Diorama Medieval colaborativo

Para os entusiastas das batalhas épicas da história universal!
Responder
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1240
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por agadoijo »

[member=956]AGarcia[/member] acho que fica um espectáculo! ;D Parece-me que o muro e ameias têm uma boa altura, não esconde em demasia os bonecos mas também não é muito baixo.

[member=6806]CyberX[/member] nessas muralhas de 10 bricks de altura o pessoal a cavalo devia conseguir chegar ao pessoal que estava no adarve! ;D

[member=21]gads[/member] então o adarve fica com 3 studs? Não me parece que alguém vá fazer a muralha com dupla face... se calhar era melhor alterar na documentação, colocavas a que está como a versão 2.0 a implementar num futuro em que todos temos peças para dar e vender mas para a versão 1.0 fica a versão reduzida e simplificada, que achas?
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4536
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Por favor deixem o máximo de opções em aberto e não obriguem a muralha a ser simples, eu como bom troiano estou a pensar fazer algumas muralhas de dupla face  >:D

[member=6727]agadoijo[/member] naquela terra a cavalaria só usava póneis

Curiosidade: apesar de a norma ser tiles 16x16, quem apenas fizer meias-muralhas é bem-vindo na mesma:
ImagemMuralha DMC by Jorge Pereira, on Flickr
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

Então eu vou fazer quartos de muralha! ;D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4536
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

[quote="Conchas"]
Então eu vou fazer quartos de muralha! ;D
[/quote]

Tens razão, também dá.
É difundir um comunicado: quem não aparecer na garagem pelo menos uma vez para separar peças do Mosaico tem de contribuir com um quarto de muralha DMC para o espólio da PLUG.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2424
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Bom dia,

Já fiz dois módulos para experimentar. Usei peças com 1 stud de espessura e uns pequenos contrafortes na base.
Em vez de inverted slopes com 35º usei as 3x2x1 que tenho com fartura e que acho que lhes dão um ar mais esbelto parecendo que a muralha é mais alta do que na realidade é.
Ao fazer as ameias, achei que elas ficavam muito "atarracadas" e optei por tirar uma fileira de peças e aumentar a altura das ameias que, quanto a mim, lhe dá um aspecto mais elegante.
Do que me lembro dos castelos que visitei, era muito fácil a gente sentar-se no espaço entre as ameias, por isso penso que elas não deveriam estar à altura de um parapeito como no módulo que definiram originalmente (envio dois módulos lado a lado). Aproveito para vos perguntar o que acham da mistura de cores que fiz. As peças green sand, na minha opinião, ficam mal se forem peças muito grandes, no máximo usar 3x1. No "entre-ameias" (o Gads deve corrigir este termo...) usei um "queijo" 2x1 porque acho que fica mais engraçado do que uma tile plana, mas é a minha opinião.
Um sugestão que ia propor é definir uma ameia de ligação com o módulo seguinte, ou seja, em vez de se definir uma "semi-ameia" (ver na imagem assinalado a vermelho) simplesmente colocar uma ameia completa que depois vai encaixar no módulo seguinte e assim poderemos ter uma estrutura solidária quando todos os módulos estiverem lado a lado. Outra proposta que tenho é a colocação na base, de cada lado, de uma peça 2x1 vasada para estabelecer a ligação com o módulo a seguir, como acontecia com os próprios castelos da LEGO da série Classic Castle dos anos 80.
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4536
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Gosto do efeito apesar de não gostar do sand green, por mim 3x1 já é demasiado (mas eu sou como o Batman, só preto ou cinza escuro).
Gosto das tuas alternativas e disso reforçar a ideia de como se pode ter diversidade sem fugir à norma e sem disparatar (e aproveitando o que se tem sem ter de ir às compras à maluca).

