X-wing on Stewart Platform

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Avatar do Utilizador
vascolp
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registado: 03 mai 2021, 08:05

X-wing on Stewart Platform

Mensagem por vascolp »

Caros PLUGs,

Já estou inscrito no forum há uns anos e nunca escrevi nada, por isso decidi apresentar aqui (em estreia mundial :D) o meu MOC mais recente.
Chama-se X-wing on Stewart Platform e é um modelo alternativo do LEGO 42100 Liebherr R 9800.
O MOC é composto por três partes, uma nave X-wing, uma Stewart Platform onde a nave pode ser colocada e um stand estático, também para colocar a nave. Segue um video.
E algumas imagens:

Imagem
Imagem

Mais imagens aqui.
Instruções aqui.

X-wing
A nave foi um prazer de construir. Tive uma ideia inicial de construir cada motor com 8 studs de diâmetro... dava uma nave com 103 studs de comprimento... rapidamente desisti da ideia :-) ficou com 52 studs de comprimento.
O suporte das asas foi desafiante, comecei com uma versão super-complicada, devo ter passado por umas 15 versões. Mas ficou bastante simples e funcional, as asas mantêm-se abertas facilmente e fechadas quase perfeitamente. Não havendo peças brancas para fazer as naceles dos motores tive de ser criativo e usar as lagartas. E a nave tem uns pezinhos! Possivelmente existem algumas construções ilegais, mas nada de muito forçado, não me preocupa muito.

Stewart Platform
A plataforma ficou bastante funcional e mais forte do que parece. Havendo tantos tubinhos de silicone no Set, usei-os como pés anti-derrapantes.

Stand
Depois de construir a nave e a plataforma sobraram várias peças. Assim construí uma plataforma estática (com possibilidade de ajustar o ângulo vertical) para manter a nave.

Software
O software foi todo desenvolvido em Pybricks Python. E é uma montra das capacidades do Pybricks, o Pybricks é fantástico! Cenas:
  • A executar apenas nos dois hubs, nenhuma ligação com telemóvel ou computador exterior;
  • Computação de algoritmo Stewart Platform;
  • Controlo de motores;
  • Uso de sensores dos motores (passo de calibração inicial);
  • Uso do sensor IMU do hub como joystick;
  • Comunicação bidirecional entre hubs, usando BLE Broadcast;
  • Utilização da memória interna para registo do modo de funcionamento na próxima inicialização e otimização de calibração;
  • Controlo opcional com Xbox controller.
Em breve terei instruções no Rebrickable. Quaisquer questões, estejam à vontade.
Espero que gostem!

VascoLP
Última edição por vascolp em 10 mai 2026, 09:25, editado 2 vezes no total.
spacemarine
Sócio
Sócio
Mensagens: 2675
Registado: 25 set 2006, 21:35

Re: X-wing on Stuart Platform

Mensagem por spacemarine »

Está bastante interessante. Gostava de ver esse modelo em funcionamento. Boa Malha!
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13803
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: X-wing on Stuart Platform

Mensagem por AVCampos »

Citando o Fernando Mendes no Preço Certo: "ESBEDÁCULO!" :D

Adoro sempre ver MOCs cujo modelo nada tem a ver com o modelo original de onde vieram as peças. E, se é um modelo Technic, ainda melhor. :clapping:
Avatar do Utilizador
vascolp
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registado: 03 mai 2021, 08:05

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por vascolp »

Obrigado pelos vossos comentários!

E não é que tinha o título mal escrito... foge-me sempre para o stuart quando é stewart...
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4535
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por CyberX »

Olá Vasco
(peço desculpas)

Gostei de ver o teu MOC em Oeiras mas sobretudo gostei de ver mais um tuga a usar Pybricks em Portugal, temos andado muito solitários por aqui.

Além disso precisamos de malta com ideias "fora da caixa" e uma plataforma de Stewart é sempre bem vinda. Como já falámos a minha é mais simples porque abusei de ter um hub com 6 saídas para ligar tudo, a tua é muito mais desafiante por usar broadcast (usei isso na minha cobra pitónica e em mais 2 ou 3 maluquices mas... ainda não estou plenamente satisfeito, para mim não há nada como o suporte pleno TCP/IP).

