Motor Pneumático de 4 Cilindros
Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
[quote="Ricardo T"]
Eu até tenho vergonha de mim depois de ver esse site! LOL
[/quote]
vergonha tenho eu de nem sequer ter pensado na ideia de dar propulsão a um veiculo através dos pistons apenas com a força do ar!!
Eu até tenho vergonha de mim depois de ver esse site! LOL
[/quote]
vergonha tenho eu de nem sequer ter pensado na ideia de dar propulsão a um veiculo através dos pistons apenas com a força do ar!!
Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
Não sei se será muito praticável a propulsão pneumática com LEGO, visto que é preciso um compressor algures, que funciona necessariamente via motor eléctrico...
A não ser que se use, em vez disso, uma botija de ar comprimido.
[quote="Conchas"]
[quote="N19h7M4r3"]
O que esse motor precisa para ficar mais estavel é de uma coisa destas que eu não sei como se chama em português
[/quote]
Será roda de balanço
[/quote]
Volante. Neste caso até era fácil, pois, como existe esse artigo em português, bastou ir aos links da esquerda e seleccionar a respectiva língua...

[quote="Conchas"]
[quote="N19h7M4r3"]
O que esse motor precisa para ficar mais estavel é de uma coisa destas que eu não sei como se chama em português
[/quote]
Será roda de balanço

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Volante. Neste caso até era fácil, pois, como existe esse artigo em português, bastou ir aos links da esquerda e seleccionar a respectiva língua...

Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
ah e tal..e um motor boxer nisso? =P tipo em linha mas cos pneumaticos opostos =P
isso parece tar mm brutal, com tempo ver s aprofundo mais este topico;)
cumps a todos
Gustavo
isso parece tar mm brutal, com tempo ver s aprofundo mais este topico;)
cumps a todos
Gustavo
Última edição por FireWall em 23 mai 2008, 15:29, editado 1 vez no total.
Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
[quote="Ricardo T"]
Aish, muito sabes tu!
Realmente, o difícil é coordenar bem as coisas com lego. E também notei a dificuldade da passagem do máximo de cilindro para continuar a movimento. Essa flywheel parece interessante. Mas na prática, para guardar a tal energia cinética, será necessário o que? Peso, momento?
Outra coisa que ajudaria era se as válvulas fossem com um eixo completamente livre, sem esforço na passagem de um canal para o outro!
[/quote]
na realidade não é nada difícil coordenares as coisas, podes fazer simplesmente como os carros fazem para coordenar perfeitamente a abertura e fecho das válvulas, que tem correntes que ligam as arvores de cames ao eixo principal...
fazes assim, metes uma coisinha que a cada 1/2 ou 1/4 de volta (dependendo de como faças o eixo principal) vire a válvula para o outro lado, por exemplo, se tiveres isso para metade que é o que eu aconselho, especialmente se fizeres um motor com 8 cilindros para cima para isso ter força suficiente para velocidades mais giras, basta meteres 2 válvulas para cada lado a controlar 2 pares cada saida das 2 válvulas, depois a cada rotação certa, assim que o cilindro estiver no máximo a válvula é logo trocada para os outros 4 cilindros...
a flywheel (o nome em português não me parece que seja a mesma coisa...) funciona com momento ou seja massa em movimento... se tiveres pouca massa precisa de mais movimento para guardar a mesma velocidade...
e já agora pelo que vi para aqueles motores com RPMs mais altas ele teve mesmo de usar um compressor de ar pelo que ouvi por isso não estejas à espera de muito com motores de lego
Aish, muito sabes tu!

