RCX <-> NXT: a inevitável cavaqueira

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

RCX <-> NXT: a inevitável cavaqueira

Mensagem por AVCampos »

Em antecipação (e para o choque na carteira não ser tão súbito :-X) a uma eventual compra de um 8527 na S@H, pus-me a bisbilhotar meios de o pôr a falar com os meus RCX's: é um desperdício reformá-los. :P
Após uma bisbilhotice rápida, encontrei em especial este artigo: o autor usa o emissor de IV do RCX para enviar código tipo Morse para o sensor de luz do NXT.

E pensei eu (o que, tratando-se de mim, é uma coisa extraordinária): daria para fazer o mesmo, mas em sentido contrário? Usar o sensor de luz do RCX para receber código do seu homólogo do NXT (a única forma de o NXT produzir luz sem cabos adaptadores)? Pois claro que já alguém tinha pensado nisso antes! :-[ Nesta pasta está um conceito disso em acção:
[align=center]Imagem[/align]
Quando o RCX envia, alterna o sensor entre "toque" e "luz", o que faz acender e apagar o respectivo LED. O NXT desliga a luz do sensor e fica à escuta.
Em sentido contrário, o NXT acende e apaga o LED, e o RCX fica com o sensor em modo passivo "raw", à escuta.

Alguém com RCX e NXT pode testar isto? Na pasta que mencionei há programas para ambos e explicação do funcionamento. Se não houver, posso programar o RCX e experimentar isso com alguém com NXT que o tenha programado...
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: RCX <-> NXT: a inevitável cavaqueira

Mensagem por Conchas »

Extraordinário!

Eu apenas tenho o NXT, e nesta altura do campeonato, tb já não vou comprar um RCX...

A coincidência, é que foi hoje o dia em que a HiTechnic, tornou disponível para a encomenda, o seu novo sensor IRLink, que irá permitir ao NXT, falar com o RCX, RC Trains e novos motores Power Functions!

[align=center]Imagem

http://www.hitechnic.com/index.html?lmd=39365.629178[/align]

Por seu turno, tb a mindsensors.com já tinha disponibilizado á relativamente pouco tempo o sensor equivalente, deles.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Boa, não faço outra igual! :D

Já tinha lido sobre os IR Links, mas, usando como bitola os preços dos outros sensores da HiTechnic, bem posso tirar o brickzinho da chuva... :P Por isso é que tinha pesquisado maneira de comunicar usando só sensores de origem.
Quando for podre de rico (ou seja, nunca :(), compro um desses para não gastar um input em cada um dos RCX's, e ter comunicações mais elegantes.
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Numa volta pela S@H olhei para os cabos de conversão da saída do NXT para a do RCX e lembrei-me de uma coisa.

Que tal uma simples ligação entre portas do NXT e RCX com estes cabos para comunicação entre eles? Não conheço muito bem a electrónica disto, mas calculo que nos imputs, tanto há leitura como envio de impulsos, como no led do sensor de luz no RCX, não?

Será disparate?
Ricardo Oliveira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Duvido... tanto o RCX como o NXT esperam que os sensores, passivos e activos, recebam tensão em vez de a gerarem. :-\

Mas há uma hipótese: ligando um output do RCX a um input to NXT e configurando este último para sensor de toque, pode-se simular interruptor aberto no RCX com FLOAT, e premido com OFF.
Acho que a única vantagem é só precisar do conversor em vez de dois sensores. :-\
Ricardo T
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Ricardo T »

Isso já não era mau, mas...

O sensor de luz do RCX (não conheço o do NXT) não exige um output para aquele led vermelho?
Ricardo Oliveira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Não! Nunca usaste um sensor de luz do RCX? Só usa um input! ???
Os sensores activos (luz e rotação) usam um esquema qualquer, em que o RCX fornece corrente durante um tempo, o sensor carrega um condensador para se alimentar, e transmite o valor durante o resto do ciclo.
Para acender e apagar o LED, é só configurar o sensor para ACTIVE ou PASSIVE; neste último modo, o sensor comporta-se, se não me engano, como uma foto-resistência.
Ricardo T
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Ricardo T »

ah! Pois, eu referia-me a um input (físico) mas um comportamento de output para o LED. Mas pelo que dizes, ficando no modo Active, há um qualquer impulso enviado ou não? que pudesse ser interpretado por um input no NXT?
Ricardo Oliveira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Acho que os impulsos têm uma frequência demasiado alta, para além de serem suavizados pelo condensador, para serem captados correctamente pelo NXT. :( Portanto, a maneira consensual ainda é usar uma sequência mais lenta de alternar entre ACTIVEs e PASSIVEs, tipo código Morse.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

LoL, foi o que me ocorreu qd comecei a ler a vossa conversa. Código Morse...
Mas depois pensei, afinal são só 'zeros' e 'uns', portanto BitTalk (ou bitaites) ;)

As voltas que a tecnologia dá... Um RCX a 'falar' Morse com um NXT :).
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Ora, é assim que toda a comunicação por IV é feita... seja protocolo da LEGO, comandos da TV ou IrDA. ;) Só que a um ritmo muito bais rápido e usando luz invisível.
Ricardo T
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Ricardo T »

Tenho de arranjar o NXT para ver estas coisas...

De qualquer forma, é um desgosto imenso perder 2 portas para isto! :(

Isto anda-me a ocorrer para substituir o RCX do display da Vending por um NXT para um maior display. O melhor talvez seja arranjar dinheiro para 2 NXT e fica a comunicação resolvida! :P
Ricardo Oliveira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Ou então um NXT e outra versão que lhe suceda com mais capacidade, já que mt provávelmente ambos deverão poder comunicar por BT.

Assim evitas comprar logo de 2 de algo que já vai com quase dois anos.
Sim imagino, não demore um eternidade a lançarem nem que seja um ligeiro update do pack disponível!?...

O RIS, foi tendo diversos sets, não muito espaçados no tempo (entre 1 e 2 anos de intervalo para os RIS, RIS 1.5 e RIS 2.0).
Se bem que o bloco do RCX acho quese manteve inalterado!? Mas saíram outros similares com diferenças.
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Entre os vários RIS, essencialmente só houve mudanças de software e peças adicionais, embora o RCX dos RIS 1.0 tenha ligação para o transformador dos comboios e os outros não. :( Mas, embora tanto os RCX do RIS 1.0 como do 1.5 tenham escrito "RCX 1.0" neles, podem ser carregados com o firmware do RCX 2.0, que traz coisas como arrays, eventos e controlo directo do ecrã.

E o que é que te garante que o sucessor do NXT não terá, por exemplo, WiFi em vez de BT? ;)

[edit] Corrigido "RCX" para "NXT"
Última edição por AVCampos em 02 jan 2008, 11:44, editado 1 vez no total.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

NXT querias tu dizer ;)

Pois nada me garante, e até era uma boa, pois o BT é um protocolo muita manhoso e cheio de manias...
FCorreia

Responder