Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Para os entusiastas da exploração espacial do futuro!
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por PocasNuckie »

Eu pessoalmente não sou grande fã do uso desses materiais para cenário que não sejam LEGO. Não posso andar aí a dizer mal dos outros que o fazem e depois fazer vista grossa aqui. Mas como eu não mando nada  :fixe:
Imagem
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por AGarcia »

Concordo inteiramente com o Pocas.

Não vejo necessidade de utilizar outros materiais que não seja LEGO.
Cada um participa com o que tem ou pode.
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por Antonio Carvalho »

[quote="CyberX"]
Percebi-te mas só para te tramar 3 pormenorzitos:


Portanto vais ficar ministro mas terás de arranjar secretários de estado, queremos coisas como aqueles padrões zigue-zague, qualquer coisa parecida com um hangar e algumas coisas a ocupar a pista, mesmo que não seja o Shuttle Carrier Aircraft (a LEGO não tem nenhum 747 pois não?) pelo menos aqueles senhores da ASAE lá do sítio.

[member=945]Antonio Carvalho[/member] estas secretarias agradam-te, mesmo que já tenhas interesses noutras áreas?
[/quote]

Eu tinha ponderado participar com dois tipos de MOCs:
- Aeronaves semelhantes às militares que a NASA usa (como já exemplifiquei no outro tópico)
- Fazer uma parte da pista com o Garcia, em sistema MILLS. (50/50?)
LEGO Military
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

[img width=400]https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... lex_39.jpg[/img]
Primeiras contas para o VAB (Vehicle Assembly Building) para ver se temos interesse:

H=160.3 m L=218.2 W=157.9

1:112 =>
H=1.43m = 179 studs = 3 baseplates de 48 + 1 baseplate 32 + 3 studs
L=1.95m = 244 studs = 5 baseplates de 48 + 4 studs
W=1.41m = 176 studs = 3 baseplates de 48 + 1 baseplate de 32

Penso que podemos simplificar o edificio a um cubo principal de 176 studs de aresta + 1 apêndice
Nesse caso o cubo poderia ser feito com 5 faces à custa de baseplates em que casa face teria (ver anexo):

9 baseplates 48x48 + 9 baseplates 32x32 + 2 baseplates 16x32

O chão, a existir, poderia ser idêntico ou um pouco maior, por exemplo apenas com baseplates 32 (6x6)

Se fizemos isto, usava-se Technic para ligar as faces e depois tenho 2 hipóteses:
- as baseplates com os studs para dentro e autocolantes por fora
- as baseplates com os studs para fora e depois resmas de bricks e tiles por cima

Depois o apêndice do VAB poderia ser feito mais ou menos da mesma maneira, completando-se com 2 ou 3 acessórios à voltacomo aquele depósito de água em frente.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

[quote="Antonio Carvalho"]
Eu tinha ponderado participar com dois tipos de MOCs:
- Aeronaves semelhantes às militares que a NASA usa (como já exemplifiquei no outro tópico)
- Fazer uma parte da pista com o Garcia, em sistema MILLS. (50/50?)
[/quote]

Era o que eu pensava mas não quis assumir nada e além disso podias querer entrar em mais alguma coisa.
MILS cheira-me que cada um de vocês terá uns 40 a 45 %
Eu entrarei também mas quase simbólico como no MPL (Pista). Nunca fiz MILS mas sempre gostei da ideia e é uma forma de ganhar experiência (e contribuir para a causa).
Acredito que mais 2 ou 3 sejam capazes de querer fazer o mesmo que eu.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por agadoijo »

[quote="CyberX"]
Revisto para mesa rectangular mais compatível com eventos (Anexo):

1 = Área de Lançamento (Launch Pad)
2 = Área de Assemblagem (VAB)
3 = Área de Aterragem
4 = Área de Visitantes
5 = Zona de Observação
A = Ferrovia
B = Caminho dos crawlers

Se a Área de Lançamento for constituída por 10x10 baseplates de acordo com os cálculos aqui  então a mesa terá 6 vezes esse tamanho => 15.36 m x 2.56 m

Desta maneira o centro da Area de Lançamento está a  1.28 m das 3 laterais da mesa, os mais altos devem conseguir chegar lá com alguma facilidade.

