As instruções são cada vez maiores

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

As instruções são cada vez maiores

Mensagem por Conchas »

As 'building instructions' dos sets, estão cada vez maiores, sem razão aparente.
Muitas vezes dou comigo a pensar que vários steps de montagem ilustrados, podiam ser comprimidos num ou dois.

Só para vos dar um exemplo, vejamos (dados relativos somente à construção do modelo principal):
853 - 610 peças, 16 páginas de instruções
8860 - 662 peças, 26 páginas de instruções
8865 - 892 peças, 38 páginas de instruções
8880 - 1343 peças, 51 páginas de instruções < O exemplo mais equilibrado na minha perspectiva
8448 - 1408 peças (alguma exclusivas do modelo alternativo),  ~175 páginas de instruções :o
8466 - 1099 peças, 153 páginas de instruções :o
8653 - 1360 peças, ~170 páginas de instruções :o
8145 - 1327 peças, ~170 páginas de instruções :o

É uma diferença demasiado grande para se explicar somente com novos tipos de peças e técnicas de cosntrução.

Na minha opinião, qt mais extensas as instruções, mais entediante e demorada se torna a construção.
Que acham vocês?
Última edição por Conchas em 01 out 2007, 16:24, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Re: As instruções são cada vez maiores

Mensagem por figueifoto »

Eu sou da mesma opinião!Apesar de haver quem ache que por ter um livro maior pode  "prolongar o prazer" por demorar mais tempo na montagem, preferia menos páginas.
Logo assim que se pega no "catrapázio" das instruções desmoraliza um bocado o processo! :P
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

- Gosto muito da ideia de ter primeiro as peças num quadro ao lado, e depois a instrução... só os technic é que dantes tinham isto, agora felizmente os restantes também.

Mas quando há instruções para meter UM ÚNICO BRICK seguida de outra para meter OUTRO BRICK que não afectava de modo algum o anterior (nem o tapa, nem outra interação), isto é realmente DEMAIS!... Podem dizer que estão feitas pensando em pessoas com menos capacidade...
...Esta ideia do "design for easy building" parece um paradoxo: o LEGO JÁ É FACIL POR NATUREZA!!! :o
Não acredito que haja gente com TÃO POUCA capacidade... mais parece é que tão feitas para gente totalmente mentecapta!!! Assim em vez de ajudar a desenvolver...só ajuda a atrofiar o cérebro!

Se eu em novo já me divertia a "saltar instruções" a ver o resultado da seguinte e só depois voltar atrás para ver se tinha conseguido acertar todas...agora salto páginas!
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Realmente... >:(

Devem ser influências Americanas, i.e. instruções para Americano seguir... ;D

Contudo numa coisa as instruções melhoraram e muito (para além do quadro de peças referido pelo Vasco atrás) e só me apercebo disso, pegando agora em instruções mais antigas.
A introdução de 'legendas' em tamanho real com imagens dos axels e TECHNIC beams, facilita imenso a verificação, quando o cansaço aperta e a destreza de um olho treinado começa a falhar.
Não há coisa pior que andar a contar studs nos bonecos das instruções e em muitas das peças que se vão retirando da caixa... 8)

Outro aspecto muito positivo, foi a introdução da lista de todas as peças incluídas, no final das instruções.
A LEGO levou cerca de 70 anos para perceber o quanto importante ou útil esta feature podia ser...
Infelizmente, só se "lembraram" depois de termos fácilmente acessíveis outros serviços como o BrickLink e Peeron...

Ainda me lembro de em miúdo bater uma lista peças à máquina com o meu pai, para cada set que comprava, separada por cores... :P ::)
Engraçado era inventar nomes para as peças, pois não havia a informação que existe hoje.

Só por graça, a ver se logo coloco aqui um scan da lista que fiz (neste o meu pai já não participou) para o 8860, já lá vão mais de 25 anos.
Aquilo é que eram tempos... nem computadores tinhamos para uso pessoal. Teve de ser mesmo à máquina, com erros e tudo... Sim, porque bater tudo de novo era de dar em doido :).
Última edição por Conchas em 01 out 2007, 13:29, editado 1 vez no total.
FCorreia

Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Um aspecto que acho negativo é deixarem de meter o tamanho das beams, como tinham antes para os Technic bricks... 7, 9, 11, 13...

Uma grande vantagem dos sets mais ou menos recentes é a divisão dos saquinhos de peças por partes de instruções! Lembro-me de juntar todas as peças do Enzo e só no final reparar no tamanho disparate!!!  ;D
Ricardo Oliveira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="Ricardo T"]
Um aspecto que acho negativo é deixarem de meter o tamanho das beams, como tinham antes para os Technic bricks... 7, 9, 11, 13...[/quote]

Mas tens normalmente a imagem dos beams em tamanho real na própria página, como referi atrás, o que é bom.

