Diorama Medieval colaborativo

Para os entusiastas das batalhas épicas da história universal!
Responder
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7882
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Nenhum  :)
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="PocasNuckie"]
Nenhum  :)
[/quote]

Ah ok! É que parecias tão surpreso com o esferovite quando na verdade um dos factores que influenciou a definição das alturas era precisamente a altura das placas de esferovite  :D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7882
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

A surpresa é só no facto que eu não sei se consigo arranjar disso. Consegues arranjar esferovite para o castelo todo?  :-\
Imagem
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

Estou meio perdido com as contas do relevo e da esferovite… :P

Fala-se em esforovite de 5cm por um lado e 5 bricks mais 1 plate por outro. Ora isto dá 51,2mm.
Atendendo a que a esferovite assenta sobre os studs da plate ou baseplate que está por baixo (1,7mm) ficamos com 51,7mm contra 51,2mm. Ou seja, estamos muito próximos do ideal.

Mas por outro lado as BURPs têm 6 bricks de altura. Se quisermos disfarçar o topo temos para aí pelo menos mais uma plate, ou uma plate e um brick, whatever…
Como estão a pensar fazer isto?
Fica um rebordo todo à volta!?

Por outro lado no documento do Guilherme vejo que fez os rochedos para as elevações com 8 bricks de altura…

Esclareçam-me lá melhor a ideia do que querem fazer?...
Deve haver placas de esferovite ou equivalente com outras alturas também.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

Já viram as quantidades e preços de baseplates 16x16 disponíveis no BL?
Mesmo as 16x32 não fica muito melhor.
Sim, não equaciono comprar LEGO usado. Pelo menos em quantidade. :P

Isto parece-me tudo mais viável se feito com plates em vez de baseplates. Que dizem?
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="Conchas"]
Estou meio perdido com as contas do relevo e da esferovite… :P

Fala-se em esforovite de 5cm por um lado e 5 bricks mais 1 plate por outro. Ora isto dá 51,2mm.
Atendendo a que a esferovite assenta sobre os studs da plate ou baseplate que está por baixo (1,7mm) ficamos com 51,7mm contra 51,2mm. Ou seja, estamos muito próximos do ideal.

Mas por outro lado as BURPs têm 6 bricks de altura. Se quisermos disfarçar o topo temos para aí pelo menos mais uma plate, ou uma plate e um brick, whatever…
Como estão a pensar fazer isto?
Fica um rebordo todo à volta!?

Por outro lado no documento do Guilherme vejo que fez os rochedos para as elevações com 8 bricks de altura…

Esclareçam-me lá melhor a ideia do que querem fazer?...
Deve haver placas de esferovite ou equivalente com outras alturas também.

[/quote]

As contas para uma placa de 5cm de altura não batem certo com os bricks por uns míseros milimetros.
No entanto, uma das regras da elevação é que se tem de usar uma altura mínima de 5 bricks e 1 plate mas podes ultrapassar desde que os "buracos" sejam minimizados.
Nas fotos do meu último teste, a elevação sobrepõe-se um pouco à placa de esferovite e gostei do resultado.

[quote="Conchas"]
Já viram as quantidades e preços de baseplates 16x16 disponíveis no BL?
Mesmo as 16x32 não fica muito melhor.
Sim, não equaciono comprar LEGO usado. Pelo menos em quantidade. :P

Isto parece-me tudo mais viável se feito com plates em vez de baseplates. Que dizem?
[/quote]

Se usarmos por norma módulos de 32x32 as baseplates comuns são boas e até se pode usar as da PLUG.
Em Tomar usámos só baseplates e deu para tudo... Aqui também se há-de arranjar!



Acho que agora o importante é realmente escolhermos as muralhas.
Acho que vou reunir as ideas/referências até final da semana para se escolher em 2 ou 3 dias seguintes (podem até debater para quem estiver na AG :P).
Senão o tempo começa a escassear e andamos a escolher o raio da muralha que é para fazer :P
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

Mas não vamos construir as nossas muralhas sobre as baseplates da PLUG, pois não!?
Já assim desaparecem poucas a cada evento... :(
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1240
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por agadoijo »

[quote="Conchas"]
Estou meio perdido com as contas do relevo e da esferovite… :P

Fala-se em esforovite de 5cm por um lado e 5 bricks mais 1 plate por outro. Ora isto dá 51,2mm.
Atendendo a que a esferovite assenta sobre os studs da plate ou baseplate que está por baixo (1,7mm) ficamos com 51,7mm contra 51,2mm. Ou seja, estamos muito próximos do ideal.

