[WIP] Gerador de fumo
- CyberX
- Sócio

- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Contacto:
[WIP] Gerador de fumo
Versão mais pequena, quase-quase o tamanho de uma chaminé de comboio.
Melhor enrolamento por isso funciona com bateria Power Functions (primeiro video usei uma LiPo PF) embora duvide que dê para mover o comboio e simultaneamente fazer montes de fumo - mas com uma bateria antiga 9V ou com comboios alimentados pelos carris funciona (segundo video usei um Speed Controller)
Melhor enrolamento por isso funciona com bateria Power Functions (primeiro video usei uma LiPo PF) embora duvide que dê para mover o comboio e simultaneamente fazer montes de fumo - mas com uma bateria antiga 9V ou com comboios alimentados pelos carris funciona (segundo video usei um Speed Controller)
Última edição por CyberX em 26 set 2015, 08:54, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Re: [WIP] Gerador de fumo
Mas isso não usa água como outros?
Não consigo ver o depósito.
Ou então é tão pequeno que estás a encher de 5 em 5 minutos !?
Não consigo ver o depósito.
Ou então é tão pequeno que estás a encher de 5 em 5 minutos !?
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
Glicerina. Umas gotas dao para uns minutos, o deposito deve dar para meia hora a meio gas.
Jorge Pereira
- agadoijo
- Sócio

- Registado: 06 mai 2013, 14:06
I like it! 
No segundo video pareceu-me a quantidade ideal de fumo!
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
[quote="agadoijo"]
I like it!
[/quote]
Nos videos nota-se menos do que ao vivo - o segundo video é já uma fumarada considerável
Mas se soprar para cima do fumo ou se fizer passar uma corrente de ar pelo fumo ocorre alguma condensação que "engrossa" o fumo. A minha esperança é que mesmo no caso do primeiro video, se ocorrer movimento (um comboio ou um carro a vapor) ocorra tb alguma condensação.
I like it!
[/quote]
Nos videos nota-se menos do que ao vivo - o segundo video é já uma fumarada considerável
Mas se soprar para cima do fumo ou se fizer passar uma corrente de ar pelo fumo ocorre alguma condensação que "engrossa" o fumo. A minha esperança é que mesmo no caso do primeiro video, se ocorrer movimento (um comboio ou um carro a vapor) ocorra tb alguma condensação.
Jorge Pereira
- gads
- Administrator

- Registado: 11 set 2006, 23:58
Está muito fixe estou a pensar numa série de aplicações para esta nova engenhoca, sendo os comboios o primeiro a vir-me à mente 
Bom trabalho
Bom trabalho
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
Para quem quiser pouco trabalho, sugiro ir a uma loja de modelismo e comprar um gerador de fumo para combóios. Eu arranjei um da Marklin muito pequeno, para modelos HO (7226, 25 euros) que na verdade é da Seuthe (modelo #10, pelos vistos tudo que é geradores de fumo e respectivos óleos para modelismo vem da Seuthe) e como é para 16 Volt e consome muito pouco (penso que menos de 200 mA) funciona bem com uma bateria Power Functions:

O problema é que como é muito pequeno o "tanque" leva apenas 2 gotas (duas mesmo, tramado não vir por fora - a Seuthe inclui uma seringa, a Marklin não). o que dá para poucos minutos.
A Marklin não inclui o líquido de fumo, tem de se comprar à parte. É na verdade uma mistura de óleos minerais (por isso há quem use óleo Johnson para bebés) mas glicerina serve também (o fumo é um pouco menos denso mas tb tem menos cheiro e uma garrafa de litro custa poucos euros nas lojas tipo AKI). Além disso só tem um terminal, o outro é o próprio tanque, que é num metal semelhante ao bronze e por isso não consigo soldar-lhe o cabo PF, fica uma cena mal enjorcada.
Depois prometo mostrar alguma coisa com o da Marklin, agora estou entretido com o meu pŕoprio.

O problema é que como é muito pequeno o "tanque" leva apenas 2 gotas (duas mesmo, tramado não vir por fora - a Seuthe inclui uma seringa, a Marklin não). o que dá para poucos minutos.
A Marklin não inclui o líquido de fumo, tem de se comprar à parte. É na verdade uma mistura de óleos minerais (por isso há quem use óleo Johnson para bebés) mas glicerina serve também (o fumo é um pouco menos denso mas tb tem menos cheiro e uma garrafa de litro custa poucos euros nas lojas tipo AKI). Além disso só tem um terminal, o outro é o próprio tanque, que é num metal semelhante ao bronze e por isso não consigo soldar-lhe o cabo PF, fica uma cena mal enjorcada.
Depois prometo mostrar alguma coisa com o da Marklin, agora estou entretido com o meu pŕoprio.
Jorge Pereira
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
Tens de levar isso à inspeção no próximo fim-de-semana...

