[MOC] Moínho de Mira Sintra

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

[MOC] Moínho de Mira Sintra

Mensagem por CyberX »

Um projecto a dois cá de casa - o ex libris da nossa ex-freguesia

Ainda não está concluído mas o aspecto final não será muito diferente. Falta essencialmente melhorar a robustez (o telhado cai se espirrarmos) e acertar os pormenores que se conseguirem sem encarecer mais a coisa.

O original:
[img width=480]http://m8.i.pbase.com/g3/21/4921/2/7639 ... S6qRDS.jpg[/img]
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Re: [MOC] Moínho de Mira Sintra

Mensagem por AGarcia »

Excelente!
:clapping: :clapping: :clapping:
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Está com muita pinta  :clapping:
O telhado até está a ficar com bom aspecto. Se conseguirem reforçar, fica impecável.

PS: no outro dia encontrei uma referência interessante que ainda não estudei ao detalhe para ver como fizeram
ImagemSolution#2 Topping off a round house by Simon Pickard, on Flickr
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="gads"]
Está com muita pinta  :clapping:
O telhado até está a ficar com bom aspecto. Se conseguirem reforçar, fica impecável.
[/quote]

Obrigado. Achas que se enquadra na Mesa Medieval? Se não, ponho-o a fazer paisagem num dos meus módulos MFL.
(para me divertir vou arranjar forma de fazer um D. Quixote e um Sancho Pança rápidos)

Estamos a refazer o telhado para ficar assente num tecto amovível que depois apoie sobre o corpo do moínho sem encaixar - não muito diferente dos moínhos a sério, o tecto assenta sobre uma calha circular para o moleiro poder rodá-lo e aproveitar a melhor direcção do vento... falta por isso uma galinha no topo do telhado a fazer de catavento.

Mais sólido fica de certeza mas vai continuar meio esburacado, não tenho arte para conseguir um tecto completo com as peças que tenho e já estourei o orçamento dos próximos meses.

A foto que publicaste parece a forma como fizi as pás do moínho: no topo, ao centro, uma peça octogonal (por baixo da roda de carroça que só está lá para disfarçar) à qual se prendem com clips os 8 raios com plates que devem ser plates longas, talvez triangulares e depois puseram por cima tiles a cobrir. Se eu tivesse tiles pretos suficientes podia tentar mas tenho quase todos empatados no Concerto dos Xutos e na Caixa de Música.
Jorge Pereira
gads
Administrator
Administrator

Mensagem por gads »

Sim, acho que se enquadra perfeitamente na aldeia :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Ainda não tinha nenhuma fotografia por isso cá vai:

Imagemmoinho01 by Jorge Pereira, on Flickr

Não se vê na foto mas acrescentámos uma janela que faltava.
O telhado está mais robusto e pode-se levantar pegando pelo cata-vento, só a galinha é que não está segura, temos de pensar nisso - além de trocá-la por uma preta ou pelo menos cinza.
O único acréscimo significativo que estamos ainda a considerar é um pavimento para o moínho e talvez umas velas em papel.
Jorge Pereira
gads
Administrator
Administrator

Mensagem por gads »

As velas em papel eram capazes de ser uma boa adição  :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Experimentámos uma vela em papel mas como tínhamos peças suficientes acabámos por optar por velas puristas:

Imagemmoinho02 by Jorge Pereira, on Flickr

O «galo» no cata-vento e a mó cá fora estão fixos, já não há batota. O telhado está apoiado numas vigas interiores no topo do moínho para se poder orientar à mão mas a forma mais estável é como está na foto e no video (o telhado tende a tombar na direcção do eixo devido ao peso das pás/velas, mas nada de crítico...).
Jorge Pereira
agadoijo
Sócio
Sócio
Registado: 06 mai 2013, 14:06

Mensagem por agadoijo »

:clapping: :clapping:
Acho que ficou bastante bem comparado com o original.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="agadoijo"]
[/quote]

Obrigado. O de Mira Sintra, pintado com estas cores, é igual ao de muitos outros por aí fora, a única caracteristica que o distingue (e que nós optámos por deixar de fora) é o pátio e a rampa de acesso. Em Tomar é bem capaz de aparecer gente a dizer "olha o moínho de Odemira" ou de outro sítio qualquer.

O que interessa mesmo é que ficou toda a gente satisfeita, os miúdos estão sempre a pedir para ligar o moínho e a marida ficou deliciada em conseguirmos tê-lo pronto por alturas do aniversário.

Em Tomar dava-me jeito uma bateria Power Functions e um carregador, ambos do espólio da PLUG, para manter o moínho a rodar. A mesma bateria ia dar jeito para 2 ou 3 outras coisas [pequenas] que estou a pensar por a mexer também, à maneira da aldeia miniatura ali para os lados da Malveira que nunca me lembro onde fica (se é que ainda existe).
Jorge Pereira
ggfcsimoes
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 15 nov 2007, 20:58

Mensagem por ggfcsimoes »

[quote="CyberX"]
[quote="agadoijo"]
[/quote]

Obrigado. O de Mira Sintra, pintado com estas cores, é igual ao de muitos outros por aí fora, a única caracteristica que o distingue (e que nós optámos por deixar de fora) é o pátio e a rampa de acesso. Em Tomar é bem capaz de aparecer gente a dizer "olha o moínho de Odemira" ou de outro sítio qualquer.

O que interessa mesmo é que ficou toda a gente satisfeita, os miúdos estão sempre a pedir para ligar o moínho e a marida ficou deliciada em conseguirmos tê-lo pronto por alturas do aniversário.

Em Tomar dava-me jeito uma bateria Power Functions e um carregador, ambos do espólio da PLUG, para manter o moínho a rodar. A mesma bateria ia dar jeito para 2 ou 3 outras coisas [pequenas] que estou a pensar por a mexer também, à maneira da aldeia miniatura ali para os lados da Malveira que nunca me lembro onde fica (se é que ainda existe).
[/quote]

A Aldeia do Sobreiro ;) a seguir ao Seixal, na direcção Ericeira-Mafra (na Estrada Nacional, claro)
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

A Aldeia do Sobreiro ;) a seguir ao Seixal, na direcção Ericeira-Mafra (na Estrada Nacional, claro)
É isso mesmo, muito obrigado.
Tenho de ir lá um dia com os pequenos comer um pão com chouriço e tirar umas ideias.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Actualizo este topico para mostrar o Moínho integrado na Mesa Medieval do Oeiras BRInCKa 2016. Apesar do improviso de última hora penso que ficou melhor assim, mais junto ao público e mais enquadrado no arvoredo, do que em Tomar 2015.

Imagem

Em Tomar aprendi a lição e desta vez trouxe o meu próprio transformador 9V LEGO, adquiri 3 entretanto e dão muito jeito para MOC animados.
Jorge Pereira
Responder