[MOC][WIP] BB-1 v0.1

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Re: [MOC][WIP] BB-1 v0.1

Mensagem por AGarcia »

Excelente projecto!
:clapping: :clapping: :clapping:
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="gads"]
Olha, encontrei isto que pode servir de inspiração :)
http://lego.gizmodo.com/someone-figured ... 1761492071
[/quote]

Tb encontrei ontem. Tem piada terem pintado o corpo, eu estava a pensar usar decalques numa próxima versão. E usaram para a cabeça uma peça maior que a minha, mas eu só tenho em transparente por isso optei pela menor, por ser na mesma cor do planeta (dark tan).

Estou engripado e parei de pensar na coisa, tenho de voltar. O feedback tem sido uma agradável surpresa (estava à espera que me caissem em cima por usar elásticos em vez de caixas de baterias genuínas) e até a malta do SBrick encontrou o meu video e pô-lo no FB, as visitas hoje dispararam.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

[MOC][WIP] BB-1 v0.2

Mensagem por CyberX »

A versão 0.2:

Por agora não me vou preocupar com a cabeça do droide por isso nos próximos tempos eventuais videos e fotos vão ser só o corpo principal.
Apesar de ainda ter um elástico e um cabo Power Functions modificado (ou melhor: só o conector do cabo, o resto não era preciso tirei) consegui enfiar uma caixa de bateria 9V das antigas (à excepção da tampa, mas ainda há esperanças da tampa ir também).
Os pneus são compostos: um pneu dentro de outro, de modo a aumentar s superficie de contacto com o interior da esfera. Tem sido a parte mais diicil, acertar com a tração.

[member=96]PocasNuckie[/member] no video estou a usar um dos perfis default do SBrick com 2 "joysticks" e 2 slides, associei um joysticks aos 2 motores. Num próximo video hei-de usar um perfil só com um joystick tamanho gigante.

Hoje saiu um update da aplicação do Fábián (SBrick Simple Control) e finalmente consegui actualizar o firmware da v4.2b para a v4.8. Pode ser psicológico mas consigo ligação estável, na aplicação oficial, muito mais rapidamente que antes do upgrade.
Jorge Pereira
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

Já viste isto?

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[member=218]csiquet[/member] já vi já (o Gads chamou a atenção uns posts atrás tb) o problema é que metade dos meus colegas tb, tive quase de me chatear com eles para perceberem que apesar de espectacular não tem quaisquer motores lá dentro, as cenas no vídeo em que se move fora da base foi porque o lançaram à mão.

Infelizmente está tão bom que agora todos esperam que o meu BB-1 se mova como o BB-8... sem me meter na electrónica bruta é quase impossível :(
Jorge Pereira
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="CyberX"]
[member=218]csiquet[/member] já vi já (o Gads chamou a atenção uns posts atrás tb) o problema é que metade dos meus colegas tb, tive quase de me chatear com eles para perceberem que apesar de espectacular não tem quaisquer motores lá dentro, as cenas no vídeo em que se move fora da base foi porque o lançaram à mão.

Infelizmente está tão bom que agora todos esperam que o meu BB-1 se mova como o BB-8... sem me meter na electrónica bruta é quase impossível :(
[/quote]

Oups! De facto, não vi o post do Gads.
Sim, tinha visto que era 'empurrado'.
Também concordo, sem eletrónica, não vais lá. E não pode ser nada LEGO, demasiado grande.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

[MOC][WIP] BB-1 v0.3

Mensagem por CyberX »

Mais três pequenas alterações:
- já não uso elásticos
- já não fica a pilha à mostra, consegui meter a tampa
- não uso pneus compostos (um mais largo dentro de outro mais estreito) embora continuem a ser meio-cónicos

Isto nunca vai ser purista (o SBrick não é LEGO) mas pelo menos sempre fica com melhor aspecto.

Com a actualização do firmware de ontem (4.8 ) consigo sempre ligação do Android ao SBrick à primeira. Agora só falta que a aplicação em si seja estável (de vez em quando deixa de comunicar) mas ao menos agora basta-me fechar a aplicação, desligar e religar o Bluetooth e voltar a lançar a aplicação, funciona sempre [nem sabem a trabalheira que era dantes]

Roadmap:
- experimentar pneus, todos os que puder incluindo combinações malucas
- arredondar mais o corpo do hamster para facilitar a circulação dentro da esfera
- aumentar o peso do hamster sem subir o centro de massa
- experimentar imanes LEGO para voltar a ter cabeça
- pintar a esfera e colar-lhe uns decalques
- arranjar uma cabeça ligeiramente maior e com mais pormenores
- aumentar a tensão de alimentação em cerca de 20%
- fazer um exército e conquistar o mundo, bu-ah-ah!
Última edição por CyberX em 04 mar 2016, 19:43, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
006-Licença pra construir
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 09 fev 2016, 19:42

Mensagem por 006-Licença pra construir »

Genial  !!!!!!
:D  :jump:
A fazer LEGOs desde 2007
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Suponho que nunca vais conseguir que o movimento seja mais rápido que isso?
Imagem
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="PocasNuckie"]
Suponho que nunca vais conseguir que o movimento seja mais rápido que isso?
[/quote]

Obrigado por me lembrares que tinha mais um ponto no roadmap:
«- aumentar a tensão de alimentação em cerca de 20%»

Com micro-motores LEGO não há milagres... se aumentando a tensão de 9 V para 11 conseguir mais uns 15% de velocidade já será fantástico, mais que isso corro o risco de queimar o SBrick.
Se com uma construção melhor conseguir um movimento mais fluído, com menos safanões, talvez fique menos insatisfatório (satisfatório mesmo acho nunca vai ficar). Além disso em espaço aberto posso deixá-lo ganhar balanço, nos videos só o deixo avançar aos soluços para não sair da frente da webcam do portátil. Lá para a versão 0.6 ou 0.7 deixo o miúdo mais velho fazer um test drive imparcial.
Jorge Pereira
Responder