O carril do monorail LEGO não é compatível com nenhuma das engrenages LEGO Technic. A única coisa LEGO que encaixa nele é o motor do monorail, que começa a ficar caro e pelas conversas que tenho tido começa a ser comum avariarem alguns motores.
A engrenagem que vem com o motor é de metal e tem 12 dentes:

Andei meses à procura de engrenagens compatíveis no comércio online, de perferência algo com referência que se possa comprar hoje e se necessári novamente daqui a 3 anos . Encontrei finalmente algo satisfatório, mas em plástico, num kit de engrenagens de uma marca espanhola, a Cebek, que comercializa kits educativos na área das ciências.
O kit é o C-6085:

A engrenagem vermelha é um pouco menor do que eu pretendia e também tem apenas 10 dentes. Mas alinha, é o que interessa.
Não tenho impressora 3D nem tenho jeito para modelizar por isso provavelmente vou acabar construindo um chassis em resina epoxy mas para uma primeira prova de conceito desenrasquei-me só com peças LEGO.
Colei a engrenagem a uma peça Technic relativamente nova, para poder usar a engrenagem com um micro-motor 9V:
Depois fiz uma estrutura com umas rodas que além de ajudar a deslizar asseguram algum alinhamento:
Está longe do ideal mas resulta:
Finalmente encavalitei uma caixa de pilha:
E funciona!
Lento e aos tremeliques mas funciona por isso vou agora pensar em qualquer coisa melhor, com um motor mais rápido.
Não me vou preocupar com o sistema de patilha que inverte ou pára o motor. É demasiado engenho para um tosco como eu. A ideia é ter um sistema controlado à distãncia, arranja-se depois um sistema qualquer de sensores para auxiliar a decisão de inverter ou parar.