Realmente, o difícil é coordenar bem as coisas com lego. E também notei a dificuldade da passagem do máximo de cilindro para continuar a movimento. Essa flywheel parece interessante. Mas na prática, para guardar a tal energia cinética, será necessário o que? Peso, momento?
Outra coisa que ajudaria era se as válvulas fossem com um eixo completamente livre, sem esforço na passagem de um canal para o outro!
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na realidade não é nada difícil coordenares as coisas, podes fazer simplesmente como os carros fazem para coordenar perfeitamente a abertura e fecho das válvulas, que tem correntes que ligam as arvores de cames ao eixo principal...
fazes assim, metes uma coisinha que a cada 1/2 ou 1/4 de volta (dependendo de como faças o eixo principal) vire a válvula para o outro lado, por exemplo, se tiveres isso para metade que é o que eu aconselho, especialmente se fizeres um motor com 8 cilindros para cima para isso ter força suficiente para velocidades mais giras, basta meteres 2 válvulas para cada lado a controlar 2 pares cada saida das 2 válvulas, depois a cada rotação certa, assim que o cilindro estiver no máximo a válvula é logo trocada para os outros 4 cilindros...
a flywheel (o nome em português não me parece que seja a mesma coisa...) funciona com momento ou seja massa em movimento... se tiveres pouca massa precisa de mais movimento para guardar a mesma velocidade...
e já agora pelo que vi para aqueles motores com RPMs mais altas ele teve mesmo de usar um compressor de ar pelo que ouvi por isso não estejas à espera de muito com motores de lego

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Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
E ainda tem de modificar algumas peças, tipo válvulas e usar super-cola3.
Para aquelas velocidades, não há milagres...
Para aquelas velocidades, não há milagres...
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
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Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
[quote="Conchas"]
E ainda tem de modificar algumas peças, tipo válvulas e usar super-cola3.
Para aquelas velocidades, não há milagres...
[/quote]
tirando os cilindros em si e as válvulas não estou a ver o que pode precisar de ser reforçado desde que seja bem feito...
mas parece que eu tenho mesmo de ir estudar as maquinas dele já aqui volto
PS: não encontro as instruções alguém me podia arremessar um link aqui para a "mesa"?
E ainda tem de modificar algumas peças, tipo válvulas e usar super-cola3.
Para aquelas velocidades, não há milagres...
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tirando os cilindros em si e as válvulas não estou a ver o que pode precisar de ser reforçado desde que seja bem feito...
mas parece que eu tenho mesmo de ir estudar as maquinas dele já aqui volto

PS: não encontro as instruções alguém me podia arremessar um link aqui para a "mesa"?

Última edição por N19h7M4r3 em 23 mai 2008, 23:53, editado 1 vez no total.
Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
[quote="N19h7M4r3"]
na realidade não é nada difícil coordenares as coisas, podes fazer simplesmente como os carros fazem para coordenar perfeitamente a abertura e fecho das válvulas, que tem correntes que ligam as arvores de cames ao eixo principal...
fazes assim, metes uma coisinha que a cada 1/2 ou 1/4 de volta (dependendo de como faças o eixo principal) vire a válvula para o outro lado, por exemplo, se tiveres isso para metade que é o que eu aconselho, especialmente se fizeres um motor com 8 cilindros para cima para isso ter força suficiente para velocidades mais giras, basta meteres 2 válvulas para cada lado a controlar 2 pares cada saida das 2 válvulas, depois a cada rotação certa, assim que o cilindro estiver no máximo a válvula é logo trocada para os outros 4 cilindros...
[/quote]
Achas melhor com desfasagem de 180º? Ou seja a metade que falas? A ideia de 1/4 era exactamente para que na zona de esforço dos limites máximo e mínimo de dois dos 4 cilindros haja os outros 2 cilindros a 90 e 270º, pr exemplo, para estarem em boas posições de esforço para passar melhor a fase dos limites dos primeiros dois que falei.
Um pouco confuso, entendeste-me?
Eu não sei se entendi tudo o que disseste, era mais facil ao vivo XD, mas a corrente para que fosse perfeita a coordenação teria de ter a relação certa do eixo principal para o da válvula é isso? Ou seja, de um lado eu ando 180º (no lado dos cilindros), e na mudança das válvulas ando 90º, para aí. Terei então de ter uma roda de 24T num lado e outra de 12T no outro. Com os link chains Technic, deve ser dificil, dado que não encaixam nas de 12 e 20T.
É uma boa dica, tem de se explorar!
No entanto, o mecanismo do nicjasno é mais complexo, usa 2 eixos por cima das válvulas com liftarms 1 x 2 a trocar os sentidos. E ainda retiram um pouco ao axle da válvula. lol É muita areia para um simples MOC.
na realidade não é nada difícil coordenares as coisas, podes fazer simplesmente como os carros fazem para coordenar perfeitamente a abertura e fecho das válvulas, que tem correntes que ligam as arvores de cames ao eixo principal...
fazes assim, metes uma coisinha que a cada 1/2 ou 1/4 de volta (dependendo de como faças o eixo principal) vire a válvula para o outro lado, por exemplo, se tiveres isso para metade que é o que eu aconselho, especialmente se fizeres um motor com 8 cilindros para cima para isso ter força suficiente para velocidades mais giras, basta meteres 2 válvulas para cada lado a controlar 2 pares cada saida das 2 válvulas, depois a cada rotação certa, assim que o cilindro estiver no máximo a válvula é logo trocada para os outros 4 cilindros...
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Achas melhor com desfasagem de 180º? Ou seja a metade que falas? A ideia de 1/4 era exactamente para que na zona de esforço dos limites máximo e mínimo de dois dos 4 cilindros haja os outros 2 cilindros a 90 e 270º, pr exemplo, para estarem em boas posições de esforço para passar melhor a fase dos limites dos primeiros dois que falei.
Um pouco confuso, entendeste-me?