Mas por outro lado as BURPs têm 6 bricks de altura. Se quisermos disfarçar o topo temos para aí pelo menos mais uma plate, ou uma plate e um brick, whatever…
Como estão a pensar fazer isto?
Fica um rebordo todo à volta!?

Por outro lado no documento do Guilherme vejo que fez os rochedos para as elevações com 8 bricks de altura…

Esclareçam-me lá melhor a ideia do que querem fazer?...
Deve haver placas de esferovite ou equivalente com outras alturas também.

[/quote]

[member=68]Conchas[/member] acho os rochedos com 8 bricks de altura são culpa minha, quando falei com o [member=21]gads[/member] vi que um brick tem 9.6 mm de altura e uma plate tem 3.2 mm ora 9.6 * 8 = 76.8 + 3.2 = 80 mm dá exactamente para duas placas de esferovite de 4 cm de altura.
Ref: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... nsions.svg
Mas como o [member=21]gads[/member] já tinha as placas de 5 cm e para tentar reaproveitar, as regras mudaram um bocado.


[quote="gads"]
[quote="Conchas"]
Já viram as quantidades e preços de baseplates 16x16 disponíveis no BL?
Mesmo as 16x32 não fica muito melhor.
Sim, não equaciono comprar LEGO usado. Pelo menos em quantidade. :P

Isto parece-me tudo mais viável se feito com plates em vez de baseplates. Que dizem?
[/quote]

Se usarmos por norma módulos de 32x32 as baseplates comuns são boas e até se pode usar as da PLUG.
Em Tomar usámos só baseplates e deu para tudo... Aqui também se há-de arranjar!
[/quote]

Ahahahahah!
Já me ando a debater com isto à imenso tempo, sempre achei que os módulos (tiles) deviam ser de 32x32 por causa das bases de construção, para mim sejam baseplates ou plates de 16x16 é um custo adicional que sinceramente não consigo justificar.
Mesmo com as baseplates já vamos ter problemas nas cores... bright green vs green, foi realmente uma bright idea da LEGO :dontcare:

Pessoalmente acho que cada pessoa devia construir o que quer em cima de uma baseplate, as baseplates da PLUG deviam ser usadas para os "tapa buracos", por exemplo, zonas verdes onde também podem ser usadas as árvores da PLUG.
Percebo perfeitamente a ideia das tiles 16x16 para facilitar a participação de pessoal... mas... no fim acho que pode complicar mais do que ajudar, pois parece-me que estamos a chegar à conclusão que afinal é preciso construir em cima de baseplates de 32x32 ou então vamos ter tudo a alturas distintas.
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2424
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Eu também preferia as pares de 16x16, para dar algum uso às sacanitas...
Se possível, acho que devemos evitar as da PLUG e reservar para outras mesas...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

As placas 16x16 são muito mais fáceis de arrumar transportar. ;)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7882
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Eu só uso material meu  :fixe:
Imagem
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1240
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por agadoijo »

[quote="Conchas"]
As placas 16x16 são muito mais fáceis de arrumar transportar. ;)
[/quote]

Certo, mas a baseplate mais barata de 16x16 em green é tipo 3.70 eur no Bricklink... se calhar não me importo de fazer as coisas um pouco mais complicadas de transportar! :P
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

No LUGBULK saem mais baratinhas... :)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4536
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

[quote="Conchas"]
As placas 16x16 são muito mais fáceis de arrumar transportar. ;)
[/quote]
Eu prefiro plates 16x16 mas da maneira que isto esta a ir mais vale um tile ser 32x32 e noutro evento ve-se melhor a coisa.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

Eu tanto tenho plates 16x16 como tenho baseplates 32x32, posso usar um ou outro.

Para as muralhas podem-se usar as plates 16x16 e para o terreno usar as baseplates 32x32, por exemplo.

Também só vou usar material meu, já me chega as linhas de 9v da PLUG que tenho nos módulos MFL.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Responder