Só nao percebi a sugestão da ligação... o que é uma peça 2x1 vasada?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[member=659]AlexandreRibeiro[/member]  Apetece-me mandar-te um calduço :P
Andaste-me a melgar por causa do tempo em torno das "regras" e dos protótipos e agora que as coisas estavam a estabilizar sugeres mais umas quantas coisas para reflectir e potencialmente alterar.

Relativamente à tua muralha do lado direito acho que te enganaste na altura do adarve que deveria ter 3 bricks de altura e não quatro.

Eu compreendo que o pessoal tente aproveitar as peças que tem. Eu próprio também estou a fazer.
Mas também gostava de sugerir que tentassem seguir mais ou menos a mesma linha, senão acho que vamos acabar por ficar com um castelo tipo "arco-iris".
Isto para dizer que até gosto das inverted slopes mas acho que pelo menos o adarve e amuras deviam seguir a mesma linha em todos os módulos.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4536
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Mas também gostava de sugerir que tentassem seguir mais ou menos a mesma linha, senão acho que vamos acabar por ficar com um castelo tipo "arco-iris".
Eu acho que se pode tentar arranjar um compromisso:
- tentarmos assegurar troços suficientemente longos de muralha suficientemente parecidos;

(por troço eu diria um pedaço de muralha entre duas torres, torriões, cubelos ou cotovelos)

Isto é mais fácil de dizer do que fazer uma vez que não sabemos quantas muralhas e torres vamos ter muito menos de que estilo. Mas se o Alexandre arranjar digamos 4 tiles de muralha e 1 tile de torre já se teria um troço relativamente homogéneo não?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2424
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

[member=21]gads[/member]
O que é um "calduço"? É mais uma daquelas cenas esquisitas que andas a escrever sobre castelos?  >:D >:D >:D
CyberX Escreveu:
Mas se o Alexandre arranjar digamos 4 tiles de muralha e 1 tile de torre já se teria um troço relativamente homogéneo não?
A ideia será mesmo essa e "cortar" o efeito com um módulo no início e no fim tipo uma torre ou um corpo mais avançado. Até a própria muralha pode recuar em relação às outras. As antigas muralhas medievais também tinham por vezes essas incongruências porque eram construídas (ou reparadas) em épocas diferentes e entretanto as técnicas construtivas evoluíam.
gads Escreveu: [member=659]AlexandreRibeiro[/member]  Andaste-me a melgar por causa do tempo em torno das "regras" e dos protótipos e agora que as coisas estavam a estabilizar sugeres mais umas quantas coisas para reflectir e potencialmente alterar.
"Melgar" sei o que é. Deixa estar que quando eu souber o que é um calduço, eu retribuo...  >:D >:D >:D
O problema é que se discutia muito e não se construía. Agora que passamos à "acção" é que as coisas se estão a compor...

AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
BAndy
Sócio
Sócio
Mensagens: 1074
Registado: 29 mai 2012, 18:43
Localização: Cascais
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por BAndy »

Bom trabalho [member=956]AGarcia[/member].
Continua  :fixe:
Bruno Diogo
www.brunodiogo.pt
www.fb.com/brunodiogo.pt
www.instagram.com/brunodiogo.pt


"O que tu queres sei eu..." Já dizia um grande filósofo.
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

AlexandreRibeiro Escreveu: [member=21]gads[/member]
O que é um "calduço"? É mais uma daquelas cenas esquisitas que andas a escrever sobre castelos?  >:D >:D >:D
CyberX Escreveu:
Mas se o Alexandre arranjar digamos 4 tiles de muralha e 1 tile de torre já se teria um troço relativamente homogéneo não?
A ideia será mesmo essa e "cortar" o efeito com um módulo no início e no fim tipo uma torre ou um corpo mais avançado. Até a própria muralha pode recuar em relação às outras. As antigas muralhas medievais também tinham por vezes essas incongruências porque eram construídas (ou reparadas) em épocas diferentes e entretanto as técnicas construtivas evoluíam.
gads Escreveu: [member=659]AlexandreRibeiro[/member]  Andaste-me a melgar por causa do tempo em torno das "regras" e dos protótipos e agora que as coisas estavam a estabilizar sugeres mais umas quantas coisas para reflectir e potencialmente alterar.
"Melgar" sei o que é. Deixa estar que quando eu souber o que é um calduço, eu retribuo...  >:D >:D >:D
O problema é que se discutia muito e não se construía. Agora que passamos à "acção" é que as coisas se estão a compor...