Eu não sei se entendi tudo o que disseste, era mais facil ao vivo XD, mas a corrente para que fosse perfeita a coordenação teria de ter a relação certa do eixo principal para o da válvula é isso? Ou seja, de um lado eu ando 180º (no lado dos cilindros), e na mudança das válvulas ando 90º, para aí. Terei então de ter uma roda de 24T num lado e outra de 12T no outro. Com os link chains Technic, deve ser dificil, dado que não encaixam nas de 12 e 20T.
É uma boa dica, tem de se explorar!
No entanto, o mecanismo do nicjasno é mais complexo, usa 2 eixos por cima das válvulas com liftarms 1 x 2 a trocar os sentidos. E ainda retiram um pouco ao axle da válvula. lol É muita areia para um simples MOC.
Ricardo Oliveira
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Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
Tenho os links para as intruções do Alex Zorko (nicjasno.com) compldados aqui.
Podes ver uma compliação dos videos com os últimos desenvolvimentos, aqui.
Engraçodo que o sistema por ele usado para controlar as válvulas, é muito idêntico ao utilizado pelo Sariel aqui.
Um esquema muito bem esgalhado, mas entre os dois creio que o original seja do Alex Zorko.
Podes ver uma compliação dos videos com os últimos desenvolvimentos, aqui.
Engraçodo que o sistema por ele usado para controlar as válvulas, é muito idêntico ao utilizado pelo Sariel aqui.
Um esquema muito bem esgalhado, mas entre os dois creio que o original seja do Alex Zorko.
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Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
[quote="N19h7M4r3"]
(já agora seria possivel meterem aqui uma função no forum para fazer uns schetchs? tipo no msn que dá para fazer uns desenhos rapidos? daria jeito para explicar estas coisas
)
[/quote]
Que tal desenhares no "paint" e anexar o ficheiro? nada mais simples... não precisas complicar com "funções novas".
(já agora seria possivel meterem aqui uma função no forum para fazer uns schetchs? tipo no msn que dá para fazer uns desenhos rapidos? daria jeito para explicar estas coisas

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Que tal desenhares no "paint" e anexar o ficheiro? nada mais simples... não precisas complicar com "funções novas".
Cumprimentos LEG-AIS!!! 
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF

-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
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Re: Motor Pneumático de 4 Cilindros
[quote="Ricardo T"]
[quote="N19h7M4r3"]
na realidade não é nada difícil coordenares as coisas, podes fazer simplesmente como os carros fazem para coordenar perfeitamente a abertura e fecho das válvulas, que tem correntes que ligam as arvores de cames ao eixo principal...
fazes assim, metes uma coisinha que a cada 1/2 ou 1/4 de volta (dependendo de como faças o eixo principal) vire a válvula para o outro lado, por exemplo, se tiveres isso para metade que é o que eu aconselho, especialmente se fizeres um motor com 8 cilindros para cima para isso ter força suficiente para velocidades mais giras, basta meteres 2 válvulas para cada lado a controlar 2 pares cada saida das 2 válvulas, depois a cada rotação certa, assim que o cilindro estiver no máximo a válvula é logo trocada para os outros 4 cilindros...
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Achas melhor com desfasagem de 180º? Ou seja a metade que falas? A ideia de 1/4 era exactamente para que na zona de esforço dos limites máximo e mínimo de dois dos 4 cilindros haja os outros 2 cilindros a 90 e 270º, pr exemplo, para estarem em boas posições de esforço para passar melhor a fase dos limites dos primeiros dois que falei.
Um pouco confuso, entendeste-me?
Eu não sei se entendi tudo o que disseste, era mais facil ao vivo XD, mas a corrente para que fosse perfeita a coordenação teria de ter a relação certa do eixo principal para o da válvula é isso? Ou seja, de um lado eu ando 180º (no lado dos cilindros), e na mudança das válvulas ando 90º, para aí. Terei então de ter uma roda de 24T num lado e outra de 12T no outro. Com os link chains Technic, deve ser dificil, dado que não encaixam nas de 12 e 20T.
É uma boa dica, tem de se explorar!
No entanto, o mecanismo do nicjasno é mais complexo, usa 2 eixos por cima das válvulas com liftarms 1 x 2 a trocar os sentidos. E ainda retiram um pouco ao axle da válvula. lol É muita areia para um simples MOC.
[/quote]
Hepa eu penso que o melhor será mesmo a desfasagem de 180º... por alguma razões os carros todos as usam tirando os rotários e os radiais... como na pratica apenas estás a diminuir o esforço não faz grande diferença... com uma flywheel e a ajuda de um "motor" de arranque (ou então como nos carros antigos, dás à manivela
) consegues eliminar o esforço...
em relação às válvulas, o que eu acho que te aconselhava era fazeres um V8 no minimo e depois usares só 2 cilindros para cada meia volta... ou seja para usares os 8 cilindros precisarias de 2 voltas, e a válvula seria simples de fazer... por exemplo com um sistema de 4 cilindros só precisas de 1 válvula para experimentares este esquema... o que dava era que para dares 1 volta, precisavas que os 2 lados fizessem força... por exemplo imagina que tens o eixo parado... usas 2 cilindros... ele vai dar meia volta... agora precisas que a válvula mude, os outros 2 cilindros fazem o eixo dar mais meia volta, este já deu 1 volta completa, agora precisas que a válvula volte para a posição inicial para dares força aos primeiros cilindros, para que se inicie outro ciclo...
sem ser com correntes o que tu podes fazer é usares mesmo rodas dentadas... mas podes usar correntes com rodas maiores para transferir o movimento do eixo principal para perto dos eixos das válvulas e depois quando for para desmultiplicar simplesmente metes outras rodas dentadas...
e não te preocupes com o sistema de troca ainda... não precisas de nada muito xpto para estudos iniciais... logo vais optimizando a coisa em futuras aventuras...
[quote="Conchas"]
Tenho os links para as intruções do Alex Zorko (nicjasno.com) compldados aqui.
Podes ver uma compliação dos videos com os últimos desenvolvimentos, aqui.
Engraçodo que o sistema por ele usado para controlar as válvulas, é muito idêntico ao utilizado pelo Sariel aqui.
Um esquema muito bem esgalhado, mas entre os dois creio que o original seja do Alex Zorko.
[/quote]
obrigadissimo... agora que estou em casa já posso ver aquilo lol
[quote="Ribatagus"]
[quote="N19h7M4r3"]
(já agora seria possivel meterem aqui uma função no forum para fazer uns schetchs? tipo no msn que dá para fazer uns desenhos rapidos? daria jeito para explicar estas coisas
)
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Que tal desenhares no "paint" e anexar o ficheiro? nada mais simples... não precisas complicar com "funções novas".
[/quote]
aina... estou a aprender coisas novas todos os dias neste forum... xD nunca tinha reparado nessa parte dos anexos... é o que dá nunca carregar no botão das opções adicionais...
[quote="N19h7M4r3"]
na realidade não é nada difícil coordenares as coisas, podes fazer simplesmente como os carros fazem para coordenar perfeitamente a abertura e fecho das válvulas, que tem correntes que ligam as arvores de cames ao eixo principal...
fazes assim, metes uma coisinha que a cada 1/2 ou 1/4 de volta (dependendo de como faças o eixo principal) vire a válvula para o outro lado, por exemplo, se tiveres isso para metade que é o que eu aconselho, especialmente se fizeres um motor com 8 cilindros para cima para isso ter força suficiente para velocidades mais giras, basta meteres 2 válvulas para cada lado a controlar 2 pares cada saida das 2 válvulas, depois a cada rotação certa, assim que o cilindro estiver no máximo a válvula é logo trocada para os outros 4 cilindros...
[/quote]
Achas melhor com desfasagem de 180º? Ou seja a metade que falas? A ideia de 1/4 era exactamente para que na zona de esforço dos limites máximo e mínimo de dois dos 4 cilindros haja os outros 2 cilindros a 90 e 270º, pr exemplo, para estarem em boas posições de esforço para passar melhor a fase dos limites dos primeiros dois que falei.
Um pouco confuso, entendeste-me?