Um dia destes temos de voltar às ideias dos hackatons na garagem no Feijó. Ao fim destes anos todos até o Presidente @Conchas já deve ter desistido do Java e podemos finalmente usar algo mais prático como o Pybricks, mesmo com os desafios que a LEGO agora se lembrou de inventar como certificados de encriptação no firmware o Pybricks ainda é a forma mais universal de se conseguir fazer alguma coisa decente em LEGO.
Última edição por CyberX em 30 abr 2026, 15:33, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13803
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por AVCampos »

CyberX Escreveu: 30 abr 2026, 14:56 Olá Alexandre.
Não o insultes, ele é Vasco. ;D
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por Conchas »

CyberX Escreveu: 30 abr 2026, 14:56 Olá Alexandre.

Gostei de ver o teu MOC em Oeiras mas sobretudo gostei de ver mais um tuga a usar Pybricks em Portugal, temos andado muito solitários por aqui.

Além disso precisamos de malta com ideias "fora da caixa" e uma plataforma de Stewart é sempre bem vinda. Como já falámos a minha é mais simples porque abusei de ter um hub com 6 saídas para ligar tudo, a tua é muito mais desafiante por usar broadcast (usei isso na minha cobra pitónica e em mais 2 ou 3 maluquices mas... ainda não estou plenamente satisfeito, para mim não há nada como o suporte pleno TCP/IP).

Um dia destes temos de voltar às ideias dos hackatons na garagem no Feijó. Ao fim destes anos todos até o Presidente @Conchas já deve ter desistido do Java e podemos finalmente usar algo mais prático como o Pybricks, mesmo com os desafios que a LEGO agora se lembrou de inventar como certificados de encriptação no firmware o Pybricks ainda é a forma mais universal de se conseguir fazer alguma coisa decente em LEGO.
Apoiado!
Estou disponível para agendar um ou mais encontros desses.
Digam quando quiserem!
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4535
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por CyberX »

AVCampos Escreveu: 30 abr 2026, 15:04
CyberX Escreveu: 30 abr 2026, 14:56 Olá Alexandre.
Não o insultes, ele é Vasco. ;D
É pá desculpa... vi um membro novo no fórum Alex e o tico nã odeu para mais.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4535
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por CyberX »

Conchas Escreveu: 30 abr 2026, 15:21 Apoiado!
Estou disponível para agendar um ou mais encontros desses.
Digam quando quiserem!
Junho. Sem apanhar as horas malucas de filas na ponte para e da praia. E sem armadilhas de separação de mosaico nem cerveja com 2 anos ;)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13803
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por AVCampos »

E combina-se isso com a velha prometida-e-não-cumprida corrida de barcos! 8)
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por AGarcia »

Conchas Escreveu: 30 abr 2026, 15:21
CyberX Escreveu: 30 abr 2026, 14:56 Um dia destes temos de voltar às ideias dos hackatons na garagem no Feijó.
Apoiado!
Estou disponível para agendar um ou mais encontros desses.
Digam quando quiserem!
Também podem contar comigo.
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
vascolp
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registado: 03 mai 2021, 08:05

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por vascolp »

Caros,

Gostei de ir à exposição, mesmo que tenha lá estado pouco tempo e na verdade não correu lá muito bem, aquilo não se mexeu.
Mas estamos sempre a aprender, já estou a simplificar o software a ver se se aguenta com ambientes poluídos de RF.
Obrigado pela excelente oportunidade que me deram!

VascoLP
Avatar do Utilizador
vascolp
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registado: 03 mai 2021, 08:05

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por vascolp »

Boas!

E para complementar, instruções aqui.

Cumprimentos!
VascoLP
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1239
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por agadoijo »

Ainda bem que decidiste partilhar esta pequena maravilha!
Acho que foi muito bem conseguido, e esta escala ficou bem mais simpática do que a tua ideia original ;)
Tive pena de não a ver a mexer, mas o vídeo não deixa dúvidas de como o movimento está suave :clapping:
Ainda para mais partilhas instruções e tudo! Pacote completo!

PS: já não postava nada no forum há algum tempo, pelo menos eu... já percebi que a minha conta terá sido alvo de atividades menos licitas, mas achei por bem deixar aqui um pequeno comentário para que este MOC não fique enterrado pela enchorrada de posts depois de um evento...
Avatar do Utilizador
vascolp
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registado: 03 mai 2021, 08:05

Re: X-wing on Stewart Platform

Mensagem por vascolp »

Obrigado!
Simplifiquei as comunicações entre os hubs, para a próxima já deve mexer, ... espero!
Responder