FCorreia
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
[quote="Conchas"]

[/quote]
Os seus desejos são ordens, Presidente. Mas acho que chumba nas emissões de CO2... deve ter um motor Volkswagen
[/quote]
Os seus desejos são ordens, Presidente. Mas acho que chumba nas emissões de CO2... deve ter um motor Volkswagen
Jorge Pereira
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
A
aplica uma coima por emissões poluentes nas suas instalações e fica tudo resolvido!... 
FCorreia
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
[quote="Conchas"]
A
aplica uma coima por emissões poluentes nas suas instalações e fica tudo resolvido!... 
[/quote]
Estou confiante que não me confiscam a viatura, parece que há falta de espaço nas instalações para se reter o que quer que seja.
A
[/quote]
Estou confiante que não me confiscam a viatura, parece que há falta de espaço nas instalações para se reter o que quer que seja.
Jorge Pereira
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
É como digo! Tudo se resolve com uma simples coima. 
E ainda alguém achava que não se devia investir numa garagem "tão grande"...
E ainda alguém achava que não se devia investir numa garagem "tão grande"...
FCorreia
- AlexandreRibeiro
- Administrator

- Registado: 01 mar 2009, 23:29
- Contacto:
Glicerina???
Andas a ler manuais dos Talibans???
AlexandreRibeiro
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
[quote="AlexandreRibeiro"]
Glicerina???
[/quote]
Até aqui tudo o que eu publiquei é 100% seguro
A glicerina é um alcool usado para hidratar a pele. Se adicionares ácido nítrico e um catalisador e NÃO ABANARES então tens nitroglicerina. Mas a glicerina em si é inofensiva, até se pode beber (não que eu o tenha feito), como é doce e xaroposa é adicionada a licores e outros géneros alimentares.
Limito-me a aquecer a glicerina até vaporizá-la mas sem a queimar. O vapor é inofensivo apesar de ter um cheiro adocicado ligeiramente enjoativo. Se queimar é que começa a cheirar a ranço e já não é tão inofensivo assim.
O vulcão do gads em Tomar usava glicerina. Ele é que não sabe. Os líquidos para máquinas de fumos são uma mistura de água destilada e glicerina, eventualmente um corante também.
Voltando ao 100% seguro... se em vez de um pavio embebido em glicerina usar uma cabeça de fósforo tenho um isqueiro ou um ignitor de foguetes. Isso sim é material para talibans mas o video fica para outras guerras
Isto começou tudo com um anúncio do Cristophe de um concurso de MOC's de cientistas e laboratórios. Não vou participar mas tenho um vulcão, um foguete e um gerador de fumos funcionais...
Glicerina???
[/quote]
A glicerina é um alcool usado para hidratar a pele. Se adicionares ácido nítrico e um catalisador e NÃO ABANARES então tens nitroglicerina. Mas a glicerina em si é inofensiva, até se pode beber (não que eu o tenha feito), como é doce e xaroposa é adicionada a licores e outros géneros alimentares.
Limito-me a aquecer a glicerina até vaporizá-la mas sem a queimar. O vapor é inofensivo apesar de ter um cheiro adocicado ligeiramente enjoativo. Se queimar é que começa a cheirar a ranço e já não é tão inofensivo assim.
O vulcão do gads em Tomar usava glicerina. Ele é que não sabe. Os líquidos para máquinas de fumos são uma mistura de água destilada e glicerina, eventualmente um corante também.
Voltando ao 100% seguro... se em vez de um pavio embebido em glicerina usar uma cabeça de fósforo tenho um isqueiro ou um ignitor de foguetes. Isso sim é material para talibans mas o video fica para outras guerras
Isto começou tudo com um anúncio do Cristophe de um concurso de MOC's de cientistas e laboratórios. Não vou participar mas tenho um vulcão, um foguete e um gerador de fumos funcionais...
Jorge Pereira
-
csiquet
- Sócio

- Registado: 10 mar 2008, 16:50
- Contacto:
[quote="CyberX"]
...Se adicionares ácido nítrico e um catalisador e NÃO ABANARES então tens nitroglicerina.
...
[/quote]
Por aí...
[quote="CyberX"]
...
[/quote]
Huh? Qual?
Não me lembro de nada.
...Se adicionares ácido nítrico e um catalisador e NÃO ABANARES então tens nitroglicerina.
...
[/quote]
Por aí...
[quote="CyberX"]
...
[/quote]
Huh? Qual?
Não me lembro de nada.