"Calduço" é uma espécie de palmada "amigável" na parte de trás do pescoço ;)
Relativamente a construir-se pouco, é melhor lá ires rever os posts pois muitos tem screenshots de testes. A "acção" já tinha começado há muito tempo para quem estava a apresentar protótipos :P

De qualquer das formas, sendo um projecto comunitário é expectável haver variação.
Se os troços foram separados por torres pode ser uma possível solução.
De qualquer das formas, acho que é importante manter mais ou menos a mesma linha no design das muralhas e focar-se na adição de elementos novos/diferenciadores.

Se olharmos para esta imagem daquele castelo que o [member=659]AlexandreRibeiro[/member] partilhou há uns posts atrás, vemos que o castelo tem um aspecto homogenio em que as muralhas seguem as mesmas linhas de design/arquitectura (as ameias são as mesmas, os arcos são os mesmos, etc.). No entanto, possuem é elementos diferentes tais como aquela espécie de casa.
[img width=500]http://www.brickshelf.com/gallery/Candi ... img060.jpg[/img]
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2424
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Tens de ter em consideração que o castelo desta imagem, sendo modular, pertence ao mesmo autor...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

[quote="gads"]
[quote="AlexandreRibeiro"]
O problema é que se discutia muito e não se construía. Agora que passamos à "acção" é que as coisas se estão a compor...
[/quote]

Relativamente a construir-se pouco, é melhor lá ires rever os posts pois muitos tem screenshots de testes. A "acção" já tinha começado há muito tempo para quem estava a apresentar protótipos :P
[/quote]

[member=21]gads[/member]

Tens de dar um desconto ao [member=659]AlexandreRibeiro[/member] , pois é arquitecto e só faz as alterações/correcções ao projecto quando já estão na fase da construção...
>:D
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7882
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

[quote="AGarcia"]
[quote="gads"]
[quote="AlexandreRibeiro"]
O problema é que se discutia muito e não se construía. Agora que passamos à "acção" é que as coisas se estão a compor...
[/quote]

Relativamente a construir-se pouco, é melhor lá ires rever os posts pois muitos tem screenshots de testes. A "acção" já tinha começado há muito tempo para quem estava a apresentar protótipos :P
[/quote]

[member=21]gads[/member]

Tens de dar um desconto ao [member=659]AlexandreRibeiro[/member] , pois é arquitecto e só faz as alterações/correcções ao projecto quando já estão na fase da construção...
>:D
[/quote]

{lol-up}
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="AlexandreRibeiro"]
Tens de ter em consideração que o castelo desta imagem, sendo modular, pertence ao mesmo autor...
[/quote]

Eu sei e por isso é que mencionei que já era expectável ter variação. O que não quer dizer também que não façamos um esforço para criar um estilo homogénio :)

[quote="AGarcia"]
[quote="gads"]
[quote="AlexandreRibeiro"]
O problema é que se discutia muito e não se construía. Agora que passamos à "acção" é que as coisas se estão a compor...
[/quote]

Relativamente a construir-se pouco, é melhor lá ires rever os posts pois muitos tem screenshots de testes. A "acção" já tinha começado há muito tempo para quem estava a apresentar protótipos :P
[/quote]

[member=21]gads[/member]

Tens de dar um desconto ao [member=659]AlexandreRibeiro[/member] , pois é arquitecto e só faz as alterações/correcções ao projecto quando já estão na fase da construção...
>:D
[/quote]
>:D >:D >:D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Responder