Pergunta para aqueles que fazem MOCs

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Nuno Raimundo
Newbie
Newbie
Registado: 11 set 2007, 17:31

Pergunta para aqueles que fazem MOCs

Mensagem por Nuno Raimundo »

Sou uma pessoa que sempre gostou imenso de legos mas nunca andou por dentro da comunidade. Por isso, gostaria de colocar uma questão àqueles que fazem as suas próprias criações de lego.

Vocês fazem as vossas criações usando as peças que acumulam ao longo de anos, certo? Portanto misturam peças de vários conjuntos.

Agora eu pergunto: o facto de se misturarem peças não faz com que se "percam" os modelos que vêm da fábrica? A grande questão é: quem faz MOCs tem ou não tem de fazer este tipo de escolha: "ou fico com os modelos oficiais da lego ou faço os meus próprios"?

Não sei se me estou a fazer entender... É que eu sempre gostei de cada coisa no seu lugar, e faz-me um bocado de impressão só de pensar em misturar as peças dos modelos que tenho, porque penso que vou "estragá-los" ou que nunca mais vou conseguir montá-los...
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Re: Pergunta para aqueles que fazem MOCs

Mensagem por PocasNuckie »

Não me faz confusão absolutamente nenhuma. É um ciclo evolutivo. As peças passam uma temporada como o set "de fábrica" como lhe chamas, e depois passam a disponiveis para MOC's. Podes sempre dar-te ao trabalho de procurar as peças todas mais tarde para voltar a fazer o original, mas acho que  não vale a pena.

Pocas
Imagem
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

[quote="Nuno Raimundo"]
Sou uma pessoa que sempre gostou imenso de legos mas nunca andou por dentro da comunidade. Por isso, gostaria de colocar uma questão àqueles que fazem as suas próprias criações de lego.

Vocês fazem as vossas criações usando as peças que acumulam ao longo de anos, certo? Portanto misturam peças de vários conjuntos.

Agora eu pergunto: o facto de se misturarem peças não faz com que se "percam" os modelos que vêm da fábrica? A grande questão é: quem faz MOCs tem ou não tem de fazer este tipo de escolha: "ou fico com os modelos oficiais da lego ou faço os meus próprios"?

Não sei se me estou a fazer entender... É que eu sempre gostei de cada coisa no seu lugar, e faz-me um bocado de impressão só de pensar em misturar as peças dos modelos que tenho, porque penso que vou "estragá-los" ou que nunca mais vou conseguir montá-los...
[/quote]

Para mim o que interessa mais são basicamente as peças. Elas nunca estão perdidas, estejam os sets desmontados, montados ou misturados nas mais variadas criações.

Óbviamente que existem sets pelo qual se tem mais carinho que acabam por ficar orgulhosamente expostos montados, mas isso depende de cada um.

Conseguirás sempre montar os sets que desmontaste é essa a piada do LEGO.
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="Nuno Raimundo"]
[/quote]
Nem sempre... As peças normalmente têm duas origens diferentes: Ou de compras/ofertas de conjuntos originais, ou aquisições (compras ou doações) de Lego em segunda mão... Destas, pode ser conjuntos completos, ou, peças avulso (p ex: em lotes de kilo)

A escolha de "manter o conjunto como original" ou "desmembrar em partes" é opção de cada um... muitos de nós prefere manter (pelo menos um) conjunto original, nem que seja para ficar como referência...

[quote="Nuno Raimundo"]
Agora eu pergunto: o facto de se misturarem peças não faz com que se "percam" os modelos que vêm da fábrica? A grande questão é: quem faz MOCs tem ou não tem de fazer este tipo de escolha: "ou fico com os modelos oficiais da lego ou faço os meus próprios"? (...)porque penso que vou "estragá-los" ou que nunca mais vou conseguir montá-los...
[/quote]

De modo nenhum!!! as peças não se perdem... e desde que guardes as instruções originais, podes sempre reconstruir um conjunto que tenhas desmembrado... Pessoalmente, ando a fazer isso de (praticamente) todos os conjuntos que adquiri em mais novo... vou reconstruindo todos os conjuntos que alguma vez tive! :D é um trabalho duro... mas compensante!!!

Claro que muitas peças estão em "mocs" que entretanto fiz... por isso a reconstrução "com as peças originais" é quase impossível...
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Como eu te compreendo Raimundo...
Já discutimos por aqui o assunto diversas vezes.

Eu também sou incapaz de juntar as peças dos meus muitos sets, mas isto está-me a castrar a criatividade, embora o tempo não seja muito.

Finalmente acho que estou decidido por uma solução. Vou passar a comprar alguns sets em duplicado, um fica MIB e ou outro vai para peças.
Não é a solução mais económica, mas é uma SOLUÇÃO! :D (é uma solução que penso que já é aqui adoptada por alguns outros membros).

Como o meu interesse principal é o TECHNIC, e as peças nem variam assim tanto como noutros temas, acho que não vou ter de comprar muita coisa em duplicado para conseguir os meus objectivos. Devem bastar uma meia dúzia de sets grandes bem escolhidos para ficar com um bom sortido de peças e umas boas centenas de axels, pins e afins de menor utilidade (em quantidades industriais, claro). :)

Para outros casos/temas, vou comprando algumas peças spare específicas no BrickLink...
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 20:31

Mensagem por Nuno Lino »

Os meus set's estão todos montados ( e ainda são muitas dezenas) e nunca lhes roubo peças para os mocs.

