LEGO vs lego(s)

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Responder
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

LEGO vs lego(s)

Mensagem por gads »

Na thread de apresenta??o do David levantou-se a quest?o da utiliza??o do termo LEGO e para evitar desviar para off-topic criei esta thread dedicada ao assunto :)

Gramaticamente dizer "Legos" penso que seja incorrecto, at? porque a palavra LEGO ? uma marca registada e n?o o nome de um objecto  :)

No entanto, assim como aconteceu com o fen?meno Google em que a marca originou novos termos para referenciar a pesquisa na Internet, nomeadamente, o verbo "googlar" penso que o mesmo ter? acontecido (ainda antes do google) com a LEGO.

Os "conjuntos LEGO" tornaram-se t?o conhecidos que passaram a denominar-se simplesmente "lego".

Confesso que ao apresentar a minha colec??o tamb?m a refiro como sendo a minha "colec??o de legos"  :D

Isto para dizer que acho interessante como surgem e evoluem estes termos devido ? crescente popularidade de um produto de determinada marca, considerando mesmo que at? se trata de uma forma de elogio!

Quem me dera a mim criar um produto/servi?o para sofresse deste fen?meno e passasse a fazer parte da linguagem comum  ;D

Que acham?
Tamb?m usam o termo "lego" como objecto, ou tal como o AVCampos refenciou "? quase heresia"? ;)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: LEGO vs lego(s)

Mensagem por Conchas »

Este ? mais um, entre tantos outros exemplos tipos de produtos que passaram a ser conhecidos pelo nome da marca que os desenvolveu. Como por exemplo: BIC, Gillete, Skip,...

Outos tendem a passar com o tempo, ou ser superados por outros. Tipo Sonasol...

No meu caso esfor?o-me sempre por utilizar a forma correcta (singular e mai?sculas) "LEGO", tal como a marca pede no seu site. ? uma quest?o de branding.
Aplica-se tamb?m a outros subprodutos LEGO, como j? foi aqui discutido no forum, tais como por exemplo: TECHNIC, MINDSTORMS

Sinceramente... essa do "googlar" nunca tinha visto... ao que isto chegou ;D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

A mim n?o me incomoda nada ver pessoas a dizer legos, ali?s por vezes at? eu uso por soar melhor numa frase... ;D
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Sempre me habituei a usar "LEGO" no singular, desde pequeno; eu dizia "estou a brincar com o LEGO", e n?o "estou a brincar com os LEGOs". Isto para n?o falar do ub?quo "est?s de castigo do LEGO!" (ler a frase anterior de forma gritada) :D
Mas nesta p?gina pedem explicitamente para n?o se usar "legos", e, como associa??o que representa e divulga a LEGO em Portugal, acho que devemos dar o exemplo. :)
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Eu confesso que j? ganhei o h?bito de n?o usar a heresia "legos" neste f?rum e noutros. Embora tenha sempre sido esse o termo que usei, e que vou continuar a usar na minha vida toda. Por amor de Deus, LEGO ? uma divers?o , n?o estou c? preocupado com essas coisas.

Pocas
Imagem
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

E o facto de se utilizar "dentro" da associa??o LEGO para dar o exemplo n?o ser? negativo para n?s? No sentido em que poder? afastar mais um f? de LEGO, que esteja afastado dos pormenores e picunhisses que n?s melhor conhecemos.

J? aconteceu com certos associados entrarem com imenso gosto, mas perderem-se com tanta informa??o nova e delicadezas de siglas e raios que as partam!  :D

Estou s? a levantar a quest?o...
Ricardo Oliveira
xico666
Sócio
Sócio
Registado: 14 set 2006, 11:12
Contacto:

Mensagem por xico666 »

sinceramente eu kero e mexer nas pe?as kero la saber se digo lego ou lego(s), e uma coisa e certa, a lego e k os inventou por isso.....(just my opinion)

a um primo mais pekeno se eu falo em mega blocks ou outros ele nao sabe o k ? se digo legos ele percebe lg k tp d brinkedo ?!there's an example ;)

mas gostei de teres posto esta questao no forum :D
até lego ;)

Glorioso S.L.B  :D
donnye
Newbie
Newbie
Registado: 25 jul 2007, 13:41
Contacto:

Mensagem por donnye »

LEGO, legos.... eu nem penso nisso sai-me consoante soa melhor na frase.
"Os meus sets de LEGO" ou "Os meus legos", o pessoal percebe logo  ;D .
O que me interessa mesmo ? divertir-me e puxar pela cabe?a para criar coisas diferentes  ;)
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

... s?o s? brinquedos!!!
LEGO, LEGOs, lego, legos, ogel, oleg, 0937, seja l? o que for... o que interessa ? o que eles s?o e o que representam para n?s!!!! :D

Revolta-me muito mais ver erros ortogr?ficos grav?ssimos num f?rum que ? p?blico, que se quer s?rio (mas sem ser cinzento), fidedigno e de respeito!!!!

eu pessoalmente vejo escrito "legos" n?o vejo nenhum mal no assunto, a n?o ser por uma quest?o de se manter o formalismo da marca... ? simplesmente uma "portugaliza??o" da palavra. Assim como os exemplos apontados, tamb?m temos "maizena", "kispo", etc... tudo isso s?o marcas, mas que por se tornarem t?o indissoci?veis, a marca superou o nome do item em si! :D
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
Responder