[MOC] Relógio Digital

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

[MOC] Relógio Digital

Mensagem por AVCampos »

[align=center]Imagem[/align]

Aqui está um relógio simples que enjorquei. Ele não funciona mesmo, mas cada segmento dos dígitos tem um mecanismo para o "ligar" e "desligar".

Os dígitos são em amarelo sobre preto. Isto, junto com o facto de o relógio ter uma estrutura preta e aberta, dá-lhe um aspecto melhor sobre um fundo escuro.

A traseira tem todos os controlos. Cada engrenagem de ponta amarela pode ser rodada para girar um segmento entre as posições "ligado" (amarelo) e "desligado" (preto).
[align=center]Imagem Imagem[/align]

Tem um suporte grande atrás para ser apoiado numa superfície horizontal, e um "gancho" pequeno para ser pendurado numa parede.
[align=center]Imagem Imagem[/align]

Página do MOCpages aqui. Mesmo não funcionando, acho que dará jeito para marcar horários de exibições em eventos futuros. :fixe: Comentários & Críticas? :)
Última edição por AVCampos em 04 jan 2018, 20:44, editado 1 vez no total.
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Re: [MOC] Relógio Digital

Mensagem por gads »

Tens um painel digital portanto  ;D
Muito fixe agora é só ligar os smart bricks e "tempestades da mente" e outras cenas inteligentes para fazer o relógio funcionar  :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Os digitos fazem-me lembrar a calculadora digital MINDSTORMS que um certo MCP anda a fazer há anos... mas essa funciona  >:D

Quando dizes que não funciona não significa que não possa ser actuado por motores, pois não? Será meio caminho para por a funcionar numa coisa género "próxima sessão do Cubo Mágico em 15m22s e a contar".

Eu só aumentaria a largura dos digitos, para a proporção não ficar tão "esticada".
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Obrigados!

[quote="gads"]
agora é só ligar os smart bricks e "tempestades da mente" e outras cenas inteligentes para fazer o relógio funcionar  :fixe:
[/quote]
Também pensei nisso, mas ter um motor por cada segmento implicaria 28 motores... :-X Como não é preciso mexer mais que um segmento de cada vez deve poder fazer-se uma multiplexagem mecânica, mas será decididamente muito complicada.

[quote="CyberX"]
Os digitos fazem-me lembrar a calculadora digital MINDSTORMS que um certo MCP anda a fazer há anos... mas essa funciona  >:D

Quando dizes que não funciona não significa que não possa ser actuado por motores, pois não? Será meio caminho para por a funcionar numa coisa género "próxima sessão do Cubo Mágico em 15m22s e a contar".[/quote]
Ao ver como ficou, também me fez lembrar a calculadora. Mas nunca tencionei que o relógio funcionasse, para isso precisaria de muito mais tempo...
Poder ser actuado, pode. Mas ou usa 28 motores, ou menos com multiplexagem mecânica complicada.

[quote="CyberX"]
Eu só aumentaria a largura dos digitos, para a proporção não ficar tão "esticada".[/quote]
A minha maior dificuldade foi exactamente com os segmentos, colocá-los o mais próximo possível uns dos outros de maneira a ainda poderem ser rodados. Os segmentos horizontais podem ser mais largos, mas os verticais não podem mesmo ficar maiores.
necs
Newbie
Newbie
Registado: 03 jan 2018, 11:14

Mensagem por necs »

Está fixe! parabéns!  :fixe:

Entretanto ligando-o quase que fica igual a este: https://www.youtube.com/watch?v=pp8D7pZtW4k
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Só para referência, os dígitos mecânicos para calculadora a que me referia são estes do Mark Crosbie:
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Em ambos os casos, os dígitos são bem maiores que os meus, e portanto com mais espaço para ter mecanismos. ;)

Estive a matutar, e, graças à magia das juntas universais, talvez consiga acoplar os segmentos uns aos outros para os controlar usando só 4 motores. 8) Mas isso terá de esperar no mínimo até Março.
Responder