Os moc são feitos com peças que me sobram, de set's que compro apenas para peças, ou mais frequentemente com a compra especifica para construir o moc.

Tenho sempre um ou dois moc na linha de montagem à epsra que se comprem as peças todas necessárias.

O inconveniente é que não dá para fazer mocs de grandes dimensões como daria se tivesses a minhas peças todas disponiveis, mas eu prefiro assim.

Nuno Lino
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

[quote="Nuno Lino"]
Os meus set's estão todos montados ( e ainda são muitas dezenas) e nunca lhes roubo peças para os mocs.

Os moc são feitos com peças que me sobram, de set's que compro apenas para peças, ou mais frequentemente com a compra especifica para construir o moc.

Tenho sempre um ou dois moc na linha de montagem à epsra que se comprem as peças todas necessárias.

O inconveniente é que não dá para fazer mocs de grandes dimensões como daria se tivesses a minhas peças todas disponiveis, mas eu prefiro assim.

Nuno Lino
[/quote]

Lá está, isto é uma questão pessoal que depende de cada um.

Para o "colecionador" custa muito mais desfazer-se dos sets montados.
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Namath
Hero Member
Hero Member
Registado: 16 set 2006, 17:29

Mensagem por Namath »

[quote="Nuno Raimundo"]
[/quote]

Para isso Deus inventou as instruções  ;D ;D

Bem vindo
Jnunes
Sócio
Sócio
Registado: 27 jul 2006, 00:35

Mensagem por Jnunes »

é isso mesmo a sempre as instruçoes  ;D ;D

eu pessoalmente fico com alguns originais quando estes valem a pena de
resto vai tudo para peças.................... ;D ;D

Jnunes
Imagem
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Ultimamente não tenho usado peças dos sets que compro.
Gosto de os ter em exposição e como tal não os desmonto.

Para os MOCs (poucos de acordo com o tempo disponivel) tenho comprado peças a granel de acordo com aquilo que preciso no website www.bricklink.com  ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Eu sou do campo "sets são para desmontar e misturar com os outros para MOC's", só que o tempo e o espaço não deixam... e à conta disso tenho ainda montados o alternativo do 8272, o 8284, o 8289, e, desde o ano passado, o 8868.

E, mesmo que já não haja as instruções originais, sempre há o PICSL... :)
Alex
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 18:05

Mensagem por Alex »

Faço um pouco como o Nuno  :)

Só de cidade tenho mais de 300 sets, e tenho-os montados, e tenho pelo menos uma cópia de cada intacta.

Só "destruo" um set, se tiver mais que uma cópia dele... a não ser que seja um set extremamente feio... LOL

As peças que uso em Mocs, provem de sets basic ou Creator (aqueles contentores) e de (muitas) peças que compro no bricklink, ou em lotes no ebay  :)
Imagem Imagem
REDSKIN
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 03 mar 2007, 09:03

Mensagem por REDSKIN »

LOOl ao ouvirte falar lembras me alguem.... :P :D Eu quando obtenho um set fico com ele meses e meses ali em esposição. No entanto, com o tempo quando começares a construir a tua cidade ou o que for... vais tu proprio sentir necessidade de ter algo melhor.. com mais detalhes e a tua perfeição e apartir daí vais começar abrir mao de certas exposições :D LOl
O que podes começar também a fazer é pedir a todos os  teus conhecidos as caixas de Lego que eles já não utilizam, ficarias espantado com a quantidade de Lego que anda por aí em sotãos e ainda mais os que vao pró lixo. Bem mas ao adquirires estas ofertas, vais conseguir obter um bom montante de peças e dar finalmente asas a tua imaginação, sem ter o peso na consciencia do set que mandaste abaixo :D xD LOl

Bye bye ;)
Imagem
Imagem
fil_lego
Sócio
Sócio
Registado: 07 out 2006, 10:05

Mensagem por fil_lego »

Como em tudo na vida temos de fazer opções!
Sempre que me deparo com o dilema aqui aflorado aplico uma máxima já conhecida que é:
"o valor do todo é maior que o valor da soma das partes" - neste caso prescinde-se dos sets e opta-se pelo MOC.
Se se verifica o contrário - reconstroem-se os sets e abandona-se o MOC.
Quando as partes (sets) e o todo (MOC) são igualmente imprescindíveis, bem, nesse caso opta-se por comprar mais sets ou mais peças de modo a construir o MOC. Também aqui se faz uma opção: ou se gasta mais dinheiro, ou não.

Filipe
Não é por ser velho que se deixa de brincar.
É por deixar de brincar que se fica velho.
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Alex"]
As peças que uso em Mocs, provem de sets basic ou Creator (aqueles contentores) e de (muitas) peças que compro no bricklink, ou em lotes no ebay  :)[/quote]
Está aí uma diferença entre Technic/Mindstorms e os outros temas, e parece-me que com o tempo vão-se distanciando cada vez mais... é que há peças que só comprando o respectivo set se obtêm. :( Assim de repente lembro-me das peças de suspensão/direcção com juntas de velocidade constante, que só há no 8466.
Responder