Umas horas depois descobri que o dito cujo fazia anos. Bad timing, não consegui concretizar a coisa a tempo, vai a prenda atrasada:
Tecnologicamente nada de novo aqui, já se fazem tradutores automáticos há uns 2 ou 3 anos com o Raspberry Pi usando métodos semelhantes:
- uso um microfone USB para gravar uma amostra de 10 segundos que esperamos ser num português decente (16 KHz, formato FLAC)
- envio a amostra para a Cloud do Google
- invoco as API Google (Cloud Speech e Cloud Translation) para converter para texto e depois para inglês
A maior dificuldade foi instalar o Google Cloud SDK no EV3.
Depois registei uma trial de 365 dias, autentiquei-me e a partir daí são meia dúzia de comandos que oportunamente publicarei no meu blog.
Em 2 dias,
Isto num portátil ou num Raspberry funciona muito bem. No EV3 por qualquer motivo a autenticação parece perder o Norte durante 2 minutos até me deixar transferir a sample para a cloud (tem de ser na cloud, a API não funciona com samples locais). Se conseguir cortar esses 2 minutos a coisa tem utilidade - posso deixar o utilizador escolher a lingua de origem e a lingua de destino e fazer traduções em poucos segundos.You have €265.87 in credit and 363 days left in your free trial.
Se não conseguir ultrapassar o problema da pausa de 2 minutos terei de arranjar um intermediário mais rápido ou uma solução alternativa.