Um motor para quatro válvulas
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Re: Um motor para quatro válvulas
Estou com a sensação que há aqui qq coisa que não funciona, e não será possível actuar cada válvula em ambos os sentidos

FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
O alinhamento das válvulas com as pulleys provavelmente não é o correcto (fiz o desenho assim à balda só para exemplificar): é preciso que a válvula, no extremo do seu curso, esteja ao mesmo nível que o eixo da pulley.
Uma vez estando assim, supostamente dará para, rodando sempre uma pulley numa direcção, fazer na respectiva válvula um movimento de vai-e-vem como nas locomotivas a vapor.
Uma vez estando assim, supostamente dará para, rodando sempre uma pulley numa direcção, fazer na respectiva válvula um movimento de vai-e-vem como nas locomotivas a vapor.
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
Ok!!!
Não tinha reparado que o príncipio de funcionamento era baseado em movimentos rotativos continuos para actuar cada vávula num movimento de vai-vem.
Engraçado seria ainda conseguir tornar o sistema modular, por forma a ser escalável/extensível a um número de válvulas qualquer.
Mais outro projecto!
Não tinha reparado que o príncipio de funcionamento era baseado em movimentos rotativos continuos para actuar cada vávula num movimento de vai-vem.
Engraçado seria ainda conseguir tornar o sistema modular, por forma a ser escalável/extensível a um número de válvulas qualquer.
Mais outro projecto!
FCorreia
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
Isso envolveria usar uma das direcções do motor para seleccionar qual a válvula a actuar, e a outra para a actuação propriamente dita. Para isso, que tal sete válvulas só com um motor?
Construo muito pouco, mas tenho andado atento na net a coleccionar ideias!
Neste caso, é o "1 to 7 Multiplexer", cujo autor já não me lembro quem é.
[align=center]
[/align]
É complicado de se ver pela imagem, mas basicamente esse "caixote" contém um diferencial para separar as direcções de rotação, ficando uma para rodar uma espécie de ponteiro. A outra direcção faz rodar o eixo de saída para a qual esteja apontado o ponteiro. O ficheiro de LDraw está aqui.
Não me lembro onde arranjei isto, mas lembro-me que o autor disse que até dava para ter mais saídas que aquelas 7; era só uma questão de conseguir dispor mais eixos de saída ao longo da circunferência.
[align=center]
[/align]É complicado de se ver pela imagem, mas basicamente esse "caixote" contém um diferencial para separar as direcções de rotação, ficando uma para rodar uma espécie de ponteiro. A outra direcção faz rodar o eixo de saída para a qual esteja apontado o ponteiro. O ficheiro de LDraw está aqui.
Não me lembro onde arranjei isto, mas lembro-me que o autor disse que até dava para ter mais saídas que aquelas 7; era só uma questão de conseguir dispor mais eixos de saída ao longo da circunferência.
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
Complicadote
e nada compacto 
Esta é das áreas pelas quais mais me interesso, não tem é havido tempo para me dedicar ao assunto...
Mas ainda quero apostar na construção de mecanismos modulares quase genéricos que possam posteriormente ser utilizados em construções maiores que deles necessitem.
Assim tipo:
- actuador motorizado para N vávlulas
- caixa de N velocidades com controlo motorizado
- compressor
- etc...
Esta é das áreas pelas quais mais me interesso, não tem é havido tempo para me dedicar ao assunto...
Mas ainda quero apostar na construção de mecanismos modulares quase genéricos que possam posteriormente ser utilizados em construções maiores que deles necessitem.
Assim tipo:
- actuador motorizado para N vávlulas
- caixa de N velocidades com controlo motorizado
- compressor
- etc...
FCorreia
- zebarnabe
- Jr. Member

- Registado: 08 nov 2007, 02:13
- Contacto:
[quote="AVCampos"]
[/quote]
Tive uma ideia semelhante à uns dias, uma pesquisa no forum revelou que nao é original ... no meu caso seria o uso de um motor do NXT para fazer os outros dois fazer outras 'actividades' ...
[/quote]
Tive uma ideia semelhante à uns dias, uma pesquisa no forum revelou que nao é original ... no meu caso seria o uso de um motor do NXT para fazer os outros dois fazer outras 'actividades' ...
Building your life since 1991...
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
Pois, isso também tentei fazer, com dois mecanismos similares à caixa de velocidades do 853, 8860 e 8865 (no meu caso, duas caixas de 2 velocidades cada, controladas simultaneamente por um motor). Basta dizer que nunca mais vou usar esse esquema. 
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
Ressurreição de tópico! 
Para um outro projecto tive o mesmo problema, e acabei por tentar uma solução studless desenvolvida por mim deste mecanismo. E posso confirmar: um motor "pelintra" standard de 9V, ligado às válvulas através dum sem-fim e de rodas 8T, funciona bem! Mesmo alimentado através dum RCX (que tem limitação de corrente nos outputs) com pilhas recarregáveis!
[align=center]
[/align]
Acaba por ser mais largo que a primeira versão que tinha construído e que está no princípio do tópico, para ter um funcionamento mais suave. Também é modular, como poderão ver na Lourinhã.

Para um outro projecto tive o mesmo problema, e acabei por tentar uma solução studless desenvolvida por mim deste mecanismo. E posso confirmar: um motor "pelintra" standard de 9V, ligado às válvulas através dum sem-fim e de rodas 8T, funciona bem! Mesmo alimentado através dum RCX (que tem limitação de corrente nos outputs) com pilhas recarregáveis!

[align=center]
[/align]Acaba por ser mais largo que a primeira versão que tinha construído e que está no princípio do tópico, para ter um funcionamento mais suave. Também é modular, como poderão ver na Lourinhã.