A Área de Assemblagem teria umas 6x6 baseplates
O Caminho dos crawlers teria umas 8 baseplates de comprimento.
A Área de Aterragem umas 12 baseplates de comprimento

Quando refiro baseplates estou a falar de unidades de medida... não sei se é viável um Launch Pad formado por 100 baseplates efectivas, se 6 pessoas entrassem dava em média 16 a cada um, se fossem «só» baseplates ainda vá mas o que vai em cima da maior parte delas é considerável.
[/quote]

[member=6806]CyberX[/member] se reparares no Kennedy Space Center a zona de observação (5) fica mesmo no caminho (B) entre o VAB (2) e a área de lançamento (1), penso que não há necessidade de estar a criar caminhos alternativos.
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por agadoijo »

[quote="CyberX"]
[img width=400]https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... lex_39.jpg[/img]
Primeiras contas para o VAB (Vehicle Assembly Building) para ver se temos interesse:

H=160.3 m L=218.2 W=157.9

1:112 =>
H=1.43m = 179 studs = 3 baseplates de 48 + 1 baseplate 32 + 3 studs
L=1.95m = 244 studs = 5 baseplates de 48 + 4 studs
W=1.41m = 176 studs = 3 baseplates de 48 + 1 baseplate de 32

Penso que podemos simplificar o edificio a um cubo principal de 176 studs de aresta + 1 apêndice
Nesse caso o cubo poderia ser feito com 5 faces à custa de baseplates em que casa face teria (ver anexo):

9 baseplates 48x48 + 9 baseplates 32x32 + 2 baseplates 16x32

O chão, a existir, poderia ser idêntico ou um pouco maior, por exemplo apenas com baseplates 32 (6x6)

Se fizemos isto, usava-se Technic para ligar as faces e depois tenho 2 hipóteses:
- as baseplates com os studs para dentro e autocolantes por fora
- as baseplates com os studs para fora e depois resmas de bricks e tiles por cima

Depois o apêndice do VAB poderia ser feito mais ou menos da mesma maneira, completando-se com 2 ou 3 acessórios à voltacomo aquele depósito de água em frente.
[/quote]

As tuas contas parecem-me correctas... mas... como raio é que vais segurar as baseplates para que aquilo não colapse??
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

Mais ou menos como fiz no "Kartodromo Magnético"
http://www.plug.pt/forum/http://localho ... 52#p133352

Imagem

Infelizmente não tirei fotos decentes a esta mega-estrutura quando levei a Tomar (numa versão mais robusta do que nesta foto).

Fiz agora mesmo um rascunho talvez dê para perceber:

Temos de prender à baseplate algo que saia um pouco para fora - neste caso 1 stud apenas.
Depois prendemos plates por baixo, paralelamente à baseplate. Uma plate é um pouco mais alta que uma baseplate mas não é muito significativo.
Depois prendemos por baixo da plate algo que entre por baixo da baseplate, quanto mais melhor e quanto mais rigido melhor - neste caso 1 stud apenas.

Imagem
Imagem

Só assim, às 3 pancadas, e a baseplate já se aguentava sem fugir mas se fizermos isto ao longo de toda a baseplate já temos alguma firmeza.

Mas se há medo de os bricks e plates se soltarem usamos Technic:

Imagem

Tive de acrescentar mais uma plate porque para poder ligar Technics assim é preciso ter 2 plates entre cada 2 bricks.

Claro que para um cubo LEGO de 141 cm vai ser preciso mais algumaengenharia de estruturas, isto não vai lá com meia dúzia peças, só mesmo ensaiando.

