Regulamento do Concurso de MOCs da PLUG, 2008

Os encontros e reuniões da comunidade AFOL!
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: Regulamento do Concurso de MOCs da PLUG, 2008

Mensagem por Conchas »

Acho que deveremos tb destinguir o que é o regulamento geral dos concursos de MOCs da PLUG, daquilo que são as adendas com as especificidades de cada um deles, como por exemplo:
- Tema
- Datas
- Limitações de tamanho ou de outra natureza se as houverem para um determinado concurso específico (até podem fazer mais sentido para um tema e menos para outro)
Última edição por Conchas em 08 abr 2008, 15:59, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Hm... Bem, sei que estou um pouco fora, mas vou dar o meu parecer:

Dentro do esquema de pontos atribuídos por um juri como está, acho que a soluçao mais viavel e simples é:

Cada concorrente pode apresentar os MOCs que quiser, mas apenas um, escolhido pelo próprio concorrente, poderá ir a concurso.

E porquê?
- Poupa o trabalho ao juri de escolher entre n participações a melhor antes avaliação do concurso em si.
- Não discrimina quem tem mais ou menos tempo para MOCar :P

Quanto aos abusos, acho que nem vão acontecer, porque mesmo que queiramos pontos para nós, qualquer MOC tem uma qualidade mínima, característica de cada um.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No entanto a minha sincera opinião quanto ao esquema de avaliação é não passar por um júri. Ou antes, não passar apenas pelo juri.

Todos os membros do forum deveriam ter direito a votar nos MOC's (1 voto único), evitando assim a ideia de subjectividade exclusiva do juri. Bastaria uma poll, e em caso de empate, poderia entrar o juri no desempate. Este esquema acaba também por poupar trabalho ao juri!

Eu não sou de modo algum conflituoso nestes aspectos (:P), mas esta política evita certos comentários após apresentação dos resultados.

Como podemos ser poucos para votar em tantos MOC's (poucos votos/MOC) poderia haver um esquema de cada um atribuir 3, 2 e 1 pontos a MOC's diferentes.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já não me extendo mais! :) Bom trabalho de todos os envolvidos, juri/participantes!
Ricardo Oliveira
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Pois é uma ideia, mas não consegues fazer coisas assim tão elaboradas com as pools do forum.
Também não sei qual é o número máximo de entradas/escolhas, que uma pool permite.

Fora disto teria de ser uma esquema algo complicado e trabalhoso.

Um júri tb não é um sistema assim tão mau, desde que não sejam sempre os mesmos, o que está perfeitamente assegurado com o sistema implementado.

Contudo a opinião é muito bem vinda!
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Ricardo T
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Ricardo T »

Pronto, ok! :)

Eu também não conheço bem a versatilidade das polls!
Ricardo Oliveira
Drexer
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 28 fev 2007, 18:23
Contacto:

Mensagem por Drexer »

[quote="Conchas"]
Pois é uma ideia, mas não consegues fazer coisas assim tão elaboradas com as pools do forum.
Também não sei qual é o número máximo de entradas/escolhas, que uma pool permite.

Fora disto teria de ser uma esquema algo complicado e trabalhoso.

Um júri tb não é um sistema assim tão mau, desde que não sejam sempre os mesmos, o que está perfeitamente assegurado com o sistema implementado.

Contudo a opinião é muito bem vinda!

[/quote]

Acho que bastará uma simples pool na secçãod e sócios, isso certificará que os votantes fazem apenas parte dos sócios.

Normalmente as polls apenas são para dez entradas, mas também não é como se não pudessemos fazer várias semi-finais... também não nos estou já a ver como no BZP em que uma vez ultrapassaram as letras do alfabeto e já iam na poll alpha, beta,...
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Eu gosto da ideia de também os sócios votarem, mas concordo com o Conchas em como estas polls são um bocado limitadas.

Imagino que o concorrente não possa votar no seu próprio MOC (:P) e estas polls não permitem este tipo de configuração...
A não ser que seja voto aberto :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="gads"]
Eu gosto da ideia de também os sócios votarem, mas concordo com o Conchas em como estas polls são um bocado limitadas.

Imagino que o concorrente não possa votar no seu próprio MOC (:P) e estas polls não permitem este tipo de configuração...
A não ser que seja voto aberto :)

[/quote]
Então vamos esclarecer as "propriedades" das "sondagens" (pools) aqui no fórum:

- O voto é secreto;
- O voto é individual;
- No entanto, é possível configurar quantos votos tem cada utilizador (pode ser limitado de 1 a todas as hipóteses;
- O tempo de votação pode ser limitado ou "eterno" (sem tempo limite);
- Existe a possibilidade de manter a votação "secreta" até ao fim da votação;
- Existe a possibilidade de só se saber o resultado actual mas só depois de votar;
- A votação pode ser única, ou permitir a alteração do voto após já se ter votado;
- Em qualquer caso, e quando existe tempo de votação definido, quando este acaba, já não se podem alterar os votos.
- Não pode haver votação "ponderada" (cada voto vale apenas "1 ponto").

