Continuando a nossa colaboração com a loja do TRU do Nova Arcada em Braga, resolvi desta feita fazer uma pequena alusão ao São João de Braga realizando uma Cascata de São João, onde coloquei alguns elementos típicos da cidade de Braga. Nele não faltam as festividades de São João representados pelas "marteladas" na Avenida da Liberdade, a Festa de Natal no Bananeiro (onde milhares de pessoas se juntam para beber Moscatel e comer uma banana (têm de conhecer a interessantíssima história para perceber o porquê...), a Volta a Portugal nas ruas da cidade e o Rallye de Portugal, a corrida do Porco Preto, a sardinhada de São João e a Braga Romana. Tudo acompanhado por alguns edifícios da cidade como o Banco de Portugal, o edifício do Turismo, a Casa dos Crivos, os jardins da Avenida da Liberdade com a fonte cibernética e o edifício que mais trabalho me deu a fazer para este diorama mas que não podia faltar: a Capela de São João da Ponte. Não me esqueci também da Estátua de São João dentro da fonte cibernética e da recentemente inaugurada estátua de Octávio Augusto. No Rio Este, com a via pedonal Ciclável, não me esqueci de fazer uma (justa) homenagem ao pessoal do "Braga a Correr", um grupo de cerca de 150 pessoas que se junta para correr pela cidade. Normalmente o percurso passa sempre por uma zona da cidade mais marginalizada, incluindo bairros de ciganos e por isso mesmo vemos uma cigana a aplaudir os "atletas"...
Ficaram a faltar o coreto da capela de São João da Ponte, o São Cristóvão que é colocado no Rio Este e o Carro do Rei David e dos Pastores. Fica para uma próxima...
Espero que se divirtam tanto a ver o diorama como eu me diverti a concebê-lo...
Eis as fotos...
Panorama geral

A zona de São João da Ponte

Avenida da Liberdade

O Jan Beyer, o Kim e a Gaelle d BrickOuest também não faltaram à festa...

Os martelos de São João

Festa do Bananeiro

A Capela de São João da Ponte

A sardinhada em volta da Capela

Rallye de Portugal

Braga Romana

A estátua de Octávio Augusto

Braga a correr na marginal do Rio Este

São João de Braga na Fonte Cibernética

A Volta a Portugal em Bicicleta

A corrida pelo Porco Preto

A via pedonal Ciclável