EV3-PD LEGO Protocol Droid

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

EV3-PD LEGO Protocol Droid

Mensagem por CyberX »

Um determinado arquitecto da nossa praça desafiou-me há um par de dias a implementar um Droide de Protolo em LEGO capaz de traduzir diferentes linguas.

Umas horas depois descobri que o dito cujo fazia anos. Bad timing, não consegui concretizar a coisa a tempo, vai a prenda atrasada:

Tecnologicamente nada de novo aqui, já se fazem tradutores automáticos há uns 2 ou 3 anos com o Raspberry Pi usando métodos semelhantes:
- uso um microfone USB para gravar uma amostra de 10 segundos que esperamos ser num português decente (16 KHz, formato FLAC)
- envio a amostra para a Cloud do Google
- invoco as API Google (Cloud Speech e Cloud Translation) para converter para texto e depois para inglês

A maior dificuldade foi instalar o Google Cloud SDK no EV3.
Depois registei uma trial de 365 dias, autentiquei-me e a partir daí são meia dúzia de comandos que oportunamente publicarei no meu blog.

Em 2 dias,
You have €265.87 in credit and 363 days left in your free trial.
Isto num portátil ou num Raspberry funciona muito bem. No EV3 por qualquer motivo a autenticação parece perder o Norte durante 2 minutos até me deixar transferir a sample para a cloud (tem de ser na cloud, a API não funciona com samples locais). Se conseguir cortar esses 2 minutos a coisa tem utilidade - posso deixar o utilizador escolher a lingua de origem e a lingua de destino e fazer traduções em poucos segundos.

Se não conseguir ultrapassar o problema da pausa de 2 minutos terei de arranjar um intermediário mais rápido ou uma solução alternativa.
Última edição por CyberX em 05 jun 2017, 15:28, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Re: EV3-PD LEGO Protocol Droid

Mensagem por CyberX »

Apresentei uma versão mais decente aqui:
http://www.plug.pt/forum/http://localho ... #msg147082

Consegui ultrapassar o problema da demora de 90 segundos até conseguir enviar a amostra de áudio para a cloud - em vez de usar os comandos do Google Cloud SDK uso um comando mais genérico que faz o mesmo em 6 segundos, foi um golpe de sorte.

Com algum investimento espero levar a um próximo evento um Droid Protocolar e mostrá-lo de x em x tempo
(token de autenticação à cloud Google só dura 1 hora, tem de ser renovado e a renovação, pelo SDK, demora 50 segundos e ainda não encontrei nenhuma alternativa - depois de autenticado posso deixar o Droid a fazer traduções à vontade)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder