Se é por tamnho, forma, etc
Ordem de separação
- Miguel
- Sr. Member

- Registado: 28 abr 2007, 19:15
Ordem de separação
Estou agora a começar a separar algumas peças technice gostava de saber qual a ordem das peças.
- gads
- Administrator

- Registado: 11 set 2006, 23:58
Re: Ordem de separação
Como te der mais jeito 
Epá, normalmente dá jeito por cor e categoria.
Estilo, axles juntos, bricks, plates, etc.
Se comprares recipientes com varias divisões (estilo aquelas caixas cor-de-laranja) podes separar as rodas dentadas por tamanho.
É à vontade do freguês.
Pessoalmente, ordeno cor seguida de tamanho.
E depende se tenho muitas peças de determinada cor ou não.
Epá, normalmente dá jeito por cor e categoria.
Estilo, axles juntos, bricks, plates, etc.
Se comprares recipientes com varias divisões (estilo aquelas caixas cor-de-laranja) podes separar as rodas dentadas por tamanho.
É à vontade do freguês.
Pessoalmente, ordeno cor seguida de tamanho.
E depende se tenho muitas peças de determinada cor ou não.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
-
N19h7M4r3
- Hero Member

- Registado: 08 fev 2007, 19:18
- Contacto:
Depende das quantidade, "qualidade" de peças que tenhas e do espaço que tens para as meter...
no meu caso como não vou ter muito espaço a inicio, e nem muitas peças, para começar cor não vai interessar, mas em termos de tipo evita meter tamanhos semelhantes no mesmo sitio... não por facilidade de arrumação, mas depois em procura, que é mais rapido escolheres um axel de 3 no meio de pins pretos do que no meio de trinta milhões de axels de 2 e de 4
(ok depois de reler isto lembrei-me que a maior parte dos axels de 3 e 5 e afins são cinza contra o preto dos de comprimento par... mas acho que fiz a minha ideia transparecer
)
na practica o objectivo é só juntares peças no mesmo sitio que tenham pelo menos 2 caracteristicas diferentes, forma-tamanho, forma-cor etc...
no meu caso como não vou ter muito espaço a inicio, e nem muitas peças, para começar cor não vai interessar, mas em termos de tipo evita meter tamanhos semelhantes no mesmo sitio... não por facilidade de arrumação, mas depois em procura, que é mais rapido escolheres um axel de 3 no meio de pins pretos do que no meio de trinta milhões de axels de 2 e de 4
na practica o objectivo é só juntares peças no mesmo sitio que tenham pelo menos 2 caracteristicas diferentes, forma-tamanho, forma-cor etc...
- gads
- Administrator

Sim, esqueci-me de referir isso.
No caso de poucas peças, é mais importante separar por tamanho do que por cor.
Pelas razões que o N19h7M4r3 apontou
No caso de poucas peças, é mais importante separar por tamanho do que por cor.
Pelas razões que o N19h7M4r3 apontou
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- Miguel
- Sr. Member

Sim gostei das ideas.
Eu também ja tinha um metodo meu mas não sabia se me ia adaptar mas acho que é semelhante ao que vocês me dizem.
digam.me só uma coisa.
Posso misturar peças do mesmo tipo de cores diferentes?
Eu também ja tinha um metodo meu mas não sabia se me ia adaptar mas acho que é semelhante ao que vocês me dizem.
digam.me só uma coisa.
Posso misturar peças do mesmo tipo de cores diferentes?
- gads
- Administrator

Sim, cores diferentes é fácil de distinguir.
Tamanhos diferentes é que é mais complicado.
Mas se tiveres poucas peças, podes misturar que a pesquisa continua relativamente simples.
Se separares demasiado poucas peças, acabas por desperdiçar muito espaço e gastar imenso na compra de recipientes que acabam por ficar quase vazios
Tamanhos diferentes é que é mais complicado.
Mas se tiveres poucas peças, podes misturar que a pesquisa continua relativamente simples.
Se separares demasiado poucas peças, acabas por desperdiçar muito espaço e gastar imenso na compra de recipientes que acabam por ficar quase vazios
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- Miguel
- Sr. Member

Em termos de recipientes tenho umas caixas suc, penso que são boas mas também caras 
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
O critério também depende muito do tipo de peças que tens para guardar... a mim, que tenho mais de Technic que dos outros tipos, não faz sentido guardar por cores (a não ser os ams, que, por serem demasiados para uma só divisória, estão repartidos por cores). Se tivesse peças mais para edifícios, aí sim separaria mais por cores.
Mas o melhor mesmo é fazeres a separação que achares mais lógica, e depois ires fazendo mudanças à medida que te vais apercebendo do que está bem e mal para o teu caso.
Mas o melhor mesmo é fazeres a separação que achares mais lógica, e depois ires fazendo mudanças à medida que te vais apercebendo do que está bem e mal para o teu caso.
- Ribatagus
- Sócio

- Registado: 21 jun 2006, 11:00
- Contacto:
As soluções de arrumação dependem sempre do tipo de uso que dás às peças, e a tua abordagem de contstruir MOCs...
Há quem goste de ver o que tem de uma certa cor, e dependendo das peças que tem, começa a construir, tendo por base, a cor das peças que tem. Isto é porreiro para quem tem poucas peças e quer fazer MOCs com as cores certas!
Para quem gosta de construir assim, é claro que a divisão por cores é a opção. É uma separação mais simples de se fazer, e mais rápida também. A desvantagem é que todas as peças, seja que tipo forem, estão juntas. Normalmente fazem-se dois "montes": as pequenas e as grandes.
Isto permite ter (relativamente) poucos grupos de peças, mas que acabarão por ser grandes, dificultando a procura de uma peça específica no meio de tantas. o facto de nestes grupos terem cor semelhante, dificulta ainda mais a procura de uma peça específica.
-----------------------------
No outro caso (o meu), o meu pensamento é "primeiro a peça", e só depois a cor... Por isso organizo a minha colecção de peças a partir da sua forma/tipo, e misturo cores sem problema. Só separo uma ou mais cores especificas, quando estas "dominam" as restantes cores.
A desvantagem desta divisão é que é muito mais demorada que a primeira, e cria uma maior quantidade de grupos de peças, obrigando a ter uma forma de ter muitos grupos pequenos... Aí, gavetas com separadores, ou uma quantidade enorme de pequenos saquinhos são a forma mais comum de separar as coisas. Para quem tem pouco tempo e ainda menos paciência para separar peças, não é o melhor método.
...mas para mim este método tem uma grande vantagem que compensa o trabalho de separar: a rapidez com que procuras uma peça é francamente superior à de uma divisão por cores. Para além disso, é mais fácil "visualmente" encontrar uma peça de cor diferente dentro de um saco com peças iguais do que uma forma diferente no meio de peças de cor igual. Se assegurares que a peça é toda a mesma, não é nada dificil encontrar a cor que pretendes dentro da "gaveta" ou do "saco".
Elaborei uma tabela para ajudar o povo a organizar-se:
---------------------------Cores-----------------Forma/tipo---------------
arrumaçãorápidalenta
nº de gavetas/sacospoucosmuitos
tamanho das gavetas/sacosgrandes, uniformespequenos
tempo de organizar as divisões simplescomplicado/elaborado
tempo de encontrar a peçalentamuito rápido
Espaço utilizado p/arrumaçãopoucomuito
Há quem goste de ver o que tem de uma certa cor, e dependendo das peças que tem, começa a construir, tendo por base, a cor das peças que tem. Isto é porreiro para quem tem poucas peças e quer fazer MOCs com as cores certas!
Para quem gosta de construir assim, é claro que a divisão por cores é a opção. É uma separação mais simples de se fazer, e mais rápida também. A desvantagem é que todas as peças, seja que tipo forem, estão juntas. Normalmente fazem-se dois "montes": as pequenas e as grandes.
Isto permite ter (relativamente) poucos grupos de peças, mas que acabarão por ser grandes, dificultando a procura de uma peça específica no meio de tantas. o facto de nestes grupos terem cor semelhante, dificulta ainda mais a procura de uma peça específica.
-----------------------------
No outro caso (o meu), o meu pensamento é "primeiro a peça", e só depois a cor... Por isso organizo a minha colecção de peças a partir da sua forma/tipo, e misturo cores sem problema. Só separo uma ou mais cores especificas, quando estas "dominam" as restantes cores.
A desvantagem desta divisão é que é muito mais demorada que a primeira, e cria uma maior quantidade de grupos de peças, obrigando a ter uma forma de ter muitos grupos pequenos... Aí, gavetas com separadores, ou uma quantidade enorme de pequenos saquinhos são a forma mais comum de separar as coisas. Para quem tem pouco tempo e ainda menos paciência para separar peças, não é o melhor método.
...mas para mim este método tem uma grande vantagem que compensa o trabalho de separar: a rapidez com que procuras uma peça é francamente superior à de uma divisão por cores. Para além disso, é mais fácil "visualmente" encontrar uma peça de cor diferente dentro de um saco com peças iguais do que uma forma diferente no meio de peças de cor igual. Se assegurares que a peça é toda a mesma, não é nada dificil encontrar a cor que pretendes dentro da "gaveta" ou do "saco".
Elaborei uma tabela para ajudar o povo a organizar-se:
---------------------------Cores-----------------Forma/tipo---------------
arrumaçãorápidalenta
nº de gavetas/sacospoucosmuitos
tamanho das gavetas/sacosgrandes, uniformespequenos
tempo de organizar as divisões simplescomplicado/elaborado
tempo de encontrar a peçalentamuito rápido
Espaço utilizado p/arrumaçãopoucomuito
Última edição por Ribatagus em 31 mar 2008, 15:42, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! 
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
- gads
- Administrator

