Primeiro o mais importante: parabéns!
Agora as coisas mais práticas... ajuda saber:
- quanto tempo tens até ao feliz evento.
- que tamanho e orçamento estás a considerar?
Eu há ano e meio fiz uma caixa de música LEGO para o aniversário da marida, encontras por aqui no sub-forum Technic & Mindstorms. Mas a tampa abre manualmente e para embaratecer os custos enfiei um Raspberry Pi lá dentro em vem de um Mindstorms.
Sem encarecer muito a coisa podes ter uma tampa que abre com manivela em vez de motor.
Pneumatico é mais a área do Alexandre mas a menos que dês manualmente à manivela ou à bomba, vais sempre precisar de um motor para gerar o ar comprimido que precisas para accionar o pneumatico por isso não me parece grande opção.
Aqui na PLUG começam-me a conhecer por causa da minha pancada pelos micro-motores de 9V (o vermelho da esquerda na foto) por serem pequenos e caberem em quase qualquer lado
Infelizmente já não se fazem por isso se não tiveres nenhum prepara-te para dar pelo menos uns €20 no bricklink. São um pouco barulhentos mas sem fazer propriamente um basqueiro. Os mais silenciosos são salvo erro uma variante dos motores que estão no meio na mesma foto mas rodam muito rápido e precisas usar engrenagens para reduzir a velocidade e como estas fazem barulho acaba quase por ir dar ao mesmo.
Eu sugeria-te o micro-motor para não icar uma caixa muito grande. Para abafar o ruído, se achares demasiado, podes envolver o motor com algodão ou mesmo cortiça. Além disso uma bateria das antigas de 9V e um botão de ligar/desligar, de preferẽncia disfarçado.
Agora se quiseres algo "Wow" e tiveres tempo e dinheiro e não te ralares com uma caixa de alianças do tamanho de uma caixa de sapatos de criança... com um Mindstorms lá dentro fazem-se maravilhas, como no video que o Cristophe acabou de re-publicar.