Meus amigos,
Com o aproximar da BRInCKa 2015 (Junho é já amanhã!), torna-se imperioso definir o tipo de módulos a adoptar para a mesa MPL, se queremos já ter alguma coisa significativa para mostrar em Tomar.
Em conversa com o Fernando, ainda cheguei a pôr a hipótese de abrir uma votação aqui no fórum, no sentido de ser democraticamente feita a opção entre as duas infra-estruturas em apreciação: o modelo
MILS vs. as simples
baseplates 32 x 32.
Tenho sido um fervoroso adepto do MILS, e já referi aqui algumas das suas vantagens: robustez, solidez nas ligações, passagens "subterrâneas" para electrificação, etc..
Tudo isto tem, porém, os seus custos, já que naturalmente haverá que construir, para cada módulo, a respectiva base MILS. E esses custos reflectem-se em duas vertentes importantes:
Em primeiro lugar, mais peças significam, pelo menos potencialmente, mais tempo envolvido em encomendas (e já não contaria aqui com o LUGBULK, que só nos traria as peças daqui a um ano e tal), eventualmente maior dispersão por lojas Bricklink e consequentemente maiores custos em portes.
Em segundo lugar -
last but not the least -, estive, pela primeira vez com algum rigor, a fazer as contas para apurar em quanto ficaria cada módulo. E assustei-me - a sério, assustei-me!
Tomando como exemplo o módulo da recta, tal como está, sem corantes nem conservantes,
[img width=240]
http://img.photobucket.com/albums/v373/ ... d4i3j4.png[/img]
e recolhendo no Bricklink os preços das peças na gama dos mais em conta, apurei que construir aquele bocadinho de recta em MILS custaria entre 45 a 50 euros.
Fiquei a saber que a mesma construção, assente numa simples
baseplate, passaria a custar "apenas" cerca de 30 euros.
Agora, se multiplicarmos esta diferença por - digamos - 50 módulos, nada de especial... como diria o outro, "façam vocês as contas"!
Pois, é muito dinheiro! Confesso que antes não me tinha apercebido de que a diferença era tão grande.
Mea culpa...
Por estes motivos, e embora com grande pena minha (tenho na mão um módulo MILS acabadinho de construir e é uma coisa bonita de se ver), venho aqui e agora propor definitivamente que o projecto MPL seja construído sobre simples
baseplates, para que, como observou e muito bem o Fernando, não acabemos por dispersar os nossos recursos em "material de enchimento" e antes os apliquemos no que realmente interessa.
De qualquer forma, não quero nem devo estar aqui a impor nada (o projecto MPL não é meu, é da

), e por isso gostaria de ouvir a vossa opinião a respeito.
Obrigado por lerem até ao fim mais este "lençol"!