[quote="Ricardo T"]
Uma grande vantagem dos sets mais ou menos recentes é a divisão dos saquinhos de peças por partes de instruções! Lembro-me de juntar todas as peças do Enzo e só no final reparar no tamanho disparate!!!  ;D
[/quote]

Bem, essa é uma medida que só resulta uma vez, i.e. a primeira que montas o set... ;) a partir daí, foi-se...
Tb me parece, que a maíoria das pessoas só montam os sets, realmente uma vez... Depois ou ficam montados a apanhar pó até serem vendidos no eBay, ou os desmontam para nunca mais montar.
Só houve um set que já devo ter montado uma dúzia de vezes. O 8860.
Era a vantagem dos tempos em que a flagships TECHNIC, não tinham a quantidade de peças que têem hoje, o que manifestamente, desincentiva a que sejam montados muitas vezes. Embora sejam de facto modelos mais completos, funcionais (por vezes...) e bonitos.

Contudo a numeração do sacos, parece-me ser currentemente uma prática já pouco comum. Deve ser complicada em termos logísticos e tb fazer crescer os custos de produção/embalagem, significativamente.
Agora, só me lembro de terem vindo assim o 8448, o 8653 e o 8466. Já não sei se foi tb o caso do 8421, que tinha cerca de 1880 peças...
Os mais recentes népias!... :(
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Mesmo os mais recentes não são homogéneos: recebi o 8284 e 8289 ao mesmo tempo pelos meus anos, são do mesmo ano, e, qneuanto o primeiro não tem separação de sacos, o segundo já tem. Mistério! ???
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

lol Pois eu posso dizer-vos que montei o Enzo e o 8448 com tudo ao monte!  ;D Nem me apercebi, tal era a garra para montar tudo!

Tens razão, Fernando! Não prestei atenção às beams 1:1! Mas eu gostava à mesma do tamanho nas instruções.

Mas das coisas que mais tenho saudades(!) são as inner tray com tudo bem arrumadinho e vista para o exterior!  :( :(
Ricardo Oliveira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="Ricardo T"]
Mas das coisas que mais tenho saudades(!) são as inner tray com tudo bem arrumadinho e vista para o exterior!  :( :(
[/quote]

Oh, pá! Nem me fales... que saudades!!!
FCorreia

figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

[quote="Conchas"]
[quote="Ricardo T"]
[/quote]

Oh, pá! Nem me fales... que saudades!!!
[/quote]
Idem,Idem...Que Saudades!E pensar que cheguei a deitar alguns fora quando era miudo! >:(
DavidAzevedo
Hero Member
Hero Member
Registado: 19 jun 2006, 22:52
Contacto:

Mensagem por DavidAzevedo »

Concordo. Bem que podiam poupar algumas páginas de papel e tentar por mais passos de montagem na mesma folha. Às vezes parece que tou a jogar ao "encontra as diferenças" quando ambas as páginas parecem completamente iguais! Não vos acontece?

Já agora, gostavam de ver instruções em que a só as peças a colocar nesse passo é que aparecem a cor cheia, as anteriores só têm um sombreado. Facilita muito o reconhecimento das peças e onde as colocar, mas o aspecto visual das instruções piora, na minha opinião.

A LEGO já fez instruções assim, não já? Sei que mega-blargh já.
zebarnabe
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 08 nov 2007, 02:13
Contacto:

Mensagem por zebarnabe »

[quote="DavidAzevedo"]
A LEGO já fez instruções assim, não já? Sei que mega-blargh já.
[/quote]

Tenho ideia que sim ... mas de qq modo ... eles agora metem quase 1 peça por imagem ... >_> ... é ridiculo.... tou a imaginar o spaceshuttle com studless e os manuais novos ... se o modelo tem cerca de 1500 com studless teria umas 4500 com cada pagina a inserir 10 peças... umas 450 paginas ....  ;D ...
Building your life since 1991...
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="DavidAzevedo"]
Já agora, gostavam de ver instruções em que a só as peças a colocar nesse passo é que aparecem a cor cheia, as anteriores só têm um sombreado. Facilita muito o reconhecimento das peças e onde as colocar, mas o aspecto visual das instruções piora, na minha opinião.[/quote]
O MLCad pode ser configurado para isso, ou para mostrar as peças anteriores em escalas de cinzento (o que não se nota muito em peças pretas, brancas ou cinzentas, claro). Por omissão, é usando este último método que o LPub gera instruções.
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="AVCampos"]
O MLCad pode ser configurado para isso, ou para mostrar as peças anteriores em escalas de cinzento (o que não se nota muito em peças pretas, brancas ou cinzentas, claro). Por omissão, é usando este último método que o LPub gera instruções.
[/quote]

Das coisas mais interessantes que vi nos conjuntos "clonados" que comprei (e entretanho já os "purguei")  foram as suas instruções... utilizavam a ideia de "cor esbatida (quase marca de água)" para as peças já construídas, permitindo com mais facilidade ver onde as peças novas se juntavam ao já construído... surpreende-me que a Lego não faça o mesmo...!

É que nas instruções novas... como são tão poucas as novas peças por instrução... para mim torna-se mais difícil de construir (!)
Última edição por Ribatagus em 15 nov 2007, 19:08, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Para além disso, em muitas instruções de Technic, a única peça que é para acrescentar vai para sítios que não lembram ao careca, e não se distingue nada. :P
Responder