CyberX Escreveu: 25 fev 2025, 20:22
O "problema" tem a ver com o artíficio que usei para enviar mensagens em formato Pybricks a partir do EV3. Entretanto perdi-me no sentido inverso (receber mensagens) que tem sido bem mais difícil, tenho 2 abordagens diferentes e nenhuma delas satisfatória, nunca mais voltei a olhar para esse problema (mas tenho uma vaga ideia de o ter minimizado).
Após 3 semanas a partir pedra acho que consegui resolver a questão de receber mensagens. Das 2 abordagens que estava a estudar na altura passei para umas 5 e no final tenho duas satisfatórias:
- uma 100% MINDSTORMS EV3 que envolve utilizar uma versão do ev3dev aditivada que encontrei numa discussão do projecto, uma família conseguiu criar uma versão mais recente, com um kernel mais recente e inclusive um python mais recente (3.11) que faz toda a diferença, com isso consegui finalmente instalar uma library recente (o Bleak, que curiosamente também tem participação do David Lechner que é só um dos pais do ev3dev e do Pybricks)
- outra com um Raspberry Pi Zero a emular um teclado USB, passando para o EV3 as mensagens que recebe por bluetooth - para o EV3 é como se alguém as estivesse a escrever directamente nele
A primeira opção deu uma trabalheira do caraças e é apenas 99% fiável e ainda assim puxa pelo processador do EV3 que é uma coisa louca. E só funciona com dongles USB BT com chipset da Cambridge (os melhorezinhos que há por aí pelos vistos).
A segunda opção é simples e 100% fiável mas requer um dispositivo externo, o Raspberri Pi Zero 2, que apesar de mais volumoso que o dongle USB BT custa mais ou menos o mesmo e faz offload de todo o processamento pesado pelo que sou capaz de começar a adoptar esta estratégia.
Outra razão para optar pela segunda opção, que estive a discutir hoje com o Laurens (o outro pai do Pybricks) é que a nova versão de Pybricks que estão a desenvolver para o EV3 como não tem linux por baixo não consegue tirar partido de dongles BT ou Wi-Fi.. mas estão a considerar o suporte de HID (coisas como teclados, ratos, joysticks e gamepads) e eu estou justamente a fazer isso o que significa que funcionaria com a versão deles. E permitiria ligar toda uma catrafada de outras coisas ao Pybricks por extensão do que já fiz.
2 ou 3 dias para arrumar notas e descansar o tico e espero apresentar qualquer coisa.