Primeiro apenas um balão de água, foi relativamente fácil, bastou pressão suficiente para enchê-lo (um compressor de 4 cilindros como o que usei em Braga no Aquário, ideia do Sariel). Assim nasceu a primeira encarnação do Ruah:
Mas a minha ideia era repetidamente encher e esvaziar o balão e para isso é necessário regularmente alternar a posição ao manípulo da válvula.
Ocorreu-me entretanto ser um desperdício deixar o ar do balão sair sem mais nem menos por isso decidi experimentar transferir o ar do balão para uma lingua da sogra (uma lingua da sogra funciona como um "músculo" ou actuador pneumático por isso a ideia até pode vir a ter concretizações práticas mais tarde) mas a primeira língua da sogra que arranjei requeria demasiada força:
arranjei uma outra lingua da sogra um pouco menos resistente mas ainda assim insatisfatória por isso tive de usar o bom e velho método da força bruta: reforcei o compressor com mais 2 cilindros:
(a ideia do compressor tirei de um D3K neste tópico do Eurobricks)
Ainda não está como eu gostaria - as engrenagens no sistema de controlo da válvula (1:375) dão tempo para o balão encher e esvaziar mas o movimento é progressivo em vez de súbito por isso a transferência de ar do balão para a lingua de sogra não se dá "de repente" e acaba incompleta.
Tenho andado a ver soluções intermitentes (mecanismos de Geneva, motores de passo, scotch yoke with dwells) mas até agora não consegui nada de satisfatório.
Claro que um Mindstorms com uma mera rotina de temporização fazia o mesmo. Mas desta vez decidi deixar a programação de fora.