LEGO Power Functions Laser by Jorge Pereira, on FlickrO princípio é o mesmo:
- uma ponte rectificadora
- um LED comum
- uma resistência de 15 Ohm
- um Laser vermelho de porta-chaves chinês
O porta-chaves custou-me €2.5 - comprei todos os que havia na loja (e fico sempre a pensar como há muitos, muitos anos, numa galáxia distante, pedi à CGD o meu primeiro cartão de crédito para mandar vir um porta-chaves dos EUA por uns $50... a Caixa demorou 2 meses a autorizar-me o cartão porque eu não tinha rendimentos, o laser esteve retido na alfândega quase um mês e paguei uns 2 contos de taxas).
O porta-chaves tem 3 pilhas de botão (total 4.5V) e ainda 2 LEDs brancos de alto-brilho. Retirei os LEDs mas deixei os botões, dava demasiado trabalho.
O laser, a 4.5V, consome cerca de 20 mA. O positivo é o chassis dourado.
As pilhas de botão têm uma resistência interna muito alta, fico com a dúvida se os chineses contam com isso para não queimar o laser (os LEDs garantidamente já que ligam directamente às pilhas) e como não tenho especificações tenho medo de queimar o laser se usar uma bateria LiPo ou NiMH sem limitar a corrente.
Por isso para reduzir a tensão e controlar a corrente uso a ponte rectificadora (que tb permite usar o laser com qualquer bateria LEGO, independentemente da posição do cabo ou do switch da bateria), o LED (sendo vermelho caem cerca de 1,7 V) e a resistência, que ajustei empiricamente de modo que o laser consome quase 30 mA com uma bateria Power Functions LiPo.
O LED tem ainda a vantagem de dar uma indicação visual de que o laser está ligado (não queremos levar com ele no olho, mesmo que 5 mW seja considerado seguro).
Mais fotos e aplicações dentro em breve. Mas a parte mais interessante (mete Mindstorms e fumo) só quando vier outra encomenda da LEGO, preciso mais cabos PF para ter 7 lasers.