A visita à Junceira no passado fim de semana, para lá de umas boas migas e alguns migos teve uma antecipação da minha prenda de anos: o novo comboio de carga Powered Up.
Confesso que nunca me entusiasmou muito a ideia de um comando Bluetooth LE que se liga aos novos Smart Hubs em vez das aplicações de telemóvel. Não sei porquê, cheirava-me a esturro.
Mas há destas coincidências e no dia seguinte um tal de Nathan abre-me um incidente no projecto do Puppy (a App para Android que fiz) a perguntar pelo motor do BOOST e no meio de tentativas falhadas ele diz-me que se ligarmos o motor ao novo hub ele funciona com o comando do comboio.
!?!
E é mesmo verdade. Nenhum dos comandos que desencantei no reverse engineering do BOOST consegue fazer mexer o motor (apesar de ser detectado) mas o Controlo Remoto consegue (apenas em modo ON/OFF, como um motor normal).
Toca a espiolhar o bicho e aquilo afinal não é o que eu pensava: não é um mono que se liga ao hub e se limita a enviar os comandos PF2 / Powered Up do motor. É sim um dispositivo ao qual o hub se liga para usar como uma extensão (com 1 LED, 7 botões, 1 sensor de tensão e outro de corrente).
E como é o hub que se liga ao Controlo Remoto... isso significa que qualquer um se pode ligar também. Incluindo o meu PC... e o MINDSTORMS EV3 (se correr ev3dev linux):
O novo controlo remoto Powered Up
- CyberX
- Sócio

- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Contacto:
O novo controlo remoto Powered Up
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Re: O novo controlo remoto Powered Up
Hmm interessante, isso significa que (possivelmente mediante uma actualização de firmware) o comando PU também pode ser usado como uns quantos sensores de toque para o Boost, tal como os botões do NXT e do EV3 podem ser usados como sensores. 
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
Só é preciso que se actualize o firmware do BOOST.
Mas mesmo que o façam (e acredito que sim) não estou a vê-los a disponibilizar essa funcionalidade tão específica na App de "programação" o que te obrigaria a fazer a tua própria aplicação.
Mas mesmo que o façam (e acredito que sim) não estou a vê-los a disponibilizar essa funcionalidade tão específica na App de "programação" o que te obrigaria a fazer a tua própria aplicação.
Jorge Pereira
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
Mera curiosidade técnica, o LED RGB é controlável
Detalhes técnicos e código na seguinte série de artigos.
Detalhes técnicos e código na seguinte série de artigos.
Jorge Pereira