Uma outra hipótese é decompor o mega-cubo de 176 studs em 1331 cubos de 16 studs de aresta :D

Acho que vamos ter de esperar pelo próximo LUGBULK para fazer isto.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

[quote="agadoijo"]
[member=6806]CyberX[/member] se reparares no Kennedy Space Center a zona de observação (5) fica mesmo no caminho (B) entre o VAB (2) e a área de lançamento (1), penso que não há necessidade de estar a criar caminhos alternativos.
[/quote]

Não sei se percebi e/ou não me expliquei bem.
B é o caminho do crawler, a zona de observação fica com uma vista previlegiada para esse caminho mas não em cima do caminho, pois não? Inventei um caminho para os autocarros levarem os visitantes até lá, passando pela zona do VAB e paraleo ao caminho do crawler mas imaginei umas vedações ou um canal inundado entre um e outro.

Neste panfleto parece-me até que o caminho para a zona de observação tb começa num ramal antes de se chegar ao VAB
Imagem
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Pirralho
Sócio
Sócio
Mensagens: 1117
Registado: 29 out 2010, 12:28
Localização: Coimbra

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por Pirralho »

Pessoal...

Não podem fazer um tópico sintese do tópico sintese??? Adorava participar, mas já me perdi.
Estou disponivel para qualquer função politica e activa na construção.

Abraço
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

Eu ainda estou a tentar reler o tópico inicial para fazer a síntese mas depois este descambou.
Acho que não vamos lá com tópicos sintese em modo read/write.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
Eu ainda estou a tentar reler o tópico inicial para fazer a síntese mas depois este descambou.
Acho que não vamos lá com tópicos sintese em modo read/write.
[/quote]

Pode-se pegar neste tópico e só deixar o primeiro post e o post do mapa, ficando o tópico só de leitura.
Todos os outros post, ou ficam num tópico separado ou juntam-se ao tópico inicial.
Que me dizes?
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

[quote="AGarcia"]
[quote="CyberX"]
Eu ainda estou a tentar reler o tópico inicial para fazer a síntese mas depois este descambou.
Acho que não vamos lá com tópicos sintese em modo read/write.
[/quote]

Pode-se pegar neste tópico e só deixar o primeiro post e o post do mapa, ficando o tópico só de leitura.
Todos os outros post, ou ficam num tópico separado ou juntam-se ao tópico inicial.
Que me dizes?
[/quote]

Por mim OK. Melhor ainda se eu tiver acesso ao post inicial se quiser completar, não sei se é possível.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1236
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por agadoijo »

[quote="CyberX"]
[quote="agadoijo"]
[member=6806]CyberX[/member] se reparares no Kennedy Space Center a zona de observação (5) fica mesmo no caminho (B) entre o VAB (2) e a área de lançamento (1), penso que não há necessidade de estar a criar caminhos alternativos.
[/quote]

Não sei se percebi e/ou não me expliquei bem.
B é o caminho do crawler, a zona de observação fica com uma vista previlegiada para esse caminho mas não em cima do caminho, pois não? Inventei um caminho para os autocarros levarem os visitantes até lá, passando pela zona do VAB e paraleo ao caminho do crawler mas imaginei umas vedações ou um canal inundado entre um e outro.

Neste panfleto parece-me até que o caminho para a zona de observação tb começa num ramal antes de se chegar ao VAB
Imagem
[/quote]

[member=6806]CyberX[/member] pois realmente nesse panfleto parece um caminho completamente separado, mas eu estava a ver pelas imagens do google maps relativas ao Kennedy Space Center (em anexo, imagens pequeninas por causa das restrições dos anexos), por ai parece-me que a estrada é colada ao caminho do crawler e segue até à plataforma de lançamento, presumo que essa estrada sirva também para outros veículos se deslocarem até à plataforma, a área de observação é um simples desvio.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

[member=6727]agadoijo[/member] prece-me que tens razão.

Numa próxima síintese de síntese corrijo o sketch :D
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder