Apresento aqui na íntegra o passo para a construção de um destes módulos com todas as fases do mesmo e algumas imagens do efeito final.
Não contemplei as curvas e bifurcações.
A estes módulos encostam os de terreno que entretanto tenho também criado, fundamentalmente os de margem de rio e os de estrada em terra batida (já muito utilizados nos meus anteriores dioramas de Ninjago).
Espero que gostem.
A ideia de realizar estes módulo veio na sequência do cruzamento de duas ideias:
- a materialização para a ferrovia dos meus "Módulos de Terreno Lego" (Tópico original sem imagens porque estas desapareceram do Flickr acidentalmente - viewtopic.php?f=2&t=10220), baseados nas roadplates (curva, recta, cruzamento e entroncamento) e compatíveis com estas em termos de dimensionamento.
- a visita a uma exposição de LEGO em Praga onde vi este efeito da brita recriado numa via férrea
O tempo estimado de "confecção" de uma baseplate destas é de cerca de 35 minutos.
A "receita" para este módulo tem os seguintes "ingredientes":

Primeira fase (baseplate tan e base para dar altura ao "cascalho")

Segunda fase - via férrea com tiles a imitar os barrotes de madeira

Terceira fase - colocação da brita (mix de queijinhos LBG, DBG e round plates 1x1 LBG)

Quarta fase - crição do relevo modular para sustentar a vegetação (quem esteve no primeiro PdC Fan Event deve lembrar-se destas slopes azuis...)

Quinta fase - colocação da vegetação

Aqui estão algumas imagens de testes que fiz de conjunto: