Em pleno Covid, a comunidade ROBOTMAK3RS lançou um desafio REMIX, propor um MOC que misturasse um set da família MINDSTORMS com o set Technic da betoneira.
A minha ideia de uma Conga com o EV3 foi aprovada e enviaram-me a betoneira para concretizar, fica aqui o video oficial que apresentei na altura:
A Conga faz uso de mais elementos MINDSTORMS - no caso um sensor de som do NXT.
Funciona em modo autónomo, podendo-se escolher um ritmo e o tempo das batidas. Mas também pode ser ligada a um adaptador USB MIDI e ser ligada a um sintetizador e tocar sons de Conga (ou outro som qualquer).
Penso ter levado isto a Viana do Castelo ou pelo menos ao evento FICA em Oeiras pós-covid mas nunca mais me lembrei dela e ficou num caixote desde então.
Na Oeiras BRInCKA 2026 não a pude demonstrar, perdeu algures na última arrumação 3 ou 4 peças que asseguravam que o tambor ficava mais elevado e mais uma ou duas que ficavam um dos sticks ao motor. Já era tarde demais para resolver, ficou num lugar mais recatado da mesa
Horizontalmente mede 18 x 55. Se estivesse bem montada, media verticalmente bastante mais que de largura. Emfim, fica para uma próxima oportunidade.