[MOC] SPIKE Prime Balancer V3

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

[MOC] SPIKE Prime Balancer V3

Mensagem por Conchas »

Conforme possivelmente se vão lembrar, a minha primeira tentativa de fazer um Balancer com o SPIKE Prime não foi bem sucedida.
De tal forma entre os meus resultados e os comentário que li de um dos designers do SPIKE, fiquei em crer que seria uma coisa que estava a ser difícil de conseguir fazer com esta nova plataforma.

No entanto passado algum tempo alguém publicou no facebook uma versão que funcionava.
Voltei a pegar no assunto e decidi-me a tentar replicar esta versão, que tinha um centro de gravidade ainda mais baixo do que o meu, e talvez por isso fosse um pouco mais fácil. O problema é que não estava de todo a ser mais fácil por causa disso.
Tive então de fazer mais tentativas, de me empenhar um bocado mais, ouvir alguns conselhos aqui e ali, e aprender um bocado mais sobre o controlo PID aplicado a balancers.

Esta versão tenta implementar compensação ao desvio da trajectória e deslizamento. Implementa também a deteção de queda, por forma a parar os motores de imediato.

Visto que a compensação de deslizamento não esta a funcionar na perfeição, e não consegui melhorar mais por via da matemática, decidi fazê-lo com recurso a uma compensação mecânica!... :P
Assim como quem vai colocar uns pesos para calibrar as rodas do carro... ;D

Em baixo o código que desenvolvi em Scratch para este balancer.

Imagem
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Re: [MOC] SPIKE Prime Balancer V3

Mensagem por gads »

Nice work!
Gostava de me conseguir encontrar tempo para me concentrar num projecto deste género um dia destes...

Até lá, vou aproveitando para ver as vossas experiências :D
Bom trabalho :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Responder