Não de uma forma eficiente mas talvez suficiente para um diorama educativo.
Ao fazer o trabalho de casa encontrei vários projectos no terreno que usam bombas hidráuiicas e motores hidráulicos como neste caso:
https://www.ecowavepower.com/our-techno ... -it-works/

Alguns componentes do diagrama são tão parecidos com os LEGO Pneumatics que até doi, basta substituir os hidráulicos por pneumáticos!
Para o "pedal de ondas" que basicamente é uma bóia ligada a uma bomba comecei com isto:

já confirmei e o pneu flutua. Agora se produz ar comprimido em situações reais ainda falta muito, até porque o meu Tanque de Ondas está no estaleiro.
Para o motor pneumático adaptei uma ideia do "Green Gecko Lego Technic Workshop" aos únicos cilindros grandes que tenho:
resultando nisto:
Agora "só" preciso de umas quantas bóias a encher um tanque de ar e depois quando este encher libertar o ar para o LPE (LEGO pneumatic engine) fazer rodar um motor eléctrico e produzir por breves momentos electricidade suficiente para acender uns LEDs.
Se não resultar posso sempre fazer batota e pegar no conjunto de compressores da Fonte Dinâmica para activar o LPE directamente
To be continued...