Eu não sei se entendi tudo o que disseste, era mais facil ao vivo XD, mas a corrente para que fosse perfeita a coordenação teria de ter a relação certa do eixo principal para o da válvula é isso? Ou seja, de um lado eu ando 180º (no lado dos cilindros), e na mudança das válvulas ando 90º, para aí. Terei então de ter uma roda de 24T num lado e outra de 12T no outro. Com os link chains Technic, deve ser dificil, dado que não encaixam nas de 12 e 20T.
É uma boa dica, tem de se explorar!
No entanto, o mecanismo do nicjasno é mais complexo, usa 2 eixos por cima das válvulas com liftarms 1 x 2 a trocar os sentidos. E ainda retiram um pouco ao axle da válvula. lol É muita areia para um simples MOC.
[/quote]
Hepa eu penso que o melhor será mesmo a desfasagem de 180º... por alguma razões os carros todos as usam tirando os rotários e os radiais... como na pratica apenas estás a diminuir o esforço não faz grande diferença... com uma flywheel e a ajuda de um "motor" de arranque (ou então como nos carros antigos, dás à manivela

em relação às válvulas, o que eu acho que te aconselhava era fazeres um V8 no minimo e depois usares só 2 cilindros para cada meia volta... ou seja para usares os 8 cilindros precisarias de 2 voltas, e a válvula seria simples de fazer... por exemplo com um sistema de 4 cilindros só precisas de 1 válvula para experimentares este esquema... o que dava era que para dares 1 volta, precisavas que os 2 lados fizessem força... por exemplo imagina que tens o eixo parado... usas 2 cilindros... ele vai dar meia volta... agora precisas que a válvula mude, os outros 2 cilindros fazem o eixo dar mais meia volta, este já deu 1 volta completa, agora precisas que a válvula volte para a posição inicial para dares força aos primeiros cilindros, para que se inicie outro ciclo...
sem ser com correntes o que tu podes fazer é usares mesmo rodas dentadas... mas podes usar correntes com rodas maiores para transferir o movimento do eixo principal para perto dos eixos das válvulas e depois quando for para desmultiplicar simplesmente metes outras rodas dentadas...
e não te preocupes com o sistema de troca ainda... não precisas de nada muito xpto para estudos iniciais... logo vais optimizando a coisa em futuras aventuras...
[quote="Conchas"]
Tenho os links para as intruções do Alex Zorko (nicjasno.com) compldados aqui.
Podes ver uma compliação dos videos com os últimos desenvolvimentos, aqui.
Engraçodo que o sistema por ele usado para controlar as válvulas, é muito idêntico ao utilizado pelo Sariel aqui.
Um esquema muito bem esgalhado, mas entre os dois creio que o original seja do Alex Zorko.
[/quote]
obrigadissimo... agora que estou em casa já posso ver aquilo lol

[quote="Ribatagus"]
[quote="N19h7M4r3"]
(já agora seria possivel meterem aqui uma função no forum para fazer uns schetchs? tipo no msn que dá para fazer uns desenhos rapidos? daria jeito para explicar estas coisas

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Que tal desenhares no "paint" e anexar o ficheiro? nada mais simples... não precisas complicar com "funções novas".
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aina... estou a aprender coisas novas todos os dias neste forum... xD nunca tinha reparado nessa parte dos anexos... é o que dá nunca carregar no botão das opções adicionais...