Agora pergunto-lhes: qual é afinal a limitação das "pools"? Eu não vejo nenhuma que possa condicionar o que aqui se pretende...

Visto isto, acho perfeitamente viável aplicar criar uma sondagem para MOCS em concurso, e esta votação ser o meio de classificação!

[quote="Ricardo T"]
Cada concorrente pode apresentar os MOCs que quiser, mas apenas um, escolhido pelo próprio concorrente, poderá ir a concurso.
[/quote]
Não concordo com esta. Assim limita-se as pessoas demais. Pessoalmente gosto da ideia de poderes mostrar mais que um MOC, porque pode haver o caso em que o tema em questão é a tua área de eleição, logo queres mostrar mais que um.

Não é pelo facto de teres menos MOCs a concurso que "alivias" o trabalho do júri. Ter muitos MOCs a concurso é bom, é salutar, e é desejável! ;) Daí a minha proposta, que vai apenas no sentido de evitar "dobradinhas" ou "abadas gerais"... Da maneira como está, em caso extremo, alguém pode ganhar todos os pontos (acima do "1") sozinho!

Foi por isso que propus que 
"o mais votado dos MOCS com o mesmo autor fica com a pontuação do lugar correspondente na classificação, os restantes MOCS levam pontos de participação, apesar de não perderem o lugar na classificação."

Assim, dá-se ênfase ao melhor dos MOCs, mas não "ignora" os restantes.
E como já referi, eles não devem sair do seu lugar da "classificação", apenas não contar para pontos.

[quote="Ricardo T"]
Como podemos ser poucos para votar em tantos MOC's (poucos votos/MOC) poderia haver um esquema de cada um atribuir 3, 2 e 1 pontos a MOC's diferentes.
[/quote]
No caso de empate, pode-se aplicar o que aconteceu nesta primeira edição do concurso: dá-se os pontos iguais, mas "salta-se" uma classificação.
Última edição por Ribatagus em 09 abr 2008, 11:11, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
gads
Administrator
Administrator

Mensagem por gads »

O que estava a dizer é que um sondagem no forum não permite estabelecer políticas complexas de permissões de voto.

Ou seja.

Se usarmos a votação do forum, os participantes poderão votar nos seus próprios MOCs, o que prevejo serem umas votações ligeiramente "viciadas" :)

Das duas uma, ou se evita a votação dos participantes, ou se evita que os participantes consigam votar no seu próprio moc.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Ribatagus
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

...mas um candidato pode sempre votar na sua... é por isso que o voto é secreto. Mas haverá sempre mais votos que MOCS, por isso na pior das hipóteses, todos os mocs teriam um voto... e isto se só os MOCadores é que votassem, e cada um só fizesse um MOC!
-------
Vasco Serranho
INSTAGRAM BRICKSHELF
gads
Administrator
Administrator

Mensagem por gads »

O universo da plug não será demasiado pequeno para isso?

Se forem 50 votos em que 10 são "viciados" (correspondendo aos participantes) estamos a falar de 20% de erro.

E que tal 50 - 50 entre Juri e Público?

Já falta pouco para incluirmos análise, teoria estatistica e regressão linear  ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Ribatagus
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="gads"]

E que tal 50 - 50 entre Juri e Público?

Já falta pouco para incluirmos análise, teoria estatistica e regressão linear  ;D
[/quote]
Gosto dessa ideia ;) Assim é uma votação "participada" :D

[piada]
50/50, público... só falta em caso de dúvida ligar para o amigo, e temos um "quem quer ser moc-ário"  ;D
[/piada]
-------
Vasco Serranho
INSTAGRAM BRICKSHELF
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

Não sei porquê, mas vocês gostam de complicar o que é simples e não devem ter mais nada que fazer.

Acho que os moldes em que foi feito o anterior está bem, não é perfeito mas resultou. Por Isso deixem-se de perder tempo e façam o anuncio de um novo concurso, é para brincar com Lego que estamos na associação, não é para termos o melhore regulamento de concursos dos mundo.
Paulo "Jones" Brown
Ricardo T
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Ricardo T »

Raios partam, Paulo, escrevi isto ao mesmo tempo que deste o teu parecer! ;D
"
Então é que tal cada um poder votar em 2 MOCs. Assim alarga-se o número de votos, diminui-se para ~10% o erro e para meter o juri ao barulho, o juri escolhia 3 melhores e atribuia (já depois da votação fechar) 6, 4 e 2 pontos ao 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

Cada membro do juri podia igualmente, individualmente participar na votação.

Quanto a quem pode votar, eu acho que todos os Membros do forum o devem poder fazer. É uma forma de chamar pessoal para o forum e de dinamisar o concurso, aumentando o número de votos.
"
Ricardo Oliveira
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 22:54

Mensagem por Jorge Reis »

Quando sabemos o novo tema? ;D

Jorge Reis
Imagem
gads
Administrator
Administrator

Mensagem por gads »

Não deviamos esperar que o concurso do motores24h terminasse?

Para dar tempo ao pessoal de participar nesse
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Responder