Motor Pneumático de 4 Cilindros

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros

Mensagem por Sujiro »

[quote="Ricardo T"]
Eu até tenho vergonha de mim depois de ver esse site! LOL

[/quote]

vergonha tenho eu de nem sequer ter pensado na ideia de dar propulsão a um veiculo através dos pistons apenas com a força do ar!!
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Não sei se será muito praticável a propulsão pneumática com LEGO, visto que é preciso um compressor algures, que funciona necessariamente via motor eléctrico... :-\ A não ser que se use, em vez disso, uma botija de ar comprimido.
[quote="Conchas"]
[quote="N19h7M4r3"]
O que esse motor precisa para ficar mais estavel é de uma coisa destas que eu não sei como se chama em português
[/quote]

Será roda de balanço ???
[/quote]
Volante. Neste caso até era fácil, pois, como existe esse artigo em português, bastou ir aos links da esquerda e seleccionar a respectiva língua... ;)
FireWall
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 07 fev 2007, 15:57

Mensagem por FireWall »

ah e tal..e um motor boxer nisso? =P tipo em linha mas cos pneumaticos opostos =P

isso parece tar mm brutal, com tempo ver s aprofundo mais este topico;)

cumps a todos

Gustavo
Última edição por FireWall em 23 mai 2008, 15:29, editado 1 vez no total.
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 fev 2007, 19:18
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

[quote="Ricardo T"]
Aish, muito sabes tu! :P

Realmente, o difícil é coordenar bem as coisas com lego. E também notei a dificuldade da passagem do máximo de cilindro para continuar a movimento. Essa flywheel  parece interessante. Mas na prática, para guardar a tal energia cinética, será necessário o que? Peso, momento?

Outra coisa que ajudaria era se as válvulas fossem com um eixo completamente livre, sem esforço na passagem de um canal para o outro!
[/quote]

na realidade não é nada difícil coordenares as coisas, podes fazer simplesmente como os carros fazem para coordenar perfeitamente a abertura e fecho das válvulas, que tem correntes que ligam as arvores de cames ao eixo principal...
fazes assim, metes uma coisinha que a cada 1/2 ou 1/4 de volta (dependendo de como faças o eixo principal) vire a válvula para o outro lado, por exemplo, se tiveres isso para metade que é o que eu aconselho, especialmente se fizeres um motor com 8 cilindros para cima para isso ter força suficiente para velocidades mais giras, basta meteres 2 válvulas para cada lado a controlar 2 pares cada saida das 2 válvulas, depois a cada rotação certa, assim que o cilindro estiver no máximo a válvula é logo trocada para os outros 4 cilindros...

a flywheel (o nome em português não me parece que seja a mesma coisa...) funciona com momento ou seja massa em movimento... se tiveres pouca massa precisa de mais movimento para guardar a mesma velocidade...

e já agora pelo que vi para aqueles motores com RPMs mais altas ele teve mesmo de usar um compressor de ar pelo que ouvi por isso não estejas à espera de muito com motores de lego :P
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

E ainda tem de modificar algumas peças, tipo válvulas e usar super-cola3.
Para aquelas velocidades, não há milagres...
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Viana :brincka: 2025, 19-22 de Junho
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

[quote="Conchas"]
E ainda tem de modificar algumas peças, tipo válvulas e usar super-cola3.
Para aquelas velocidades, não há milagres...
[/quote]

tirando os cilindros em si e as válvulas não estou a ver o que pode precisar de ser reforçado desde que seja bem feito...

mas parece que eu tenho mesmo de ir estudar as maquinas dele já aqui volto :P

PS: não encontro as instruções alguém me podia arremessar um link aqui para a "mesa"? :P
Última edição por N19h7M4r3 em 23 mai 2008, 23:53, editado 1 vez no total.
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

[quote="N19h7M4r3"]
na realidade não é nada difícil coordenares as coisas, podes fazer simplesmente como os carros fazem para coordenar perfeitamente a abertura e fecho das válvulas, que tem correntes que ligam as arvores de cames ao eixo principal...
fazes assim, metes uma coisinha que a cada 1/2 ou 1/4 de volta (dependendo de como faças o eixo principal) vire a válvula para o outro lado, por exemplo, se tiveres isso para metade que é o que eu aconselho, especialmente se fizeres um motor com 8 cilindros para cima para isso ter força suficiente para velocidades mais giras, basta meteres 2 válvulas para cada lado a controlar 2 pares cada saida das 2 válvulas, depois a cada rotação certa, assim que o cilindro estiver no máximo a válvula é logo trocada para os outros 4 cilindros...
[/quote]

Achas melhor com desfasagem de 180º? Ou seja a metade que falas? A ideia de 1/4 era exactamente para que na zona de esforço dos limites máximo e mínimo de dois dos 4 cilindros haja os outros 2 cilindros a 90 e 270º, pr exemplo, para estarem em boas posições de esforço para passar melhor a fase dos limites dos primeiros dois que falei.

Um pouco confuso, entendeste-me? :P

Eu não sei se entendi tudo o que disseste, era mais facil ao vivo XD, mas a corrente para que fosse perfeita a coordenação teria de ter a relação certa do eixo principal para o da válvula é isso? Ou seja, de um lado eu ando 180º (no lado dos cilindros), e na mudança das válvulas ando 90º, para aí. Terei então de ter uma roda de 24T num lado e outra de 12T no outro. Com os link chains Technic, deve ser dificil, dado que não encaixam nas de 12 e 20T.

