Também pensei se não valeria a pena abrir uma secção no website para este tipo de coisas que reencaminhasse para os regulamentos de construções comunitárias. Já temos o MFL, o MPL e agora o DMC
Diorama Medieval colaborativo
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
Eu actualizo esta thread.
Também pensei se não valeria a pena abrir uma secção no website para este tipo de coisas que reencaminhasse para os regulamentos de construções comunitárias. Já temos o MFL, o MPL e agora o DMC
Também pensei se não valeria a pena abrir uma secção no website para este tipo de coisas que reencaminhasse para os regulamentos de construções comunitárias. Já temos o MFL, o MPL e agora o DMC
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4536
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Apoio a ideia.
Temos muita informação útil no fórum que podia servir de muleta ao site, só que está demasiado dispersa.
As 3 normas modulares serão o mais óbvio para começar já que são projectos nascidos na PLUG mais ou menos bem documentados [um bocado confusos à mprimeira vista] mas talvez se conseguisse com alguma arrumação mais alguma coisa, género dicas.... de vez em quando ponho-me a ver o que os visitantes estão a ver e assim de repente lembro-me de um post do João que explica como fazer autocolantes, tem muita procura [o forum tem estatisticas que possam ajudar a determinar os temas mais procurados?]
Temos muita informação útil no fórum que podia servir de muleta ao site, só que está demasiado dispersa.
As 3 normas modulares serão o mais óbvio para começar já que são projectos nascidos na PLUG mais ou menos bem documentados [um bocado confusos à mprimeira vista] mas talvez se conseguisse com alguma arrumação mais alguma coisa, género dicas.... de vez em quando ponho-me a ver o que os visitantes estão a ver e assim de repente lembro-me de um post do João que explica como fazer autocolantes, tem muita procura [o forum tem estatisticas que possam ajudar a determinar os temas mais procurados?]
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- Conchas
- Direcção

- Mensagens: 16116
- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
[quote="gads"]
Estava agora a analisar melhor as imagens e reparei que tem duas linhas de amuras.
Para efeitos de muralha, só um dos lados necessita de amuras. Se construirem com duas faces recomendo que deixem a linha de amuras suficientemente independente para que possamos no local escolher qual das faces se enquadra melhor para o intereior/exterior do castelo.
Cheers!
[/quote]
Então e faz mal se colocarmos as amuras (nem sabia que o nme era este...
) dos dois lados?
Assim os bonecos que fazem a vigilia da noite depois de um jantar bem regado, nem caiem da muralha a baixo nem nada!...
Senão não ganhamos para as ligaduras...

Estava agora a analisar melhor as imagens e reparei que tem duas linhas de amuras.
Para efeitos de muralha, só um dos lados necessita de amuras. Se construirem com duas faces recomendo que deixem a linha de amuras suficientemente independente para que possamos no local escolher qual das faces se enquadra melhor para o intereior/exterior do castelo.
Cheers!
[/quote]
Então e faz mal se colocarmos as amuras (nem sabia que o nme era este...
Assim os bonecos que fazem a vigilia da noite depois de um jantar bem regado, nem caiem da muralha a baixo nem nada!...
Senão não ganhamos para as ligaduras...
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4536
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Nalguns casos a muralha pode ter amuras dos dois lados. Numa couraça, por exemplo (aquela muralha do castelo de S. Jorge que vem cá abaixo).

Mas no geral, os adarves (caminhos de ronda) tinham amuras apenas do lado exposto ao inimigo. Já naquele tempo a pedra era cara e não havia Bricklink.

A wikipedia tem uma entrada razoável em português, Castelo.
No fundo do artigo tem uma série de links para termos de Arquitectura Militar, com um campo so de Medieviais.

Mas no geral, os adarves (caminhos de ronda) tinham amuras apenas do lado exposto ao inimigo. Já naquele tempo a pedra era cara e não havia Bricklink.
A wikipedia tem uma entrada razoável em português, Castelo.
No fundo do artigo tem uma série de links para termos de Arquitectura Militar, com um campo so de Medieviais.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
Este esquema do castelo está muito fixe!
Acho que o vou colocar no documento como referência
Inicialmente esta a pensar em fazer uma torre albarrã mas agora estou a tentar construir uma torre de menagem com alambor tipo a que existe no castelo de Pombal.
Relativamente aos artigos para o site, era interessante e já existiram tempos.
Desde que o pessoal avance com o conteúdo, colocar no site é simples
Acho que o vou colocar no documento como referência
Inicialmente esta a pensar em fazer uma torre albarrã mas agora estou a tentar construir uma torre de menagem com alambor tipo a que existe no castelo de Pombal.
Relativamente aos artigos para o site, era interessante e já existiram tempos.
Desde que o pessoal avance com o conteúdo, colocar no site é simples
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- Conchas
- Direcção

