LEGO BOOST

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Re: LEGO BOOST

Mensagem por AVCampos »

Sim, pelo que tenho lido este é um produto mais para retalho que para a gama Educacional. Mas, a ser assim, porque é que não lhe chamaram WeDo à mesma, tal como há MINDSTORMS para retalho e educacional? :P

Sendo assim, temos:
Power Functions -> WeDo -> Boost -> MINDSTORMS

Acho que vão sendo sistemas a mais na LEGO! Ao menos aparentemente os três primeiros usam todos o mesmo sistema de conectores e portanto deverão ser compatíveis, nem que seja a prazo mais médio.

Visto que o WeDo e o Boost comunicam por Bluetooth em vez dos IVs do PF 1.0, desconfio que quando o PF 2.0 chegar à gama Technic "pelintra" deverá trazer um receptor do género SBrick, sem alimentação integrada nem capacidade de programação.

[quote="CyberX"]
novo-novo só o SmartHub e o Motor que tb não parece grande espingarda.[/quote]
O motor do WeDo tem codificação? Tinha ideia de que era um motor normal mas com ficha PF2.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[member=85]AVCampos[/member]

"sem alimentação integrada nem capacidade de programação" posso estar enganado mas o SmartHub tem capacidade de programação [por aproveitar]. Aquilo lá dentro se não é o mesmo chipset do SBrick é um muito parecido. Mas provavelmente requer um upgrade de firmware primeiro.

O motor do WeDo 2 não tem codificação. E parece-me que este novo motor externo tb não (corrige-me se vires algum pormenor nos videos). O motor interno do novo SmartHub é que deve ter, como tinham os do CyberMaster.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Site oficial, pelos vistos é mesmo mainstream:
https://www.lego.com/en-us/boost/

Alguma coisa no final para download:
- Boost Bricks
- Product Information
- Media Kit

Portanto o "Move Hub" é um CyberMaster melhorado, com 2 motores "encoded" e um "sensor tilt" (e um LED RGB como o Smart Hub do WeDo 2.0). E o "Interactive Motor" tb é um motor "encoded", talvez seja a versão PF2 do Servo PF.

Do segundo link destaco isto:
+ Product number: 17101
+ Product Name: Creative Toolbox
+ Move Hub features Bluetooth Low Energy (BLE) connectivity, two encoded motors, activation button, internal tilt sensor and a light.
+ Interactive Motor is an encoded motor.
+ Color & Distance Sensor detects distance, motion and color, and can also function as a light.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Pelo que li o vi num dos videos, o novo motor tem encoder tal como os Mindstorms XL

Dizes que o sensor de cor é o já existente. Qual?
O que tinhamos era tilt e distancia. O de cor acho que é novo.
No último link que publicaste fala em 3 Boost bricks.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Conchas"]
Pelo que li o vi num dos videos, o novo motor tem encoder tal como os Mindstorms XL

Dizes que o sensor de cor é o já existente. Qual?
O que tinhamos era tilt e distancia. O de cor acho que é novo.
No último link que publicaste fala em 3 Boost bricks.
[/quote]

O encoder esclareci no post anterior, confirma-se.
O sensor foi asneira minha, são diferentes. Pensava que era o distance sensor do WeDo 2.0 mas parece ser uma versão melhorada deste, que simultaneamente lê cores e distancias:
Imagem
Imagem

Portanto a familia Power Functions 2 tem:
- 2 Hubs (o Smart Hub e o Move Hub)
- 2 motores (o do WeDo 2.0, semelhante ao PF "M" e este "Interactive Motor" semelhante ao Mindstorms Servo"
- 3 sensores: distancia, tilt e cor+profundidade

Além disso o Smart Hub tem uma bateria LiPo opcional pelo que pode ser que o Move Hub também venha a ter.
Última edição por CyberX em 04 jan 2017, 15:46, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Este novo sensor parece então ser capaz de fazer as 3 funções.
FCorreia

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Conchas"]
[/quote]

Tlit tb? Fiquei com ideia que tilt é onboard no Move Hub.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
posso estar enganado mas o SmartHub tem capacidade de programação [por aproveitar].[/quote]
O que eu queria dizer é que provavelmente a LEGO lançará uma versão ainda mais simplificada destes hubs PF2, que só recebem comandos do telemóvel/tablet e os aplicam a outputs, como faz o receptor PF1.