É uma boa dica, tem de se explorar!

No entanto, o mecanismo do nicjasno é mais complexo, usa 2 eixos por cima das válvulas com liftarms 1 x 2 a trocar os sentidos. E ainda retiram um pouco ao axle da válvula. lol É muita areia para um simples MOC.
Ricardo Oliveira
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Tenho os links para as intruções do Alex Zorko (nicjasno.com) compldados aqui.

Podes ver uma compliação dos videos com os últimos desenvolvimentos, aqui.

Engraçodo que o sistema por ele usado para controlar as válvulas, é muito idêntico ao utilizado pelo Sariel aqui.
Um esquema muito bem esgalhado, mas entre os dois creio que o original seja do Alex Zorko.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Viana :brincka: 2025, 19-22 de Junho
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="N19h7M4r3"]

(já agora seria possivel meterem aqui uma função no forum para fazer uns schetchs? tipo no msn que dá para fazer uns desenhos rapidos? daria jeito para explicar estas coisas :P)
[/quote]

Que tal desenhares no "paint" e anexar o ficheiro? nada mais simples... não precisas complicar com "funções novas".
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

[quote="Ricardo T"]
[quote="N19h7M4r3"]
[/quote]

Achas melhor com desfasagem de 180º? Ou seja a metade que falas? A ideia de 1/4 era exactamente para que na zona de esforço dos limites máximo e mínimo de dois dos 4 cilindros haja os outros 2 cilindros a 90 e 270º, pr exemplo, para estarem em boas posições de esforço para passar melhor a fase dos limites dos primeiros dois que falei.

Um pouco confuso, entendeste-me? :P

Eu não sei se entendi tudo o que disseste, era mais facil ao vivo XD, mas a corrente para que fosse perfeita a coordenação teria de ter a relação certa do eixo principal para o da válvula é isso? Ou seja, de um lado eu ando 180º (no lado dos cilindros), e na mudança das válvulas ando 90º, para aí. Terei então de ter uma roda de 24T num lado e outra de 12T no outro. Com os link chains Technic, deve ser dificil, dado que não encaixam nas de 12 e 20T.

É uma boa dica, tem de se explorar!

No entanto, o mecanismo do nicjasno é mais complexo, usa 2 eixos por cima das válvulas com liftarms 1 x 2 a trocar os sentidos. E ainda retiram um pouco ao axle da válvula. lol É muita areia para um simples MOC.
[/quote]

Hepa eu penso que o melhor será mesmo a desfasagem de 180º... por alguma razões os carros todos as usam tirando os rotários e os radiais... como na pratica apenas estás a diminuir o esforço não faz grande diferença... com uma flywheel e a ajuda de um "motor" de arranque (ou então como nos carros antigos, dás à manivela :P) consegues eliminar o esforço...

em relação às válvulas, o que eu acho que te aconselhava era fazeres um V8 no minimo e depois usares só 2 cilindros para cada meia volta... ou seja para usares os 8 cilindros precisarias de 2 voltas, e a válvula seria simples de fazer... por exemplo com um sistema de 4 cilindros só precisas de 1 válvula para experimentares este esquema... o que dava era que para dares 1 volta, precisavas que os 2 lados fizessem força... por exemplo imagina que tens o eixo parado... usas 2 cilindros... ele vai dar meia volta... agora precisas que a válvula mude, os outros 2 cilindros fazem o eixo dar mais meia volta, este já deu 1 volta completa, agora precisas que a válvula volte para a posição inicial para dares força aos primeiros cilindros, para que se inicie outro ciclo...
sem ser com correntes o que tu podes fazer é usares mesmo rodas dentadas... mas podes usar correntes com rodas maiores para transferir o movimento do eixo principal para perto dos eixos das válvulas e depois quando for para desmultiplicar simplesmente metes outras rodas dentadas...

e não te preocupes com o sistema de troca ainda... não precisas de nada muito xpto para estudos iniciais... logo vais optimizando a coisa em futuras aventuras...

[quote="Conchas"]
Tenho os links para as intruções do Alex Zorko (nicjasno.com) compldados aqui.

Podes ver uma compliação dos videos com os últimos desenvolvimentos, aqui.

Engraçodo que o sistema por ele usado para controlar as válvulas, é muito idêntico ao utilizado pelo Sariel aqui.
Um esquema muito bem esgalhado, mas entre os dois creio que o original seja do Alex Zorko.

[/quote]

obrigadissimo... agora que estou em casa já posso ver aquilo lol :P

[quote="Ribatagus"]
[quote="N19h7M4r3"]

(já agora seria possivel meterem aqui uma função no forum para fazer uns schetchs? tipo no msn que dá para fazer uns desenhos rapidos? daria jeito para explicar estas coisas :P)
[/quote]

Que tal desenhares no "paint" e anexar o ficheiro? nada mais simples... não precisas complicar com "funções novas".
[/quote]

aina... estou a aprender coisas novas todos os dias neste forum... xD nunca tinha reparado nessa parte dos anexos... é o que dá nunca carregar no botão das opções adicionais... ;D
Responder