- Mensagens: 16116
- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Construi as minhas duas primeiras tiles de muralha para sentir a coisa... 
Uma com arcos e a outra lisa, tudo feito com o que já existia por cá.
Agora faltam mais arcos pequenos (e sucessivamente hão-de começar a faltar mais coisas...) para continuar. Portanto seguem-se umas BrickLinkadas em breve...
A primeira impressão foi que gostei muito do resultado!
A segunda foi que me pareceu um desperdício tentar a muralha dupla. Seria um gatar de peças e dinheiro sem sentido. É que cada tile já consome m número considerável de peças, quanto mais quase o dobro.
Acredito que no LDD quase nem se sente, mas a encaixar bricks a sério, os dedos e a carteira sentem, e bem!
Uma com arcos e a outra lisa, tudo feito com o que já existia por cá.
Agora faltam mais arcos pequenos (e sucessivamente hão-de começar a faltar mais coisas...) para continuar. Portanto seguem-se umas BrickLinkadas em breve...
A primeira impressão foi que gostei muito do resultado!
A segunda foi que me pareceu um desperdício tentar a muralha dupla. Seria um gatar de peças e dinheiro sem sentido. É que cada tile já consome m número considerável de peças, quanto mais quase o dobro.
Acredito que no LDD quase nem se sente, mas a encaixar bricks a sério, os dedos e a carteira sentem, e bem!
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- agadoijo
- Sócio

- Mensagens: 1240
- Registado: 06 mai 2013, 14:06
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
[quote="Conchas"]
Construi as minhas duas primeiras tiles de muralha para sentir a coisa...
Uma com arcos e a outra lisa, tudo feito com o que já existia por cá.
Agora faltam mais arcos pequenos (e sucessivamente hão-de começar a faltar mais coisas...) para continuar. Portanto seguem-se umas BrickLinkadas em breve...
A primeira impressão foi que gostei muito do resultado!
A segunda foi que me pareceu um desperdício tentar a muralha dupla. Seria um gatar de peças e dinheiro sem sentido. É que cada tile já consome m número considerável de peças, quanto mais quase o dobro.
Acredito que no LDD quase nem se sente, mas a encaixar bricks a sério, os dedos e a carteira sentem, e bem!
[/quote]

Mas não tens nada do outro lado? Nem uns pilares? Não tens problemas de estabilidade?
Construi as minhas duas primeiras tiles de muralha para sentir a coisa...
Uma com arcos e a outra lisa, tudo feito com o que já existia por cá.
Agora faltam mais arcos pequenos (e sucessivamente hão-de começar a faltar mais coisas...) para continuar. Portanto seguem-se umas BrickLinkadas em breve...
A primeira impressão foi que gostei muito do resultado!
A segunda foi que me pareceu um desperdício tentar a muralha dupla. Seria um gatar de peças e dinheiro sem sentido. É que cada tile já consome m número considerável de peças, quanto mais quase o dobro.
Acredito que no LDD quase nem se sente, mas a encaixar bricks a sério, os dedos e a carteira sentem, e bem!
[/quote]

Mas não tens nada do outro lado? Nem uns pilares? Não tens problemas de estabilidade?
- Conchas
- Direcção

- Mensagens: 16116
- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Partilha de fotografias a vulso e partilha não é o meu forte...
Mas já que pedes aqui vai.
[align=center][img width=1000]https://photos-6.dropbox.com/t/2/AABK83 ... ize_mode=3[/img][/align]
E não, não noto qualque problema de estabilidade! Com bricks de 2 studs de largura, isto é muito sólido (no caso da muralha simples) e a outra também.
Mas já que pedes aqui vai.
[align=center][img width=1000]https://photos-6.dropbox.com/t/2/AABK83 ... ize_mode=3[/img][/align]
E não, não noto qualque problema de estabilidade! Com bricks de 2 studs de largura, isto é muito sólido (no caso da muralha simples) e a outra também.
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
[quote="Conchas"]
Partilha de fotografias a vulso e partilha não é o meu forte...
Mas já que pedes aqui vai.
[align=center][img width=1000]https://photos-6.dropbox.com/t/2/AABK83 ... ize_mode=3[/img][/align]
E não, não noto qualque problema de estabilidade! Com bricks de 2 studs de largura, isto é muito sólido (no caso da muralha simples) e a outra também.
[/quote]
Continua a não dar para ver as imagens
Partilha de fotografias a vulso e partilha não é o meu forte...
Mas já que pedes aqui vai.
[align=center][img width=1000]https://photos-6.dropbox.com/t/2/AABK83 ... ize_mode=3[/img][/align]
E não, não noto qualque problema de estabilidade! Com bricks de 2 studs de largura, isto é muito sólido (no caso da muralha simples) e a outra também.
[/quote]
Continua a não dar para ver as imagens
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- PocasNuckie
- Sócio

