[WIP] Mindstorms EV3 NFC

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

[WIP] Mindstorms EV3 NFC

Mensagem por CyberX »

NFC tags com LEGO
Tẽm de aumentar o som, desculpem lá mas o EV3 tem um som fraquinho e não me apeteceu ligar-lhe uma placa de som USB.

Algumas fotos e detalhes aqui: https://flic.kr/s/aHskofH5ra

Mais virá depois das micro-férias. Boas festas e até pró ano malta.
Última edição por CyberX em 27 dez 2015, 22:23, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: [WIP] Mindstorms EV3 NFC

Mensagem por Conchas »

Ena!!... Nem de propósito! :D
Não imaginas quantas vezes me tenho lembrado de ti nos últimos dias... :)

Comprei algumas dessas figuras SW recentemente e algumas da última "geração" cujo sabre de luz acende quando colocadas sobre a base Infinty (que não tenho, pois nem PS3/PS4 tenho).
Lembrei-me logo de construir uma base que permitisse acender os sabres, apenas para efeitos de display.

E foi ai que pensei, isto só pode ser NFC, e o Jorge é o gajo ideal para desvendar que tipo de leitor/frequência está a ser utilizado(a). Seria uma preciosa ajuda para ajudar a construir uma base que permitisse iluminar os "coisos"... ;D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Iluminar os coisos é fácil: pões em cima de qualquer leitor NFC e eles acendem sempre que os tentas ler - aquilo lá dentro é só um enrolamento que apanha a energia do leitor e acende um LED, mais nada - não há protocolo envolvido. Portanto se colocares em cima de um Android ou iPhone, cada vez que fizeres um read ou scan ou seja lá o comando que a App tiver disponível ele acende.

Se tiveres uma base LEGO Dimensions, idem aspas. Mas como não encontrei ainda ninguém na Net que tivesse brincado com uma não te sei dizer se consigo usá-la com o EV3 ou com um PC. E tb não tenho consolas, por muito que isso custe ao #1.

Se quiseres usar um PC, basta um leitor NFC. Há uns USB por aí mas são caros e não encontrei nenhum para brincar em tempo útil por isso "fiz" o meu. Supostamente tb funcionará em Windows mas não tenho ambiente de desenvolvimento para Windows para poder testar. Em Linux tb não tenho mas em Linux é tudo copy paste do Google, em poucas horas encontrei tudo o que precisava para o exemplo do video.

Se perceberes um pouco de electrónica, saltas o leitor NFC: basta uma portadora na casa dos 13.56 MHz com energia suficiente. Por tanto um oscilador, um enrolamento no próprio circuito impresso ou uma antena e presto! Eu detestei a parte de telecomunicações no meu curso por isso não me meto aí.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Pois eu passados tantos anos, também não me queria meter por aí.

Achei estranho os sabres estarem sempre a oscilar, mas na base em que experimentei (numa loja) acontecia a mesma coisa.
FCorreia

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Conchas"]
Achei estranho os sabres estarem sempre a oscilar, mas na base em que experimentei (numa loja) acontecia a mesma coisa.
[/quote]

A base deve estar a fazer polling rápido, por isso os sabres acendem sempre que a base faz um read e apagam logo de seguida.

Desconheço o protocolo concreto dos Disney Infinity 3.0 mas os tags são Mifare Classic Mini por isso podem ser lidos por Androids ou iPhones [que tenham NFC]. Como a Disney usou chaves diferentes das default só consegui ler o UID do tag e pouco mais - no Darth Vader o UID é "04a19ed2e34080", já dá para fazer uma aplicação básica que identifique o boneco pelo UID e toque um MP3 com a voz do bicho, por exemplo.

Em linux obtive apenas um pouco  mais de detalhes:

nfc-list -v
NFC device: pn532_uart:/dev/ttyUSB0 opened
1 ISO14443A passive target(s) found:
ISO/IEC 14443A (106 kbps) target:
    ATQA (SENS_RES): 00  44 
* UID size: double
* bit frame anticollision supported
      UID (NFCID1): 04  a1  9e  d2  e3  40  80 
      SAK (SEL_RES): 09 
* Not compliant with ISO/IEC 14443-4
* Not compliant with ISO/IEC 18092

Fingerprinting based on MIFARE type Identification Procedure:
* MIFARE Mini 0.3K

Os tags Mifare Classic Mini são semelhantes aos quase universais Mifare Classic de 1K e 4K mas só têm 253 bytes úteis lá dentro. Nas minhas tentativas com aplicações para Android descobri que a maioria das aplicações não prevê o Mini e diz que o tag é desconhecido mas mesmo assim há umas quantas que lêem o UID.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Eu usei a App NFC Tools com o meu smartphone que me identifica a tag como "Unknown Mifare Classic".
Mesmo assim conseguiu ler alguns atributos: ATQA, SAK e o Serial Number que tem todo o ar de ser o UID de que falas.

Só consegui depois de tirar a capa de origem, para retirar lá de dentro o circuito de wireless charging que instalei à posteriori.
E aí consigo um steady lightining perfeito. :)
É muito sensível à distância. Qualquer pequeno afastamento é a morte do artista... então com o circuito de wireless charging instalado chega a iluminar mans nunca lê a tag.

Amanhã vou experimentar com um S6 Edge que tenho lá no trabalho, que já tem wireless charging integrado, para ver como se comporta o conjunto. :)

Os primeiros dois bonecos que comprei (Darth Vader e Yoda) não tinham a função de lightning. Acho que vou ter de comprar outros e deitar estes fora... :P ;D
FCorreia

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Explica lá melhor essa do circuito wireless charging?

Com o EV3 o polling mais rapido (sem ir para linguagens de programação) que consigo fica assim:

#!/bin/bash
while true; do
  nfc-list
done

Existe uma library de python para NFC, com isso talvez consiga uma frequência maior. Mas não me está neste momento a apetecer estudar API, estou de férias.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

LOL

O meu Note Edge não inclui wireless charging de fábrica. Pelo que comprei um circuito que faz essa função, como podes ver na imagem em baixo.
Acaba por ser uma bobine à frente da outra, o que deve atrapalhar as ondas todas que por ali andam... :P
O NFC de origem encontra-se na bateria pelo que percebi, e o outro fica à frente...

[img width=500]http://imgs.inkfrog.com/pix/depotzz/AC1268-3.jpg[/img]
FCorreia

csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

CyberX Escreveu: ...
Desconheço o protocolo concreto dos Disney Infinity 3.0 mas os tags são Mifare Classic Mini por isso podem ser lidos por Androids ou iPhones [que tenham NFC]. Como a Disney usou chaves diferentes ...
http://www.disneyinteractive.com/blog/u ... -infinity/
...we have made the difficult decision to discontinue production of Disney Infinity.
:-\
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Nem eum porquê!... :P
FCorreia

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Já tinha visto.
Eu imagino 2 porquês:
- deixou de ser novidade (até a LEGO já tem  >:D)
- já havia demasiada gente a usar hacks

Mas fico sempre na dúvida se não virá aí coisa nova e por isso tenham decidido deixar de apostar no cavalo perdedor.
Jorge Pereira
Responder