Uma coisa jeitosa que a LEGO poderia incluir no seu software seria suportar gamepads Bluetooth, como faz a aplicação "third-party" para o SBrick. Acho que não é complicado de desenvolver e põe 16 acções digitais e 4 analógicas facilmente acessíveis e por uma ninharia.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
[quote="CyberX"]
posso estar enganado mas o SmartHub tem capacidade de programação [por aproveitar].[/quote]
O que eu queria dizer é que provavelmente a LEGO lançará uma versão ainda mais simplificada destes hubs PF2, que só recebem comandos do telemóvel/tablet e os aplicam a outputs, como faz o receptor PF1.
[/quote]

Duvido. Cheira-me que a LEGO vai seguir a tendência de passar tudo para as Apps e não vai fazer comando nenhum, limitando-se a lançar uma App básica que emula um comando ou um pad sem ter que reduzir as funcionalidades no Hub.

[quote="AVCampos"]
Uma coisa jeitosa que a LEGO poderia incluir no seu software seria suportar gamepads Bluetooth, como faz a aplicação "third-party" para o SBrick. Acho que não é complicado de desenvolver e põe 16 acções digitais e 4 analógicas facilmente acessíveis e por uma ninharia.
[/quote]

O Android já suporta joysticks/gamepads por isso parece-me lógico que o venha a fazer, ou um terceiro por ela... Mas o BLE é uma norma fraquita para jogos (latência, drops...) as novas normas 4.1/4.2 estão a tentar compensar isso, resta saber se o Boost / Move Hub já prevê isso ou ainda está agarrado à 4.0 como o WeDo 2.0... daquilo que a LEGO já me habituou cheira-me que por uns tempos não vamos ver grandes avanços para hard gamers.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
Duvido. Cheira-me que a LEGO vai seguir a tendência de passar tudo para as Apps e não vai fazer comando nenhum, limitando-se a lançar uma App básica que emula um comando ou um pad sem ter que reduzir as funcionalidades no Hub.[/quote]
O que eu queria dizer com receber comandos" era mais "receber ordens" que "receber controladores". ;) Também acredito que o que a LEGO fará é a tal aplicação a emular no ecrã os controlos, mas que lançará uma versão ainda mais simplificada do hub WeDo, sem suporte para sensores nem programação, e alimentada por uma caixa de pilhas externa.

[quote="CyberX"]
o BLE é uma norma fraquita para jogos (latência, drops...) as novas normas 4.1/4.2 estão a tentar compensar isso, resta saber se o Boost / Move Hub já prevê isso ou ainda está agarrado à 4.0 como o WeDo 2.0... daquilo que a LEGO já me habituou cheira-me que por uns tempos não vamos ver grandes avanços para hard gamers.
[/quote]
Não me parece que,  para este tipo de coisas, a latência seja assim tão crítica.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="CyberX"]
[quote="Conchas"]
[/quote]

Tlit tb? Fiquei com ideia que tilt é onboard no Move Hub.
[/quote]

Sim, pelo que também vi tem tilt onboard e faz todo o sentido.

Enganei-me ao ler a frase em baixo.
"Color & Distance Sensor detects distance, motion and color, and can also function as a light."
Por momentos fiquei com a ideia que motion sensor era também uma designação para o tilt sensor, mas não. É a designação utilizada para o sensor de distância.

Quanto à ideia do Alexandre de um hub mais "burro" tenho algumas dúvidas. O HW está desenvolvido e o chipset não deve fazer assim uma diferença tão grande no preço. Quase que deve custar mais, incrementar a complexidade/diversidade no supply chain, com outro chipset.
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Conchas"]
Quanto à ideia do Alexandre de um hub mais "burro" tenho algumas dúvidas. O HW está desenvolvido e o chipset não deve fazer assim uma diferença tão grande no preço. Quase que deve custar mais, incrementar a complexidade/diversidade no supply chain, com outro chipset.
[/quote]
Sim, a placa pode ser exactamente a mesma, mas pode por exemplo não ter o LED RGB nem o suporte integrado para as pilhas. Fica mais complicado de usar para os miúdos quando comparado com o BOOST ou o WeDo, mas certamente fica com a mesma complexidade de usar um receptor IV PF1 actual.
Responder