- Mensagens: 7882
- Registado: 10 mar 2007, 19:12
- Localização: Miranda do Corvo
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Agora que finalmente temos o formato da muralha definida convinha começar a acertar o layout geral do castelo não vá acontecer como já vaticinaram aí aparecerem 100 torres, 20 portões e 0 muralhas 

- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4536
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
[quote="PocasNuckie"]
Agora que finalmente temos o formato da muralha definida convinha começar a acertar o layout geral do castelo não vá acontecer como já vaticinaram aí aparecerem 100 torres, 20 portões e 0 muralhas
[/quote]
Eh Eh
Avanço já do meu lado:
- o meu "portão" vai medir 48x48 incluindo 2 micro-troços de muralha e 1 fosso
- alinho com pelo menos 2 "tiles" de muralha; se arranjar uma forma barata de fazer alambores (sapatas) para os torriões do meu portão liberto peças para fazer mais uns 2 tiles - mais que isto já começa a ser dificil, a não ser que no Natal me oferecem vales do Bricklink
Alem das muralhas, torres, torres, portões, bláblá não nos podemos esquecer da praça de armas - é um espaço quase vazio mas não deixa de ser um espaço
Agora que finalmente temos o formato da muralha definida convinha começar a acertar o layout geral do castelo não vá acontecer como já vaticinaram aí aparecerem 100 torres, 20 portões e 0 muralhas
[/quote]
Avanço já do meu lado:
- o meu "portão" vai medir 48x48 incluindo 2 micro-troços de muralha e 1 fosso
- alinho com pelo menos 2 "tiles" de muralha; se arranjar uma forma barata de fazer alambores (sapatas) para os torriões do meu portão liberto peças para fazer mais uns 2 tiles - mais que isto já começa a ser dificil, a não ser que no Natal me oferecem vales do Bricklink
Alem das muralhas, torres, torres, portões, bláblá não nos podemos esquecer da praça de armas - é um espaço quase vazio mas não deixa de ser um espaço
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
[quote="PocasNuckie"]
Agora que finalmente temos o formato da muralha definida convinha começar a acertar o layout geral do castelo não vá acontecer como já vaticinaram aí aparecerem 100 torres, 20 portões e 0 muralhas
[/quote]
Isso está do meu lado que fiquei de começar a organizar um layout provisório baseado no que o pessoal já se disponibilizou para fazer.
Devo conseguir fazê-lo nos próximo dias.
Entretanto, fica aqui o meu WIP da torre de menagem com alambor
Vamos lá ver qual a altura a que consigo chegar... Já me desgracei no bricklink este fim-de-semana...
Agora que finalmente temos o formato da muralha definida convinha começar a acertar o layout geral do castelo não vá acontecer como já vaticinaram aí aparecerem 100 torres, 20 portões e 0 muralhas
[/quote]
Isso está do meu lado que fiquei de começar a organizar um layout provisório baseado no que o pessoal já se disponibilizou para fazer.
Devo conseguir fazê-lo nos próximo dias.
Entretanto, fica aqui o meu WIP da torre de menagem com alambor
Vamos lá ver qual a altura a que consigo chegar... Já me desgracei no bricklink este fim-de-semana...
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4536
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Ui... convém que a torre de menagem seja mais alta que o portão... não me posso alambuzar muito então.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- gads
- Administrator

- Mensagens: 6366
- Registado: 11 set 2006, 23:58
- Localização: Oeiras
Re: Diorama Medieval colaborativo
pois... Estava a tentar fazer um pouco mais alta que duas muralhas sobrepostas... Mas isto tem quatro paredes...
Em caso de necessidade, posso deixar uma parece aberta para se ver o interior que até poderia ser interessante... Agora que penso nisso até poderia ser bastante interessante para mostrar o que se passava na torre
Em caso de necessidade, posso deixar uma parece aberta para se ver o interior que até poderia ser interessante... Agora que penso nisso até poderia ser bastante interessante para mostrar o que se passava na torre
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4536
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Re: Diorama Medieval colaborativo
Podes fazer o truque de alguns castelos portugueses... metes a torre de menagem em cima de uma rocha alta para ficar mais alta sem encarecer a coisa.
Eu acho que vou ter de fazer o mesmo nos meus torriões.
Eu acho que vou ter de fazer o mesmo nos meus torriões.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»