É um assim que quero fazer!

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

É um assim que quero fazer!

Mensagem por AVCampos »

Através dum link de actuador linear no TechnicBRICKs, encontrei esta página muito catita...
[align=center]http://www.bea.hi-ho.ne.jp/meeco/qualk/qualke02.html
Imagem
[/align]

Tenho é de ver se descubro como é que o sujeito conseguiu fazer um quadrúpede não-"pedalante" só com dois motores... o que eu estava a pensar fazer, electro-pneumático, mete quatro! :-X

Já agora, enquanto têm a mão na mass... quero dizer, no rato, podem espreitar o resto do site:
[align=center]http://www.bea.hi-ho.ne.jp/meeco/index_e.html[/align]
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 fev 2007, 19:18
Contacto:

Re: É um assim que quero fazer!

Mensagem por N19h7M4r3 »

Se é só para andar em frente/trás consegues só com 1 pelas minhas contas...
Mas se queres fazer o bixo virar e que precisas de 2 um para controlar 2 pernas de cada vez... ;)
Se quiseres posso tentar pensar como se faz e depois explico-te lol mas posso dizer que mete muitas engrenagens e 1 alteração do movimento horizontal para vertical por cada perna :)

PS: tou em exames por isso se este fim de semana não conseguir responder só o devo poder fazer depois de dia 17 que é o ultimo exame da primeira fase ;D
Última edição por N19h7M4r3 em 10 jan 2008, 16:27, editado 1 vez no total.
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Pois, andar só para a frente e para trás não tem piada. ;)
E talvez este design (ainda não o analisei bem) poupe um motor, ao fazer subir um par de pernas ao mesmo tempo que faz descer outro: isto faz o corpo do robot descer a meio do movimento, o que obriga o(s) motor(es) das pernas a um esforço extra para o fazer subir outra vez. Para compensar isso, é preciso uma desmultiplicação maior, o que torna o robot mais lento. :-\
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 fev 2007, 19:18
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

Olha afinal não é preciso... lol posso-te já dizer como é que esse funciona... se reparares o bixo tem 2 pares de rodas dentadas ligadas a cada perna... as de cima cada vez que rodam fazem a perna andar lateralmente... e as de baixo se reparares estão "linkadas" às pernas e cada vez que elas se aproximam das pernas a perna levanta ;)
Responder