- Miguel
- Sr. Member

Obrigado Vasco acho que agora tenho ideas mais concretas do que tenho que fazer

- Roger_the_gogogo
- Hero Member

- Registado: 13 set 2006, 21:17
- Contacto:
Adorei Vasco!
Isso era de ir já para a página da PLUG principalmente essa última parte.
Isso era de ir já para a página da PLUG principalmente essa última parte.
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro
"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"
BrickTownTalk Co-blogger http://bricktowntalk.blogspot.com/
Rogério Ribeiro
"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"
BrickTownTalk Co-blogger http://bricktowntalk.blogspot.com/
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Para quem tenha um bom espaço e número razoável de gavetas, sugiro uma separação com base no tipo de peça (cores misturadas), pelos motivos já aqui discutidos.
Parece-me uma boa estratégia, tentar separar as peças com base nas categorias de peças, definidas pelo BrickLink
http://www.bricklink.com/catalogTree.asp?itemType=P
Repare-se que muitos nem terão peças de uma boa parte das categorias aqui identificadas.
Depois ainda nos casos em que tenham poucas peças de algumas categorias, podem sempre agrupar duas ou mais que sejam semelhantes (por exemplo: 'Wedge' com 'Wedge, Decorated' e ainda 'Wedge, Brick' se fizer sentido no vosso caso).
Nos casos em que tenham um exagerado número de peças de uma dada categoria, podem sempre subdividir um pouco mais. Por exemplo peças do tipo 'Technic, Axle' podem ser subdivididas em axles própriamente ditos e outras. Os 'Technic, Pins' em função da quantidade que tenham, tb pode fazer sentido separar em sacos ou divisórias diferentes.
À parte o facto de esporádicamente o BL fazer ligeiras alterações na forma como categoriza as peças, parece-me um muito bom ponto de partida para quem queira organizao o seu stock pelo tipo de peça.
Nem sempre é fácil ao olhar para uma peça, lembrar-mo-nos imediatamente de qual é a categoria correspondente no BL. Mas com o treino vai-se lá rápidamente.
Parece-me uma boa estratégia, tentar separar as peças com base nas categorias de peças, definidas pelo BrickLink
http://www.bricklink.com/catalogTree.asp?itemType=P
Repare-se que muitos nem terão peças de uma boa parte das categorias aqui identificadas.
Depois ainda nos casos em que tenham poucas peças de algumas categorias, podem sempre agrupar duas ou mais que sejam semelhantes (por exemplo: 'Wedge' com 'Wedge, Decorated' e ainda 'Wedge, Brick' se fizer sentido no vosso caso).
Nos casos em que tenham um exagerado número de peças de uma dada categoria, podem sempre subdividir um pouco mais. Por exemplo peças do tipo 'Technic, Axle' podem ser subdivididas em axles própriamente ditos e outras. Os 'Technic, Pins' em função da quantidade que tenham, tb pode fazer sentido separar em sacos ou divisórias diferentes.
À parte o facto de esporádicamente o BL fazer ligeiras alterações na forma como categoriza as peças, parece-me um muito bom ponto de partida para quem queira organizao o seu stock pelo tipo de peça.
Nem sempre é fácil ao olhar para uma peça, lembrar-mo-nos imediatamente de qual é a categoria correspondente no BL. Mas com o treino vai-se lá rápidamente.
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- BionicDroid
- Hero Member

- Registado: 20 jun 2006, 04:39
[quote="Ribatagus"]
[/quote]
Exactamente Vasco, é sempre muito mas muito mais fáçil identificar uma côr entre outra do que formas entre formas.
[/quote]
Exactamente Vasco, é sempre muito mas muito mais fáçil identificar uma côr entre outra do que formas entre formas.
Carlos Ribeiro
- PocasNuckie
- Sócio

- Registado: 10 mar 2007, 19:12
- Contacto:
Aqui é por tipos de peças , embora não tenha cada "tipo" separado, afinal não existe storage para tanto. Comecei com um balde cheio de peças, e hoje tenho uma separação já bastante aceitável, mas que espero ainda melhorar com o tempo. Prefiro gastar em LEGO propriamente dito do que me preocupar e gastar com caixas e gavetas...
Pocas
Pocas