóvel Android??? O Android é baseado em Linux.

Eu tenho o Ubuntu a correr num PC em alternativa ao Windows. Acho que vai na versão 14.1, se não me engano.
Acerca da utilização de alternativas do Office, parece-me que não há problemas muito graves, tudo depende do que queres fazer e se pretendes partilhar ficheiros com outros utilizadores e vice-versa. Eu sou "cliente" do StarOffice desde 2001 que depois mudou de nome para OpenOffice e mais  recentemente para LibreOffice. O LDD não me acredito que consigas arranjar para o Linux, mas acho que consegues usar o site feito em conjunto pela Google com a LEGO porque acho que correm no browser, logo, sem instalação. Ficas é limitado na variedade de peças. Depois tens o LDRAW, que nunca experimentei, mas que tem uma versão para Linux. A instalação é que normalmente requer um bocado de mais conhecimentos informáticos, isto se não existir um pacote de instalação no Ubuntu semelhante ao que existe no Android (o Play Store). Normalmente o Linux é para pessoal que acha que um sistema operativo é para interagir com teclado e o ambiente visual é "para meninos".

De "leigo para leigo" é aquilo em que te posso ajudar...

Boa sorte
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
AGarcia
Administrator
Administrator
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

[quote="AGarcia"]
Ah! Não me peçam para mudar para o ecosistema da apple, porque, para além de ser caro, não tenho nenhum equipamento...  ;D ;D ;D
[/quote]

Como é que eu fui adivinhar?!  ;D ;D ;D

[quote="gads"]
PS: tens o Office e o LDD para o OSX  :whistle:
[/quote]
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

O Ubuntu sofre um upgrade duas vezes por ano, em Abril (04) e Outubro (10). Como saiu a semana passada o de Outubro e estamos em 2014, a versão mais recente é a 14.10.
Mais ou menos de 2 em 2 anos é marcada uma versão como LTS (Long Term Support) que é a recomendada para utilizar em empresas. Não é melhor nem pior, é apenas a que eles se comprometem a manter e testar durante mais tempo e isso numa empresa conta muito (vocês que não há muito saíram do XP para o 7 e estão a começar a habituar-se ao 8 ou 8.1 sabiam que faltam poucos meses para o 10?).

Ao contrário do Windows, não é preciso reinstalar cada vez que sai uma nova versão, é possível [tendo largura de banda] um update mais ou menos pacífico com um reboot apenas. Estou prestes a dar o salto para o 14.10 num portátil que começou com 12.04 e nunca foi reinstalado.

Não é estritamente necessário usar a linha de comando, tal como no Windows também não é. Existe uma aplicação gráfica, Ubuntu Software Center, para instalação das milhentas aplicações disponíveis  (algo que a Google e a Apple imitaram mais tarde nos telemóveis/tablets e depois a Microsoft também). Pesquisei lá por LDraw e apareceu-me o LeoCAD, fui ao site (http://www.leocad.org/trac) e tem versão para Windows e OSX, podes experimentar a ver se gostas.

Mas se quiseres tirar partido pleno do Ubuntu (ou se começares a ter chatices) vais ter de ir à linha de comando. Como no Windows, sobretudo depois de introduzirem o Powershell. Os sistemas operativos gráficos enganam, a parte gráfica é apenas uma aplicação a correr mas o sistema operativo pleno está lá atrás. A propósito: dizer que o Android é Linux é quase o mesmo que dizer que o Windows 3/95/98/Me eram DOS ou que o OSX é Unix. Tecnicamente não está errado... mas é redutor.

Se quiseres jogos, inclusive jogos Windows, precisas de uma placa gráfica nVidia. Funciona com AMD, Intel, whatever.... mas funciona RÁPIDO com nVidia. Por jogos Windows quero dizer jogos do Windows a correr com o Wine, podes ir ao site ver os mais compatíveis. Quando saiu o Starcraft há uns 4 ou 5 anos joguei sem problemas até ao fim. Parece estranho mas alguns dizem que conseguem melhor desempenho no mesmo equipamento se usarem Linux+Wine em vez de Windows [em parte porque algumas coisas menores não funcionam mas não se percebe e com isso não se consomem tantos recursos e em parte porque a Microsoft passa a vida a fazer corte e costura em vez de inovar verdadeiramente e por isso os sistemas operativos estão cheios de lixo]. Há também muitos programas na lista do Wine sem serem jogos... mas os jogos é que estão a puxar pelos colaboradores.

Se não tiveres um PC para experimentar podes arranjar um Raspberry Pi por €40. Não é um Formula 1 mas há malta a usá-lo para navegar na Net, servir de Media Center e jogar Minecraft. Não tarda nada estás a usá-lo para controlar motores LEGO e dás por ti a inscreveres-te num LUG ;)
Jorge Pereira
AGarcia
Administrator
Administrator
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

Eu sou do tempo do velho e bom MS-DOS, por isso, a linha de comandos não me assusta.
Também devo dizer que estou bastante à vontade no meio informático.

Para os jogos tenho a Playstation 3 que ainda serve perfeitamente.

[quote="CyberX"]
Se não tiveres um PC para experimentar podes arranjar um Raspberry Pi por €40. Não é um Formula 1 mas há malta a usá-lo para navegar na Net, servir de Media Center e jogar Minecraft.
[/quote]

Material informático antigo é algo que não falta por aqui.
Claro que gostaria de experimentar um Raspberry Pi (já estive mesmo tentado), mas já tenho muita coisa para fazer...

[quote="CyberX"]
Não tarda nada estás a usá-lo para controlar motores LEGO e dás por ti a inscreveres-te num LUG ;)
[/quote]

Inscrever-me numa LUG? Não percebi essa...
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="AGarcia"]
[quote="CyberX"]
Não tarda nada estás a usá-lo para controlar motores LEGO e dás por ti a inscreveres-te num LUG ;)
[/quote]

Inscrever-me numa LUG? Não percebi essa...
[/quote]
A frase foi autobiográfica. ;)
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Pois foi :)

E mais uma acha a favor do Ubuntu: pegam-se em meia dúzia de exemplos para Raspberry Pi e temos um wiimote a funcionar no nosso PC, prestes a funcionar também no nosso EV3:

Jorge Pereira
AGarcia
Administrator
Administrator
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

:clapping: :clapping: :clapping:
Responder