Como remover/limpar o zebre nas caixas de pilhas?
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Como remover/limpar o zebre nas caixas de pilhas?
Tenho uma caixa de pilhas de 9V que gostava de recuperar.
Depois de algum tempo de volta dela, lá consegui descobrir como a desmontar até ficar com os contactos eléctricos na mão.
Para além do tradicional truque de raspar com um canivete, alguém conhece um outro método (talvez químico), mais eficaz de limpar a oxidação e o zebre deixado por pilhas estragadas, sobre os contactos eléctricos, que impedem exactamente que esse contacto se efectue?
Depois de algum tempo de volta dela, lá consegui descobrir como a desmontar até ficar com os contactos eléctricos na mão.
Para além do tradicional truque de raspar com um canivete, alguém conhece um outro método (talvez químico), mais eficaz de limpar a oxidação e o zebre deixado por pilhas estragadas, sobre os contactos eléctricos, que impedem exactamente que esse contacto se efectue?
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- gads
- Administrator

- Registado: 11 set 2006, 23:58
Re: Como remover/limpar o zebre nas caixas de pilhas?
Experimenta vinagre!
Usa-se vinagre para limpar aqueles tachos e recipientes de cobre ou estanho ou lá o que é.
Talvez funcione.
Usa-se vinagre para limpar aqueles tachos e recipientes de cobre ou estanho ou lá o que é.
Talvez funcione.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
Foi uma das coisas que me ocorreu, mas não estava muito certo disso.
Obrigado!
Obrigado!
FCorreia
- ruialmeida
- Sócio

- Registado: 20 fev 2007, 22:29
- Contacto:
P.S.:logico que perguntei a alguem entendido, não é ideia minha
- Jnunes
- Sócio

- Registado: 27 jul 2006, 00:35
sem duvida que o vinagre pode ser usado
Nos no meu serviço tiravamos o verdete do material de mergulho colocando de molho no vinagre e eficaz
hoje já não o fazemos temos uma maquina de ultra sons que elimina isso
, custou uma pipa de massa mas e uma maravilha
o que demorava a sair em 72 horas ,sai muito melhor em 10 minutos e sem danificar nepia

jnunes
o engessado
Nos no meu serviço tiravamos o verdete do material de mergulho colocando de molho no vinagre e eficaz
o que demorava a sair em 72 horas ,sai muito melhor em 10 minutos e sem danificar nepia
jnunes
o engessado
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
E depois de retirar o zebre com vinagre, o material tem mais tendência a oxidar novamente, ou fica porreiro?
FCorreia
- ruialmeida
- Sócio

- Contacto:
[quote="Jnunes"]
, custou uma pipa de massa mas e uma maravilha

jnunes
o engessado
[/quote]
mas isso tambem se deve por causa da salanidade da agua, o acontece na caixa de pilhas de 9V não tem a haver com salanidade, mas com o ar porque os contactos serem de cobre, outro é o ácido das pilhas
jnunes
o engessado
[/quote]
mas isso tambem se deve por causa da salanidade da agua, o acontece na caixa de pilhas de 9V não tem a haver com salanidade, mas com o ar porque os contactos serem de cobre, outro é o ácido das pilhas
- ruialmeida
- Sócio

- Contacto:
[quote="Conchas"]
E depois de retirar o zebre com vinagre, o material tem mais tendência a oxidar novamente, ou fica porreiro?
[/quote]
sem pilhas lá dentro não dá tendencia de aparecer, quero dizer depois de usares deves logo retirar as pilhas e limpar os contactos com papel ou pano
[/quote]
sem pilhas lá dentro não dá tendencia de aparecer, quero dizer depois de usares deves logo retirar as pilhas e limpar os contactos com papel ou pano
- Jnunes
- Sócio

- Registado: 27 jul 2006, 00:35
lembrei-me agora
podes sempre passar na radio peças que de certo eles lá devem ter algum produto proprio para retirar o zebre
jnunes
o engessado
podes sempre passar na radio peças que de certo eles lá devem ter algum produto proprio para retirar o zebre
jnunes
o engessado
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
[quote="Jnunes"]
lembrei-me agora
jnunes
o engessado
[/quote]
Boa ideia, não me tinha lembrado dessa. e eu que até recorro muito à Radipeças.
lembrei-me agora
jnunes
o engessado
[/quote]
Boa ideia, não me tinha lembrado dessa. e eu que até recorro muito à Radipeças.
FCorreia
- Ribatagus
- Sócio

- Registado: 21 jun 2006, 11:00
- Contacto:
Aconteceu-me isto numa caixa de pilhas dum Lego que comprei em 2ª mão, uma caixa de 4,5v.
A conselho do meu pai, usei aquele "spray desenferrujante" (não me recordo o nome) e raspagem com muito cuidado... porque era complicado "raspar" dentro da caixa de pilhas, usei o berbequim em velocidade baixíssima com um pequeno acessório tipo "escova" mas não maior que 5mm de diâmetro, comprado com aquele propósito!
Paciência e muito cuidado, o motor voltou a ganhar vida!
-----------------
Outra mais antiga, foi com uma caixa de 9v. O contacto da pilha ficou irremediavelmente condenado. A solução foi "refazer" o contacto da pilha. consegui limpar uma área de fácil acesso, e nessa parte soldei uma pequena tira de metal, bem acondicionada, para não sair
a caixa de pilhas "voltou à vida"! 
A conselho do meu pai, usei aquele "spray desenferrujante" (não me recordo o nome) e raspagem com muito cuidado... porque era complicado "raspar" dentro da caixa de pilhas, usei o berbequim em velocidade baixíssima com um pequeno acessório tipo "escova" mas não maior que 5mm de diâmetro, comprado com aquele propósito!
Paciência e muito cuidado, o motor voltou a ganhar vida!
-----------------
Outra mais antiga, foi com uma caixa de 9v. O contacto da pilha ficou irremediavelmente condenado. A solução foi "refazer" o contacto da pilha. consegui limpar uma área de fácil acesso, e nessa parte soldei uma pequena tira de metal, bem acondicionada, para não sair
Cumprimentos LEG-AIS!!! 
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
- DavidAzevedo
- Hero Member

- Registado: 19 jun 2006, 22:52
- Contacto:
[quote="Ribatagus"]
A conselho do meu pai, usei aquele "spray desenferrujante" (não me recordo o nome) [/quote]
Esse seria o meu primeiro palpite, qualquer coisa tipo WD40 ou Bala. Se os entendidos dizem que é melhor vinagre, que seja. Não tenho caixas de pilhas da LEGO, mas nos telecomandos que não se usam durante muito tempo limpo por acção mecanica.
A conselho do meu pai, usei aquele "spray desenferrujante" (não me recordo o nome) [/quote]
Esse seria o meu primeiro palpite, qualquer coisa tipo WD40 ou Bala. Se os entendidos dizem que é melhor vinagre, que seja. Não tenho caixas de pilhas da LEGO, mas nos telecomandos que não se usam durante muito tempo limpo por acção mecanica.
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Já tentei na caixa que acabei por modificar para ligar a um transformador, e não deu. 
A melhor alternativa (e talvez a mais drástica) deve ser mesmo o berbequim com a ponta de lixa.
A melhor alternativa (e talvez a mais drástica) deve ser mesmo o berbequim com a ponta de lixa.